terça-feira, 2 de julho de 2013

Por 2014, Luis Fabiano e Alexandre Pato buscam recomeço na Recopa

Em baixa em seus clubes, corintiano e são-paulino apostam no clássico desta quarta-feira para recuperar prestígio na seleção brasileira

Por *GLOBOESPORTE.COM São Paulo

Luis Fabiano na derrota do Brasil para Holanda (Foto: Getty Images)Luis Fabiano era o homem-gol do Brasil na Copa
do Mundo de 2010 (Foto: Getty Images)
 
Um teve apresentação histórica ao ser recepcionado por mais de 45 mil são-paulinos no Morumbi. O outro é a contratação mais cara do futebol brasileiro ao ser vendido pelo Milan ao Corinthians por cerca de R$ 40 milhões. Agora, entretanto, Luis Fabiano e Alexandre Pato estão em baixa em seus clubes e, consequentemente, na seleção brasileira. A chance de recuperar prestígio no cenário nacional começa nesta quarta-feira, quando ambos se enfrentarão no primeiro jogo da Recopa Sul-Americana, marcado para as 21h50 (de Brasília).

Tanto Luis Fabiano quanto Pato já foram titulares da Seleção. O são-paulino foi o dono da camisa 9 canarinho na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, enquanto o corintiano ganhou chances quando Mano Menezes foi o treinador. Mais recentemente, os dois ainda foram convocados pelo técnico Luiz Felipe Scolari, mas não conseguiram se firmar, diferentemente de Fred. O atacante do Fluminense brilhou na Copa das Confederações e praticamente se garantiu no Mundial de 2014.
– Acho que o Fred está garantido. Eu tive essa experiência em 2009, fui muito feliz na Copa das Confederações e tive a oportunidade de jogar a Copa. Futebol é muito momento e hoje o Fred é o titular. Sinceramente, não passou pela minha cabeça que devia estar ali. Assisti como torcedor e fiquei muito feliz pelos amigos. Falta um ano para a Copa e muita coisa pode acontecer – declarou Luis Fabiano.

Atualmente, Fabuloso e Pato sequer são a segunda e terceira opção de Felipão. Jô, chamado às pressas para o lugar do lesionado Leandro Damião, soube aproveitar a oportunidade que recebeu. O jogador do Atlético-MG esteve em campo por pouco mais de 20 minutos no torneio, o suficiente para balançar as redes contra Japão e México. Até Damião, mesmo machucado, segue com moral e foi bastante lembrado por companheiros e treinador após a conquista do título.

Alexandre Pato convocados seleção (Foto: Reuters)Alexandre Pato também já vestiu a camisa 9 da seleção brasileira (Foto: Reuters)
 
Hoje, o são-paulino e o corintiano têm menos de um ano para convencerem Felipão por mais uma chance na seleção brasileira. O processo de volta por cima, inevitavelmente, passa pelos respectivos clubes. Após desistir de sair do São Paulo, Luis Fabiano precisa dar uma resposta rápida à torcida, enquanto Alexandre Pato ainda tem de lutar pela condição de titular do time alvinegro.

– Cheguei ao Corinthians e o time já estava fechado, tinha acabado de ganhar o Mundial de Clubes da Fifa, então eu respeito a opção do Tite. Na hora que ele precisar de mim, vou entrar e tentar fazer o meu melhor – disse Pato, ao GLOBOESPORTE.COM, durante participação no programa Altas Horas, há um mês.

– É claro que todo mundo quer jogar na Seleção. Continuarei treinando para estar no grupo de 2014, já que não joguei o Mundial em 2010, mesmo depois de ter vencido a Copa das Confederações – completou.

Empolgado com o título da Copa das Confederações, o técnico Luiz Felipe Scolari terá uma primeira oportunidade, nesta quarta-feira, para ver se a experiência do tricolor ou a juventude do alvinegro ainda podem ser úteis para a seleção brasileira. Às 21h50, no Morumbi, Pato e Luis Fabiano entram em campo na primeira final da Recopa Sul-Americana, uma decisão com cara de Copa do Mundo de 2014 para os dois rivais.

* Maria Clara Ciasca colaborou sob supervisão de José Gonzalez


Nenhum comentário: