segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Destaque em SP, tricampeã Walsh é exaltada por brasileiras: 'Algoz e ídolo'

Medalha de ouro em nos Jogos de Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012, americana disputa Grand Slam de São Paulo ao lado de nova parceira

Por Saquarema, RJ

Tricampeã olímpica e dona de três títulos mundiais, Kerri Walsh Jennings é uma sumidade no universo do vôlei de praia. A americana de 35 anos, admirada até mesmo por suas adversárias mais ferrenhas, é um dos destaques do Grand Slam de São Paulo do Circuito Mundial, que será disputado a partir desta terça-feira, na arena montada no Parque Villa-Lobos.

Após jogar grávida de cinco semanas em Londres 2012, Kerri se afastou para cuidar do terceiro filho. Nesse meio-tempo, a parceira Misty May-Treanor, que a acompanhava desde 2001, decidiu se aposentar. De volta à ativa, Walsh escolheu April Ross, contra quem duelou na final olímpica do ano passado, para formar sua nova dupla. O time apareceu pela primeira vez no Circuito Mundial em Gstaad, na Suíça, em julho. Ainda fora de forma, Kerri ficou com o nono lugar geral.

Em Londres 2012, Kerri Walsh e Misty May venceram o terceiro ouro seguido (Foto: Getty Images) 
Em Londres 2012, Kerri Walsh (dir.) e Misty May venceram o terceiro ouro seguido (Foto: Getty Images)
 
Em São Paulo, a vencedora do ouro em Atenas 2004, Pequim 2008 e Londres 2012 deve voltar a apresentar o nível altíssimo de voleibol que sempre marcou sua carreira. É o que aposta a paranaense Ágatha, que disputa o Circuito Mundial ao lado de Maria Elisa. No Grand Slam de Gstaad, a dupla brasileira conseguiu vencer Walsh e Ross por 2 sets a 0, com parciais de 21/17 e 22/20, e avançou às quartas de final da competição, que terminou com ouro para as chinesas Chen Xue e Zhang Xi.

- Foi um pouco de loucura ela ter jogado na Suíça, só três meses após a gravidez. Isso mostra o quanto ela é apaixonada pelo vôlei de praia. É uma atleta completamente vencedora, e que ainda tem muita motivação para continuar. É adversária, mas também um ídolo. Eu nunca tinha jogado contra a Walsh, e sabia que ela estava voltando da gravidez, então fiquei com mais confiança para ganhar dela em Gstaad. Em São Paulo, ela e a April vão estar bem mais preparadas, sem dúvida. Ela é uma mulher de quase 1,90m, com muita técnica e determinação, então reúne muitas características que fazem dela uma grande campeã - definiu Ágatha.

Ao lado de April Ross, Kerri Walsh venceu a etapa de Santa Barbara do Circuito Americano (Foto: Divulgação/AVP) 
Ao lado de April Ross,  Walsh venceu a etapa de Santa Barbara do Circuito Americano (Foto: Divulgação/AVP)
 
Apesar do desempenho irregular na Suíça, desencadeado pelo retorno precoce da tricampeã olímpica ao esporte, a nova dupla já mostrou que tem potencial para se tornar um time de sucesso. No final de setembro, Kerri e April faturaram o título da etapa de Santa Bárbara, Califórnia, do Circuito Americano de Vôlei de Praia, sem perderem nenhum set. Amiga pessoal de Walsh, a carioca Maria Clara, que disputa o Mundial ao lado da irmã Carol Salgado, acredita que Ross tem todas as credenciais para ser uma parceira à altura do legado da multicampeã.

- A Walsh dispensa comentários. Ela é uma atleta que não cansa de ganhar, e que ama muito aquilo que faz. Eu e a Carol somos muito amigas dela, então é muito bonito ver essa disposição de querer voltar para mais um ciclo olímpico, depois de engravidar de novo. A Walsh é uma mulher fantástica. Ela coloca muita energia no jogo, é uma bloqueadora excelente e tem uma vontade incrível de ganhar. A April também está numa fase maravilhosa, e é tão enérgica quanto a Walsh. Ela até comentou isso comigo, que a April é muito mais agitada que a May, e que vai precisar se acostumar com isso - opinou Maria Clara.
Atual líder do ranking internacional, ao lado de Taiana, Talita também concorda que ainda é cedo para traçar veredictos sobre a nova dupla. Para a jogadora de 31 anos, que venceu cinco dos nove Grand Slams realizados até agora, o entrosamento entre Walsh e Ross será resultado de um trabalho construído a longo prazo. Apesar disso, as duas já despontam como fortes concorrentes à medalha de ouro nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.

Kerri Walsh buscará o tetracampeonato olímpico no Rio 2016 (Foto: Getty Images) 
Kerri Walsh buscará o tetracampeonato olímpico no Rio 2016 (Foto: Getty Images)
 
- A Walsh e a May formaram um time imbatível por muito tempo. A April Ross também é uma jogadora de muito talento, então ela e a Walsh reúnem todas as qualidades necessárias para fazer uma dupla competitiva. É claro que elas vão precisar se adaptar depois de tanto tempo jogando ao lado de outras parceiras. Por enquanto, é só a junção de duas grandes atletas. Elas precisam construir uma relação, e isso acontece com o tempo. Mas tenho certeza que elas vão dar o máximo de si para chegarem fortes às Olimpíadas do Rio - disse Talita.

Em São Paulo, o Brasil estará representado por Thiago/Oscar e Elize Maia/Fernanda Berti, largando do qualifying, e Bruno Schmidt/Pedro Solberg, Ricardo/Álvaro Filho, Alison/Emanuel, Evandro/Vitor Felipe, Talita/Taiana, Maria Clara/Carol, Lili/Bárbara Seixas e Ágatha/Maria Elisa.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-mundial-de-volei-de-praia/noticia/2013/10/destaque-em-sp-tricampea-walsh-e-exaltada-por-brasileiras-algoz-e-idolo.html

Nenhum comentário: