terça-feira, 2 de julho de 2013

Femme fatale', algoz de Serena cresce, aparece e encanta Wimbledon

A alemã Sabine Lisicki, de 23 anos, surpreende ao bater a número 1 do mundo e, com vaga nas semifinais desponta como potencial candidata ao título

Por SporTV.com Londres
 
Depois da enxurrada de zebras que determinou a eliminação precoce de Rafael Nadal, Roger Federer e Maria Sharapova em Wimbledon, Serena Williams parecia estar imune à onda de azar que se abateu sobre os colegas da elite mundial. Sabine Lisicki, número 23 do ranking, não oferecia grande perigo e era tratada apenas como mais um degrau rumo ao sexto título da número 1 do mundo no All England Club. Mas a alemã surpreendeu ao impor uma vitória retumbante sobre a americana e avançar para as quartas de final do torneio.

Com o triunfo diante de Serena, Lisicki abandonou a alcunha de “coadjuvante” da competição e passou a ser tratada como uma potencial candidata ao título. A bela de 23 anos ainda terá de superar muitos desafios para chegar à conquista mais importante de sua carreira profissional. Nesta terça-feira, ela derrotou a estoniana Kaia Kanepi, número 46 do mundo, e repetiu o feito de 2011, quando chegou às semifinais de Wimbledon. Há dois anos, Sabine foi superada por Sharapova, carta fora do baralho desta vez.

Mosaico Sabine Lisicki tênis comemoração (Foto: Editoria de Arte)Sabine Lisicki comemora primeira vitória sobre Serena Williams (Foto: Editoria de Arte)
 
De origem polonesa e nascida em Troisdorf, na Alemanha, Sabine foi apresentada ao tênis pelo pai, como tantas outras tenistas. Praticante desde os sete anos, a loira de 1,78m e 70kg começou a treinar com regularidade em 2004, quando já morava em Bradenton, na Flórida. Três anos depois, com o pai como técnico, ela passou a disputar torneios do circuito da ITF. Era só questão de tempo até começar a escalada no ranking da WTA. O primeiro Grand Slam da carreira veio em 2008: a jogadora parou na terceira rodada do quali do Australian Open, diante da igualmente bela Caroline Wozniacki.

Mas foi na grama de Wimbledon que Lisicki se encontrou. Em 2009, a alemã chegou às quartas de final do torneio e caiu diante da russa Dinara Safina. Em compensação, pôde se “vingar” de Wozniacki ao bater a dinamarquesa na final do WTA de Charleston. Com o primeiro título da carreira, Sabine despontou como uma das promessas da nova geração. Os planos de ascensão, no entanto, foram temporariamente paralisados em março de 2010, quando a jogadora sofreu uma lesão no tornozelo.

Recuperada, Lisicki voltou a se destacar em 2011. Bateu a chinesa Na Li na segunda rodada de Wimbledon e avançou até as semifinais, quando foi parada por Sharapova, que em seguida acabou deixando o título nas mãos da tcheca Petra Kvitová. Na chave de duplas, o desempenho de Sabine foi ainda melhor. Ao lado da australiana Samantha Stosur, a alemã chegou à final contra a eslovena Katarina Srebotnik e a tcheca Kveta Peschke. Ainda em 2011, Lisicki foi derrotada pela primeira vez por Serena Williams, em Stanford.

Aos 23 anos, a alemã Sabine Lisicki encata pela beleza (Foto: Divulgação / WTA)Aos 23 anos e com a carreira em ascensão, Sabine encanta pela beleza (Foto: Divulgação / WTA)
 
No ano passado, Sabine não conseguiu repetir a campanha em Wimbledon, mas chegou até as quartas. No confronto com a compatriota Angelique Kerber, a bela até tentou resistir e levou um dos sets para o tie-break, mas não conseguiu parar o poderio da atual número 7 do mundo. Nas Olimpíadas de Londres, a alemã perdeu novamente para a Maria Sharapova, na terceira rodada do torneio. Em Charleston, ela sofreu a segunda derrota para Serena, que acabou se tornando campeã.

Amante de livros, música pop e rhythm and blues, Sabine sempre chamou a atenção pela beleza. Apesar disso, faz questão de ressaltar o foco em sua carreira esportiva e destaca o americano Andre Agassi como grande ídolo das quadras.

Classificada para as semifinais de Wimbledon, Lisicki terá pela frente, na quinta-feira, a polonesa Agnieszka Radwanska, número 4 do mundo.

O SporTV2 transmite ao vivo os jogos de Wimbledon até o dia 7 de julho.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2013/07/femme-fatale-algoz-de-serena-cresce-aparece-e-encanta-wimbledon.html

Nenhum comentário: