terça-feira, 2 de julho de 2013

Black power de Bebê ganha a torcida: 'Só para acharem que sou mais alto'

Estilo da mais nova aposta brsileira na NBA é elogiado pelo compatriota Anderson Varejão, dos Cavs, e já faz sucesso entre os fãs do Atlanta Hawks

Por Amanda Kestelman Rio de Janeiro
 
Lucas Bebê desembarcou na NBA com uma marca registrada. Antes mesmo de atuar nas quadras da maior liga de basquete do mundo, o pivô brasileiro já ficou famoso entre os fãs americanos por conta de seu cabelo estilo black power, bastante chamativo. Após ser anunciado como escolha do Boston Celtics (e depois envolvido em uma troca tripla, parando no Atlanta Hawks), no Draft 2013, o jovem virou assunto na imprensa local após não conseguir colocar o boné da equipe diante das câmeras. A repercussão surpreendeu Lucas neste novo ciclo, mas ele encara tudo isso com muito bom humor e já avisou que cortar o cabelão está fora de cogitação. No entanto, ele diz que não pretende ficar conhecido apenas pelo penteado.

- É a minha marca. Fiquei impressionado com a maneira como brincaram, como falaram do boné no meu cabelo na cerimônia do draft. E foi tudo com carinho, algo divertido, e vi até uma imagem na Internet de um torcedor dos Hawks com uma peruca enorme e um boné em cima. Isso é o meu marketing. Hoje posso ser mais conhecido por muitos pelo meu cabelo, mas quero ser conhecido pelo meu basquete. Sempre com esse cabelo, claro - disse o jogador.

basquete nba draft Lucas bebê nogueira (Foto: Agência AP)Lucas Bebê com o boné dos Celtics após o anúnico do Draft da NBA, nos EUA (Foto: Agência AP)
 
A inspiração não foi Lenny Kravitz ou Seu Jorge. A ideia de deixar o cabelo crescer foi do próprio jogador, ainda no começo de sua adolescência. Ao gostar do resultado do primeiro período longo sem visitar o barbeiro, ele acabou adotando o visual. Com 2,13m, ele acredita que o cabelo grande o faz parecer ainda maior diante dos marcadores adversários. Não que isso, de fato, faça diferença em quadra.

- Na verdade, só serve para acharem que sou mais alto do que realmente sou. Mas não muda em nada para mim no dia a dia ou em quadra. Se ajudasse, ia ser ótimo - afirmou, com bom humor.

Lucas Bebê basquete torcedor peruca (Foto: Reprodução / Twitter)Torcedor posa com peruca inspirada no brasileiro
Lucas Bebê (Foto: Reprodução / Twitter)
 
Muito antes de Lucas Bebê pisar em solo americano, outro brasileiro cabeludo já fazia sucesso na NBA. Anderson Varejão, experiente ala-pivô do Cleveland Cavaliers,  vem adotando o mesmo estilo de penteado há pelo menos uma década. Satisfeito com o visual, ele nem cogita se livrar da já tradicional ''peruca''.

- Não me vejo hoje sem o meu cabelo. Nem eu, nem os fãs, acho que ninguém me vê sem esse cabelo. Acho que (meus familiares) iriam estranhar se eu chegasse sem ele em casa, mudasse o corte ou raspasse a cabeça. Mas isso não vai acontecer - afirmou Varejão.

A popularidade do penteado de Anderson Varejão é tanta que sua equipe criou a “Noite das Perucas'' ou Varejão Day'' (dia do Varejão, em português). Em um dos jogos da temporada, os fãs do Clevend recebem cabeleiras semelhantes ao penteado do camisa 17 e formam uma enorme multidão de cabeludos na arquibancada do ginásio de Ohio.

Mas não é apenas na forma de usar o cabelo que Varejão e Lucas de identificam. O jogador de 30 anos mostrou admiração pela promessa do basquete brasileiro e, além de elogiar seu estilo, deu alguns conselhos para esta nova etapa de sua carreira.

- Gosto do estilo dele, especialmente pelo penteado, mostra que tem bom gosto. Mas espero que ele seja ele mesmo, que vença por ele mesmo, e tenho certeza de que vai vencer. Bebê é um garoto de coração bom, talentoso e vai fazer muito sucesso na NBA.

torcida peruca Varejão NBA (Foto: AFP)Noite das perucas, inspirada em Varejão, virou sucesso entre os torcedores do Cleveland (Foto: AFP)
 
Oriundo do basquete espanhol, Lucas tem contrato com o Asefa Estudiantes, time da Liga Espanhola de basquete, até junho de 2015, ele decidirá o seu futuro nos próximos dias, podendo adiar sua estreia pelo Atlanta, equipe que herdou seus os direitos depois de uma troca com o Boston Celtics.

A moda pode até agradar, mas exige todo um cuidado especial, uma vez que os fios costumam ressecar com maior facilidade. Especialistas afirmam que o ideal é usar produtos ricos em amônia e evitar qualquer tipo de descolorante. Para melhorar o efeito do penteado, é recomendado o uso de pomada modeladora.

montagem cabelos Lucas Bebê, David Luiz, Dante, Varejão, Valderrama e Junior Capacete (Foto: Editoria de Arte)Varejão, Valderrama, Junior, David Luiz e Dante: outros cabeludos que d itaram moda (Foto: Editoria de Arte)
 
Antes de ser apenas um estilo de cabelo, o black power foi um movimento negro mundial, com maior força nos Estados Unidos, que ocorreu entre os anos 60 e 70. Na época, foi muito relacionado com uma espécie de ''renascimento cultural'' da comunidade negra e também foi importante na luta pela igualdade de direitos.
No futebol, a onda também está pegando. Só na seleção brasileira, dois zagueiros adotaram o estilo ''cabeleira''. David Luiz e Dante são os representantes da amarelinha com o black power. O mais famoso de todos do estilo foi o colombiano Carlos Alberto Valderrama, meia que atuou nos anos 90.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/basquete/noticia/2013/07/black-power-de-bebe-ganha-torcida-so-para-acharem-que-sou-mais-alto.html

Nenhum comentário: