segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Soares vira terceiro do mundo e bate marca de Cássio Motta: 'Uma honra'

Mineiro atinge maior ranking de um duplista brasileiro, mas vê dificuldade em superar irmãos Bryan: 'Na atual situação, ser nº 1 é fora de cogitação'

Por Rio de Janeiro

tênis Bruno Soares US OPEN (Foto: Ron Angle / Vipcomm) 
Bruno Soares rompe a marca de Cássio Motta e éo número 3 do mundo  (Foto: Ron Angle / Vipcomm)
 
Melhor tenista de duplas do país, Bruno Soares agora é, de forma isolada, o maior duplista da história do tênis brasileiro. Sete semanas depois de assumir o 4º lugar do ranking de duplas da ATP, o mineiro subiu uma posição nesta segunda-feira e atingiu a maior colocação da carreira e de um duplista do Brasil. Agora número 3 do mundo, o tenista de 31 anos superou o feito de Cássio Motta, que figurava no 4º do ranking em 1983. De todos os tenistas do país, somente Soares e Gustavo Kuerten (no simples) alcançaram o Top 3.

- É uma honra. Nunca quis ser o melhor da história, apenas ter um ranking bom, ganhar torneios grandes, vencer Grand Slams. Mostrei que sou capaz. É um orgulho para mim colocar o nome na história ao lado desses fenômenos. É gratificante - comemorou Bruno.

Cássio Motta vê com bons olhos a quebra da marca e acredita que o mineiro pode chegar ao posto de número 1 do mundo de duplas.

- Fico contente por ele. O Bruno tem batalhado há muito tempo e tem tido resultados ótimos. Torço muito para que ele venha a ser número 1 do mundo e acho que ele tem toda condição de conseguir isso a qualquer momento. Uma hora os irmãos Bryan vão cansar, e é aí que o Bruno pode pegar a liderança - declarou o ex-tenista.

Tênis Cassio Mota (Foto: Divulgação) 
Cássio Motta durante jogo de masters (Foto: João Pires)
 
No ano em que foi número 4 do mundo, Motta conquistou o maior número de títulos dos 10 que teve na carreira. Em 1983, ele foi campeão em Lisboa, Boston e Washington. Também foi vice em Indianápolis, Cincinnati e Viena. De lá para cá, foram 30 anos até que tivesse seu recorde quebrado. Para o ex-duplista, o tempo que levou para alguém superá-lo só vem a aumentar o feito de Soares, que aprendeu a jogar tênis quando morava no Iraque, dos dois meses aos seis anos de idade, e se fixou em Belo Horizonte, sua cidade-natal, aos 14.

- O tênis não é um esporte que está nas escolas e nas universidades. Ou seja, é cada um com seu esforço próprio. Então o Bruno tem um mérito incrível. Ele morou fora do país, rodou e perseguiu esse feito - opinou Cássio Motta .

O caminho para a marca histórica
Bruno Soares contou com a ajuda do próprio parceiro para quebrar o recorde de Cássio Motta. Ultrapassou Alexander Peya, antigo dono da 3ª posição. Tanto ele quanto o mineiro tinham uma pontuação total de 6.810 pontos, mas o austríaco acabou perdendo mais pontos na última semana. Os dois foram campeões do ATP 500 de Tóquio em 2012 e tiveram descontados os 500 pontos conquistados pelo título porque não disputaram o torneio japonês neste ano. Peya continua tratando uma lesão nas costas sentida na decisão do US Open, na primeira semana de setembro, e Soares preferiu treinar em Belo Horizonte durante a recuperação do companheiro.

Como ambos possuíam eventos "de gaveta", que não faziam parte da contagem geral de cada um, o torneio de maior pontuação disputado no período de um ano substituiu Tóquio. Bruno perdeu de fato 250 pontos, porque entraram na conta os 250 do título do ATP de Auckland, em janeiro. Já Peya pegou apenas os 180 da semifinal perdida no ATP de Acapulco, em fevereiro. Assim Soares aparece com 6.560 pontos na atualização desta segunda-feira do ranking, e Peya, com 6.490.

tenis us open alexander peya bruno soares (Foto: Getty Images) 
Lesão de Peya no US Open beneficiou Bruno Soares no ranking de duplas (Foto: Getty Images)
 
- O coração está batendo forte tem um tempo. Desde o US Open, eu já sabia que seria número 3 do mundo neste momento, independentemente do que fosse acontecer. A gente sempre comemora um ranking mais alto da carreira. E acho que cheguei num estágio que não tem mais muito para onde subir. Agora espero ser número 2 ou 1, mas fica cada vez mais difícil. É também mais um complemento para este ano. Hoje é um dia especial.

Soares vem fazendo uma grande temporada em 2013, mas foram os resultados do ano passado que o fizeram acreditar em alçar voos bem altos no ranking. No quarto torneio da parceria, em setembro de 2012, a dupla foi campeã do ATP 250 de Kuala Lumpur. Depois, nos últimos meses daquela temporada, os dois faturaram o ATP 500 de Tóquio e o ATP 500 de Valência.

- Eu senti que os resultados no final do ano passado me fizeram acreditar. Quando eu e o Alex nos juntamos, a gente achava que podia. Depois que a gente foi campeão de dois ATPs 500 (Tóquio e Valência), a gente viu que podia. Isso é muito diferente. Então tínhamos a consciência de que estaríamos brigando nas cabeças.

(Ser número 3 do mundo) é também mais um complemento para este ano. Hoje é um dia especial"
Autor
 
Muito por conta desses resultados, o brasileiro começou 2013 como número 19 do mundo, mesmo posto que ocupava quando teve a separação de Marcelo Melo, em 2011. Soares e Peya conquistaram quatro títulos juntos neste ano (Aberto do Brasil, ATP 500 de Barcelona, ATP 250 de Eastbourne e Masters 1.000 de Montreal), e o brasileiro cumpriu três das quatro metas propostas para 2013: entrou pela primeira vez no Top 10, ganhou o primeiro Masters 1.000 e se classificou de forma inédita para o ATP Finals, torneio que reúne em Londres, em novembro, as oito melhores duplas da temporada. Só faltou o título de Grand Slam, que quase veio no US Open. Soares e Peya perderam a final para o indiano Leander Paes e o tcheco Radek Stepanek.

Irmãos Bryan: duro osbtáculo
Agora o mineiro tem uma missão ingrata. À frente dele no ranking está a melhor dupla do mundo, os irmãos Bob Bryan e Mike Bryan, com 12.700 pontos. Os gêmeos americanos de 35 anos têm mais de 800 vitórias no circuito e são os atuais campeões olímpicos e de três Grand Slams (dentre Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e US Open, só não venceram o torneio em casa). Com mais de seis mil pontos de desvantagem para eles no ranking, Soares não tem dúvida em afirmar que seria impossível superá-los e figurar no lugar mais alto da classificação.

Tenis Bruno Soares e Alexandre Peya campeões Montreal (Foto: Reprodução/Twitter) 
Título em Montreal foi o primeiro de Masters 1.000 de Bruno Soares (Foto: Reprodução/Twitter)
 
- O que a gente conversa é que os números 3 e 4 são os números 1 e 2 dos "normais". Os Bryans estão um nível acima de todo mundo. Então acho que a gente alcançou tudo o que podíamos alcançar. Na atual situação, ser número 1 do mundo é fora de cogitação. Eles tiveram um ano fora do normal, e só os Bryans são capazes de fazer isso.

Soares terá pela frente quatro torneios para se manter como 3º do ranking de duplas até o fim do ano. Nem ele nem Peya disputam nesta semana o Masters 1.000 de Xangai, na China. A parceria retorna ao circuito a partir do dia 14, jogando o ATP 250 de Viena, na Áustria. Em seguida, os dois participam do ATP 500 de Valência, na Espanha (onde defendem o título), do Masters 1.000 de Paris e fecham a temporada no ATP Finals.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/10/soares-vira-terceiro-do-mundo-e-bate-marca-de-cassio-motta-uma-honra.html

Nenhum comentário: