segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Na volta ao Canindé, Gilberto decide, e Portuguesa bate o Santos por 3 a 0

Em noite atrapalhada de goleiro santista, Lusa aproveita, se recupera da derrota para o Cruzeiro e retorna com autoridade ao caminho das vitórias

A CRÔNICA 
 
por Flávio Meireles

O clássico entre Portuguesa e Santos neste domingo marcou o retorno de Guto Ferreira ao banco de reservas da Lusa e também do Rubro-Verde ao Canindé. Mas o que a torcida anfitriã mais comemorou nesta 26ª rodada do Brasileirão foi a volta do time ao caminho das vitórias. Jogando de forma organizada, a equipe superou o Peixe por 3 a 0, recuperou-se da goleada para o Cruzeiro e subiu para o décimo lugar. Ao Alvinegro restou o lamento de, mais uma vez, desperdiçar uma grande oportunidade de encostar definitivamente no G-4 – a equipe encerra o fim de semana na oitava posição, com 36 pontos, sete a menos que o Botafogo, primeiro do grupo de classificação à Libertadores.

A vitória da Lusa foi construída com trapalhadas do goleiro santista Vladimir, que não jogava uma partida oficial desde 2011, e com gols de Luis Ricardo, no primeiro tempo, e Gilberto (duas ezes) na etapa final.

Derrotado, o Alvinegro volta a campo na próxima quarta-feira, às 19h30m (de Brasília), contra o Coritiba, no Couto Pereira. Vitoriosa, a Lusa retorna ao Canindé para enfrentar o Goiás, no mesmo horário, mas na quinta-feira.

Luis Ricardo desequilibra, e Lusa sai na frente
Animado com a possibilidade de encostar de vez no G-4, o Santos iniciou o clássico dando a impressão de que a noite no Canindé seria alvinegra. Aos quatro minutos, Thiago Ribeiro aproveitou o cochilo de Moisés Moura e chutou cruzado, assustando o goleiro Lauro. Depois disso, porém, a Lusa resolveu mostrar a razão dos bons resultados nas últimas rodadas. Aos 11, o ataque trocou passes até a bola chegar em Gilberto, que arriscou de fora da área e viu Vladimir fazer boa defesa.

Quatro minutos depois, a Portuguesa abriu o placar. De volta à lateral direita, Luis Ricardo roubou a bola de Thiago Ribeiro, enganou a defesa santista e bateu no canto esquerdo. Vladimir ainda tocou na bola, mas não evitou o gol da Lusa.

Leandrinho Santos x Portuguesa (Foto: Marcos Bezerra / Ag. Estado) 
Santista Leandrinho disputa bola com rubroverde Rogério (Foto: Marcos Bezerra / Ag. Estado)
 
Após o gol rubro-verde, a velocidade do jogo diminuiu. Mesmo assim, houve tempo para polêmica e gol anulado. Aos 29, Willian José passou por Valdomiro, se enroscou com o zagueiro da Lusa e reclamou pênalti. O árbitro Péricles Bassols nada marcou. Quatorze minutos mais tarde, Willian José tabelou com Leandrinho e chutou forte. Lauro fez grande defesa, e no rebote Leandrinho balançou as redes, mas a arbitragem anulou o lance, alegando impedimento.

Trapalhada santista e vitória da Lusa
Assim como havia feito no primeiro tempo, o Peixe começou no ataque na etapa final. Willian José, o santista mais perigoso da noite, arriscou mais um chute de fora da área e novamente foi vencido por Lauro, que defendeu com segurança. Pouco depois, um misto de trapalhada com oportunismo no lance que deu origem ao segundo gol da Lusa: Bruno Henrique lançou bola nas costas da defesa alvinegra, e Gilberto aproveitou uma trombada entre Vladimir e Cicinho para invadir a área e tocar para o gol vazio: 2 a 0.

Dois minutos depois, a prova de que a noite não seria boa para o Peixe: Thiago Ribeiro tentou chute da entrada da área e acertou a trave. Não demorou muito para Vladimir perceber que a noite dele no Canindé também não seria nada boa. Em jogada contestada pela defesa santista, Péricles Bassols acertou ao marcou pênalti do goleiro em Gilberto. O próprio camisa 9 bateu e ampliou para 3 a 0, aos 21 minutos. Antes do fim do jogo, quase houve tempo para Henrique, ex-jogador do Santos, balançar as redes contra seu antigo clube: após cobrança de escanteio de Correa, a bola sobrou para o atacante na pequena área, mas ele isolou.

 
FONTE:
 

Nenhum comentário: