terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Técnico leva Minas à final contra São Paulo no vôlei da 1ª Divisão das OEs


Manoel Honorato Neto representou o país como auxiliar técnico no Mundial
Universitário, em Shenzhen, na China, conquistando a medalha de bronze

Por GLOBOESPORTE.COM Cuiabá, MT

Pela primeira vez, o Colégio Gabarito (MG) chega a uma final masculina do vôlei na categoria 15 a 17 anos, vaga conquistada nesta terça-feira, nas Olimpíadas Escolares, em Cuiabá (MT). Os mineiros venceram por 3 sets a 1 o Colégio Regina Mundi (PR), com parciais de 25/15, 20/25, 19/25 e 16/25. O Gabarito disputa o título nesta quarta-feira, no Ginásio Quilombo, às 16h, com o Colégio Campos Salles (SP) que venceu por 3 sets a 0 o Colégio Polígono (PB), com parciais de 25/22, 25/14 e 26/24. Depois de perder o primeiro set, o Colégio Gabarito, voltou para a quadra com garra de campeão, motivado pelo técnico Manoel Honorato Neto, que conduziu a equipe em um jogo muito mais eficiente. Em 2011, Manoel foi convocado para atuar como auxiliar-técnico da seleção brasileira de vôlei masculino que disputou o Pré-Olímpico em Londres, e nos amistosos na Áustria, na República Tcheca e também no Mundial Universitário, em Shenzhen, na China, conquistando a medalha de bronze.

Em sua trajetória profissional, o técnico coleciona 15 títulos estaduais em várias categorias, três títulos nacionais e 23 competições brasileiras conquistadas pelo trabalho que desenvolvido em Uberlândia, desde 1999, quando criou o projeto masculino denominado “Vida & Vôlei”.

- O trabalho com essa equipe começou em 2007 e teve essa pausa em 2011 quando estive dedicado à seleção, mas retornamos com toda a energia no início deste ano com o objetivo de chegar até aqui, e representar Minas Gerais nas Olimpíadas Escolares é uma honra - declarou o técnico orgulho pelo seu trabalho.

Técnico leva Minas Gerais à final contra São Paulo no vôlei masculino da Primeira Divisão (Foto: Fernando Soutello/AGIF/COB)Técnico leva Minas Gerais à final contra São Paulo no vôlei masculino (Foto: Fernando Soutello/AGIF/COB)

Outro finalista da Primeira Divisão é o Colégio Campos Salles (SP) que tem um trabalho de parceria com alguns clubes, onde 10 de seus alunos-atletas que estão competindo nas Olimpíadas Escolares treinam. São quatro atletas no SESI, dois no Pinheiros e mais quatro no Ibirapuera. O ponteiro Rodrigo Soares, de 17 anos, que morava em Brasília e há um ano treina no clube, foi cauteloso ao falar sobre o confronto da semifinal.

- Por ser de outra região, nós não conhecíamos o estilo de jogo do nosso adversário, mas entramos com objetivo apenas se vencer sem pensar em favoritismo porque no ano passado tínhamos esse pensamento e acabamos ficando apenas com a quinta colocação - lembrou o atleta.
Pela primeira vez nas Olimpíadas Escolares, Rodrigo Soares, de 16 anos, que joga no Esporte Clube Pinheiros há dois anos, confessou que o terceiro set foi um sufoco para a equipe que encerrou por apenas dois pontos.

- Tivemos algumas dificuldades, falhamos quando não podia falhar, mas como a nossa equipe não foi formada ontem, sempre soubemos como reverter essas situações, mas o outro time também tem seus méritos.

Rodrigo também reforçou uma das principais características da equipe.
- A união do nosso grupo sempre sobressai. Dentro ou fora de quadra, a função de cada um dos jogadores é a mesma.

Comissão técnica da seleção de base observa atletas
Nos jogos das semifinais masculinas estiveram presentes o técnico da seleção brasileira infanto-juvenil feminina, Maurício Thomas, e o assistente técnico da seleção brasileira infanto-juvenil masculina, Vinícius Gamino, o “Alegrete”. Maurício, que acompanhou pela manhã as semifinais femininas, frisou o belíssimo trabalho que os técnicos estão realizando nas escolas. 
Hoje há muito mais atletas jogando em escolas do que em clubes"
Maurício Thomas

- Isso é muito importante para nós porque hoje há muito mais atletas jogando em escolas do que em clubes.

Após 10 avaliações por todas as regiões do Brasil no início do ano, quando alguns atletas foram indicados para treinar no Centro de Desenvolvimento de Saquarema, agora, essa segunda etapa é para avaliar esses atletas em quadra competindo.

- Estamos observando também outros jogadores que evoluíram que podem ter uma nova oportunidade na seleção. Aqueles que nasceram em 97 e que podem ser indicados inclusive para a seleção brasileira infantil também estão sendo observados - explicou o auxiliar técnico “Alegrete”.

Antes da convocação definitiva para o Mundial Juvenil que será realizado entre os dias 28 de junho e 7 de julho de 2013, na Turquia, serão realizadas outras duas avaliações pelos técnicos.

Nenhum comentário: