segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Nadal é oficializado como número 1 do mundo, e Federer cai para 7º lugar

Djokovic perde liderança do ranking após mais de dois anos. Bellucci segue fora do Top 100 da ATP, e Teliana fura pela primeira vez o Top 90 da WTA

Por Rio de Janeiro

Com o vice-campeonato no ATP 500 de Pequim, Rafael Nadal garantia pontos suficientes para retornar ao posto de número 1 do mundo, e a oficialização do feito do espanhol veio nesta segunda-feira, com a atualização do ranking da ATP. O Touro Miúra ultrapassou o rival Novak Djokovic, tetracampeão do torneio chinês, e volta a assumir a liderança depois de perdê-la em julho de 2011. O espanhol aparece com 11.160 pontos, enquanto o sérvio, com 11.120.

tênis atp de pequim rafael nadal cartaz número 1 do mundo (Foto: Reuters) 
Cartaz de torcedores em Pequim já parabenizavam Nadal pela volta à liderança do ranking (Foto: Reuters)
 
Quem se deu mal foi Roger Federer. Sem jogar há um mês (desde o US Open), o ex-número 1 do mundo caiu uma posição no ranking e agora figura na sétima posição. Campeão do ATP 500 de Tóquio, o argentino Juan Martín del Potro superou não só o suíço (4.515) como também o tcheco Tomas Berdych (4.610) para chegar ao quinto lugar, com 4.925 pontos. O britânico Andy Murray, que se recupera de uma cirurgia nas costas, permanece na terceira colocação (6.895), seguido pelo espanhol David Ferrer (6.710).

O Brasil continua sem representantes no Top 100. Melhor tenista do país, Thomaz Bellucci manteve como 117º do ranking, com 480 pontos. O paulista não atua desde o confronto contra a Alemanha pela repescagem do Grupo Mundial da Copa Davis, em meados de setembro.

Teliana conquista melhor ranking da carreira
No feminino, Teliana Pereira alcançou seu maior posicionamento no ranking com uma série de conquistas nas últimas semanas. Após três títulos consecutivos (Challengers de Mont-de-Marsan e de St. Malo, na França, e de Sevilha, na Espanha) e uma invencibilidade que durou 18 partidas, a pernambucana furou pela primeira vez o Top 90. A melhor tenista do Brasil subiu sete lugares em relação à semana passada e aparece na 88ª colocação do ranking da WTA, com 744 pontos.

Nas cabeças, Serena Williams segue soberana no topo do ranking. Com o título do WTA de Pequim, a americana chegou a 13.260 pontos e colocou quase cinco mil de frente sobre a vice-líder Victoria Azarenka (8.485). A russa Maria Sharapova, que trata uma lesão no ombro, continua em terceiro lugar (6.941), mas está pressionada pela polonesa Agnieszka Radwanska (6.195).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/10/nadal-e-oficializado-como-numero-1-do-mundo-e-federer-cai-para-7-lugar.html
 

Nenhum comentário: