terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Força e ternura: musa do fitness combate preconceito com músculos


'Magrinha' na adolescência, Eva Andressa vira bicampeã brasileira de body fitness, modalidade que premia definição do corpo aliada à beleza

Por Rio de Janeiro

 Musa do mundo fitness, Eva Andressa se sente à vontade mesmo quando está na academia. Campeã brasileira de body fitness em 2008 e 2009, a curitibana de 27 anos começou a malhar para deixar de ser "magrinha". Gostou dos resultados obtidos através dos exercícios físicos e não parou mais. Incentivada pelo marido fisiculturista, passou a se dedicar às competições e adotou o esporte como meio de vida. (assista ao vídeo da atleta na academia)

- No início, eu treinava apenas por estética. Com 17 anos, era muito magra e queria desenvolver o meu corpo. Com o passar do tempo, no entanto, decidi malhar de forma quase profissional e fui disputar os torneios pelo Brasil a partir de 2005 - contou a atleta, de 1,62m de altura e 63kg.


eva andressa fitness eu atleta galeria chamada 2 (Foto: Bebel Clark /Globoesporte.com)Eva foi bicampeã de body fitness (Foto: Bebel Clark /Globoesporte.com)

Andressa explica que o body fitness não é puramente uma competição de fisiculturismo. É um esporte que premia não apenas a definição perfeita do corpo, mas também a sutileza feminina. Critérios como a beleza facial, jeito de caminhar no palco, simpatia, biquini, unhas e delicadeza também contam. Para isso, ela faz dois treinos por dia, entre musculação e parte aeróbica, com 30 a 40 minutos de caminhada.

eva andressa fitness eu atleta (Foto: Bebel Clark /Globoesporte.com)Clique na imagem e confira a galeria de fotos da
musa em ação na academia
Foto: Bebel Clark /Globoesporte.com)

- O fisiculturismo é dividido em várias categorias. O body fitness é apenas uma delas. Nela, o que conta é a definição do corpo e temos que estar sempre bem femininas. Precisa cuidar do cabelo, da pele e estar sempre muito bonita nas apresentações - destacou.

Mesmo dando um tempo nas competições para se dedicar aos trabalhos de modelo, Andressa não diminui o ritmo dos treinos. Para se manter em ótima forma, ela adota uma alimentação balanceada.

- Na minha dieta, tem peito de frango, clara de ovo, aveia, arroz, salada e frutas. É uma alimentação saudável. Quando sinto mais vontade de comer um doce, procuro comer uma barra de cereal ou tomar um iogurte. Mas quando a competição se aproxima, corto qualquer tipo de doce ou gordura.

eva andressa fitness eu atleta (Foto: Bebel Clark /Globoesporte.com)Eva Andressa não costuma comer doces (Foto: Bebel Clark /Globoesporte.com)

Ao mesmo tempo em que recebe elogios pela forma física, Andressa diz que o preconceito com o fisiculturismo entre as mulheres ainda se faz presente.

- Algumas pessoas ainda acham estranho o corpo da mulher musculoso. Quando estou em época de competição, sofro um pouco com isso, mas não dou muita bola. Sou segura e sei que o que eu faço é um esporte bem saudável. Me dedico para isso. Para ficar em forma e mudar de hábitos, a dica que eu posso dar é que a pessoa coma bem e se esforce muito nos treinos - indicou.

Nenhum comentário: