terça-feira, 2 de julho de 2013

Agora principal favorita, Radwanska bate Na Li e vai pegar algoz de Serena

Atual vice-campeã de Wimbledon, número 4 do mundo vence chinesa por 2 sets a 1 e enfrenta Sabine Lisicki nas semifinais do Grand Slam britânico

Por SporTV.com Londres
 

No primeiro dia ostentando o peso de ser a principal favorita para conquistar Wimbledon, Agnieszka Radwanska se portou bem. Sem Serena Williams, nem Victoria Azarenka e nem Maria Sharapova nas quartas de final, a número 4 do mundo garantiu a classificação para as semifinais do Grand Slam britânico logo na primeira vez que enfrentava uma cabeça de chave no torneio. Em busca do título inédito, a atual vice-campeã fez 2 sets a 1 contra Na Li, com as parciais de 7/6(5), 4/6 e 6/2, e despachou a chinesa, que, mesmo salvando sete match points, perdeu a chance de entrar pela primeira vez no grupo das quatro melhores da competição.

agnieszka radwanska tenis wimbledon (Foto: AFP)Radwanska busca título inédito de Wimbledon (Foto: AFP)
 
Se a edição deste ano de Wimbledon tem sido um tanto maluca, com eliminações de tantos favoritos, o começo da partida entre Radwanska e Na Li não foi diferente. Os oito primeiros pontos foram a favor de quem estava na devolução. As tenistas retomaram a concentração e enfim foram confirmando os serviços. A vantagem da polonesa até então era que ela ia melhor que a adversária no saque. Porém, mesmo sem tanta potência para botar a bola em jogo, Na Li chegou a salvar dois break points no oitavo game, um contando com erro não forçado da rival e outro matando o ponto diante de uma bola flutuando.

Se Radwanska não aproveitou as oportunidades que teve no momento crítico do set, quando podia ter feito 5/3, a chinesa fez o contrário. Ela deixou passar um duplo break point, mas, com uma bola vencedora de direita na paralela, conquistou a quebra e a chance de fazer 1 a 0 com o serviço em mãos. Era o grande momento de a 6ª do ranking largar na frente na busca por uma vaga inédita nas semis de Wimbledon. Não deu. Radwanska tentou variar as jogadas para se manter viva no set e batalhou durante um game de dez minutos. O esforço valeu a pena. Na Li desperdiçou quatro set points com erros não forçados até que Radwanska aproveitou de primeira a oportunidade de quebra que teve. A afobação da asiática voltou a aparecer no tie-break. Com uma bola da chinesa para fora e outra na rede, a polonesa converteu o único set point que teve a favor.

agnieszka radwanska tenis wimbledon (Foto: Reuters)Radwanska ganhou proteção na coxa antes de
disputar o terceiro set (Foto: Reuters)
 
No intervalo para o segundo set, uma rápida chuva caiu em Londres. O teto retrátil da quadra central do All England Club nem precisou ser acionado já que em dez minutos a partida foi reiniciada. Radwanska abriu uma quebra de vantagem logo ao vencer o terceiro game. Na Li reagiu no momento certo. Partiu para cima da rival e empatou a parcial em 4/4 apostando mais no voleio que no smash, pouco produtivo em grande parte do jogo. A polonesa manteve a calma e se defendeu com regularidade, chegou a ter um break point que lhe colocaria a um game da vitória, mas por três vezes a rede ajudou Na Li, que confirmou o serviço com uma grande bola de backhand na paralela. Em seguida, a tenista asiática seguiu em alta, foi agressiva e venceu o set com 21 winners, contra apenas seis da oponente.

Radwanska aproveitou o novo intervalo de set para pedir a presença médica em quadra. A fisioterapeuta do torneio avaliou as costas da tenista e aplicou uma fita de proteção na coxa direita da atleta. O atendimento fez bem à polonesa, que começou o último set quebrando o saque da adversária. Radwanska voltou a estar melhor em quadra, mas a chuva resolveu aparecer novamente. Dessa vez o teto retrátil precisou ser utilizado, adiando em cerca de 30 minutos a continuação do confronto. O tempo de espera não fez Radwanska perder o pique. Pelo contrário, ela conquistou outra quebra, mesmo que na quinta tentativa. Em ótima situação na partida, a polonesa se defendeu bem e tentou selar a classificação rapidamente. Por duas vezes teve o match point no game seguinte de devolução.

Ao ver Na Li confirmar o serviço e diminuir para 5/2, a número 4 do mundo pediu outro atendimento médico, dessa vez na coxa esquerda. Se exigindo bastante e chegando em todas as bolas da adversária, Radwanska resolveu segurar o saque. Dessa forma a polonesa perdeu mais cinco match points, até que enfim derrubou a chinesa, com uma bola alta da adversária para fora.
Algoz de Serena repete campanha de 2011

Depois de tirar Serena Williams de Wimbledon, nas oitavas de final, Sabine Lisicki será a adversária de Radwanska nas semifinais. Por um duplo 6/3, a número 24 do mundo derrotou nesta terça sem problemas a estoniana Kaia Kanepi (46), a única que não era cabeça de chave dentre as tenistas que disputavam as quartas de final. A alemã de 23 anos atingiu a 18ª vitória em Wimbledon. Ela tem somente quatro derrotas no torneio.

tênis Sabine Lisicki wimbledon (Foto: Agência Reuters)Lisicki se agacha e comemora bastante a volta às
semifinais de Wimbledon (Foto: Agência Reuters)
 
Com essa vitória, Lisicki já repetiu o desempenho que teve em Wimbledon em 2011. Há dois anos ela também chegou às semifinais, sendo a melhor campanha dela em todos os Grand Slams. Foi derrotada pela russa Maria Sharapova na ocasião.

Marion Bartoli e Kirsten Flipkens vão fazer a outra semifinal. A francesa derrotou a americana Sloane Stephens por 6/4 e 7/5, e a belga passou pela tcheca Petra Kvitova, número 8 do mundo, por 4/6, 6/3 e 6/4 para chegar pela primeira vez a uma semifinal de Grand Slam.

O SporTV2 transmite ao vivo as semifinais femininas de Wimbledon nesta quinta-feira, a partir das 9h (horário de Brasília). Nesta quarta, o Canal Campeão acompanha as quartas de final da chave masculina.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2013/07/agora-principal-favorita-radwanska-bate-na-li-e-vai-pegar-algoz-de-serena.html

Nenhum comentário: