segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Paulo Baier brilha, faz dois gols e Atlético-PR vira para cima do Coritiba

Vitória na Vila Capanema leva o Furacão para o terceiro lugar e deixa o Coxa ainda mais perto da zona do rebaixamento

A CRÔNICA 
 
por GLOBOESPORTE.COM
 
O Atletiba do segundo turno do Campeonato Brasileirão foi quente. O favorito Atlético-PR levou a melhor e venceu o Coritiba por 2 a 1, de virada, voltando a vencer após duas derrotas seguidas, resultado que levou o time comandado por Vágner Mancini para o terceiro lugar. Julio César abriu o placar para o Coxa, mas Paulo Baier marcou duas vezes e deu a vitória ao Furacão.

O clássico não foi pegado só no gramado. Os reservas do Coxa reclamaram de um isqueiro jogado no campo por torcedores do Atlético-PR, ainda no primeiro tempo. No intervalo, rubro-negros brigaram entre si, obrigando a Polícia Militar a reagir com balas de borracha. Instável, uma parte do alambrado teve risco de cair, atrasando o início do segundo tempo em 14 minutos.
Com o resultado, o Atlético-PR pula para a terceira posição, com 44 pontos, a cinco do quinto colocado, hoje o Atlético-MG. O Furacão volta a campo contra o Corinthians, às 21h50m (horário de Brasília) de quarta-feira, no Romildão, em Mogi Mirim.

A situação do Coritiba fica mais complicada. O Verdão sofreu a terceira derrota seguida e permanece em 15º lugar, com 31 pontos, apenas dois acima da zona de rebaixamento. Já são sete partidas sem vencer. A chance de voltar a triunfar será na quarta-feira, contra o Santos, às 19h30m, no Estádio Couto Pereira.

Paulo Baier gol Atlético-PR (Foto: Geraldo Bubniak / Ag. Estado) 
Paulo Baier comemora o gol da vitória do Atlético-PR (Foto: Geraldo Bubniak / Ag. Estado)
 
Coxa sai na frente, mas Baier vira para o Furacão
O primeiro tempo na Vila Capanema foi movimentado e equilibrado. Ao contrário da expectativa inicial, o Atlético-PR não conseguiu dominar o Coritiba com facilidade. O Verdão entrou em campo com duas linhas de quatro atletas bem próximas, explorando o contra-ataque, apesar de abusar nos lançamentos longos. Já o Furacão apostou no toque de bola rápido, mas parou na forte marcação.

A pegada forte alviverde fez sentido com a boa atuação de Geraldo e Julio César na frente. O único atleta que estava mais desligado era Lincoln, que perdeu uma chance clara na frente do goleiro Weverton. Na sequência, Julio César viu o arqueiro atleticano adiantado e tentou encobrir, obrigando uma boa defesa do goleiro. A pressão deu resultado quando Léo fez falta em Robinho. Julio César precisou cobrar duas vezes para o árbitro Sandro Meira Ricci validar aos 24 minutos.

Ao invés de abater o Atlético-PR, o gol alviverde serviu como motivação. Aí que apareceu a estrela de Paulo Baier. O maestro rubro-negro uniu qualidade e sorte para deixar tudo igual aos 42. Marcelo finalizou e Vanderlei fez uma boa defesa. No rebote, Uelliton tentou afastar a bola, que bateu em Baier e morreu no fundo da rede. Três minutos depois, o árbitro marcou uma falta polêmica de Geraldo sobre Léo. Com categoria, Baier chutou para colocar o Furacão na frente.

Atlético-PR administra a vitória na etapa final
Em vantagem, o Atlético-PR soube explorar o nervosismo do Coritiba, que se jogou no ataque em busca do empate. Sem tanta qualidade e organização, a equipe alviverde abusou dos erros de passe. Para piorar, o zagueiro Escudero foi expulso após receber o segundo amarelo.

Mesmo com um a menos em campo, o Coxa assustou. Aos 37, Bill teve a chance de ouro para empatar, após receber a bola de cara para o gol. Só que, em vez de chutar de primeira, o centroavante tentou dominar e permitiu a defesa de Weverton. Apesar da pressão coritibana no final, o Furacão conseguiu comemorar o triunfo que consolidou ainda mais o time no G-4.

 
FONTE:

Nenhum comentário: