terça-feira, 2 de julho de 2013

'Renovazzurra': Itália testará novatos nas eliminatórias de olho na Copa

Técnico Cesare Prandelli pretende convocar atletas mais jovens nas partidas do segundo semestre. Verratti, Florenzi e Insigne estão em alta

Por Carlos Augusto Ferarri Salvador
 

A Itália deixou o Brasil satisfeita com o terceiro lugar na Copa das Confederações. Mesmo assim, nos últimos quatro jogos das eliminatórias para o Mundial de 2014 no segundo semestre, o técnico Cesare Prandelli pretende testar jogadores mais jovens, de olho no torneio do ano que vem.

O comandante está preocupado com o envelhecimento do grupo e quer dar continuidade ao processo de renovação, iniciado na Eurocopa do ano passado. Os meio-campistas Verratti (20), do PSG, Florenzi (22), do Roma, e o atacante Insigne (22), do Napoli, devem ser os primeiros a ter chance. Os três foram vice-campeões europeus sub-21 enquanto a seleção principal da Itália disputava a Copa das Confederações.


Itália Fonte Nova (Foto: Getty Images)Itália divide com a Espanha o segundo lugar na média de idade da Copa (Foto: Getty Images)
 
- Quero criar uma competição interna chamando jogadores mais jovens – disse o treinador após a vitória nos pênaltis sobre o Uruguai, na Fonte Nova, no último domingo.

A Azurra dividiu com a Espanha o segundo lugar na média de idade dos atletas na Copa das Confederações, ambas com 27,5 anos, abaixo apenas do Uruguai, com 28,2. Os mais velhos do grupo foram o goleiro Buffon e o meio-campista Pirlo, com 35 e 34 anos, respectivamente.
Os mais novos do elenco eram o lateral-esquerdo De Sciglio e o atacante El Shaarawy, com 20 anos. O Faraó, aliás, chegou ao torneio como uma das apostas para brilhar, mas acabou barrado pelo treinador e só jogou como titular na decisão do terceiro lugar. Mesmo assim, não teve uma grande atuação.

Na entrevista coletiva de sábado, Prandelli chegou a dizer que o atacante estava “mentalmente vazio” no início da competição. Ele vinha sendo colocado em várias especulações de transferências, sobretudo com a possibilidade de trocar o Milan pelo Manchester City.
- Sempre acredito nele. Eu o convoquei há um ano, quando não era titular. Ele cresceu e vamos ajudá-lo a melhorar mais – disse o comandante.

A Itália lidera o Grupo B das eliminatórias, com 14 pontos, quatro a mais que a Bulgária, próxima adversária, em casa. Depois, os rivais são República Tcheca (casa), Dinamarca (fora) e Armênia (casa). Apenas o primeiro colocado se classifica diretamente para o Mundial de 2014.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/italia/noticia/2013/07/renovazzurra-italia-testara-novatos-nas-eliminatorias-de-olho-na-copa.html

Nenhum comentário: