sábado, 3 de maio de 2014

SDS divulga vídeo com momento exato da queda dos vasos no Arruda

Secretário explica que polícia ainda não tem suspeitos; Paulo Ricardo Gomes da Silva, de 26 anos, foi atingido por uma privada arremessada da arquibancada


Por Recife


Horas após a morte do torcedor Paulo Ricardo Gomes da Silva, de 26 anos, atingido por um vaso sanitário arremessado da arquibancada do Arruda, quando deixava o estádio após a partida entre Santa Cruz e Paraná, o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, convocou uma entrevista coletiva na sede da SDS para posicionar-se sobre o fato. Ele explicou que a polícia tem imagens do momento exato da queda dos vasos (confira no vídeo ao lado), mas ainda não há suspeitos.

- Nossas câmeras pegaram algumas imagens e estamos iniciando uma investigação. O que temos é um pedaço da torcida que saiu escoltada e um início de um problema com torcedores. Pelas imagens que temos, não há criticas a ação da polícia. Infelizmente, temos que mudar a postura do torcedor. A investigação será feita com todo o rigor. A delegada Gleide Ângelo irá cuidar do inquérito. De uma forma geral, vamos tirar as dúvidas e vamos trabalhar para apontar os culpados em um menor espaço de tempo. Até o momento não temos suspeitos.  O Estatuto do Torcedor obriga o estádio a ter câmeras, mas não temos suspeito, pois não há câmeras no Arruda.


coletiva secretaria defesa social morte torcedor arruda (Foto: Elton de Castro)
Cúpula da Secretaria de Defesa Social 
convoca coletiva para explicar morte 
de torcedor (Foto: Elton de Castro)

O secretário Alessandro Carvalho lamentou a morte do torcedor, explicou que o policiamento foi feito dentro do padrão exigido para a partida e ainda rebateu o presidente do Santa Cruz, Antônio Luiz Neto.


saiba mais

- Primeiramente, tenho que lamentar a morte do torcedor. Depois o policiamento foi feito dentro do padrão. Tínhamos um efetivo de 228 policiais, sendo 29 do choque. Nos informamos por várias fontes. Existe uma matéria que o presidente do Santa Cruz afirma que é uma matéria de segurança pública. Mas quero deixar claro que todas as medidas foram tomadas.

Além de confirmar que não há suspeitos, o secretário explicou ainda que a investigação está em estágio inicial e não isentou o clube de responsabilidade.

- O que temos é que vasos sanitários foram retirados do estádio e foram arremessado em pessoas. O Estado fez o seu papel. Quem tem que fazer a segurança patrimonial do estádio é o clube que organiza o jogo. O Estado e todos os envolvidos devem fazer o que estiverem ao seu alcance e cada um deve responder pelas faltas de ações que deveriam ter tido. No caso, não vejo qualquer culpa para o Estado.


Ministério Público promete endurecer medidas
O promotor do Juizado do Torcedor, José Bispo, explicou que o Ministério Público de Pernambuco vai solicitar a abertura de um inquérito policial mais amplo, para esclarecer não só a morte do torcedor, mas também as lesões corporais provocadas nos jogos no estado.

- O fato preocupa bastante o Ministério Público de Pernambuco. É difícil entender que houve a retirada de um bem do patrimônio do clube mandante, sem a presença de nenhum segurança. O Ministério Público cumpre o seu papel. Anteriormente, entramos com a suspensão das torcidas organizadas. Agora, tramita em juízo a extinção dessas torcidas. Vamos requisitar a abertura de um inquérito policial para apurar a autoria dos crimes - de morte e de lesões corporal - e saber por que não houve prisões até agora. Também vamos solicitar a apuração da responsabilidade do clube mandante. Do jeito que está a impunidade só vai aumentar. Não dá para brincar ou fechar os olhos para coisas dessa natureza. Está na hora de endurecer as medidas.
Entenda o caso

Paulo Ricardo Gomes passava próximo ao portão seis do Arruda, destinado à torcida adversária, quando foi atingido por um vaso sanitário arremessado da arquibancada. O agressor não foi identificado. Não houve um detido sequer.

Paulo Ricardo torcedor morto no arruda no jogo santa cruz x Paraná (Foto: DHPP/Divulgação)Paulo Ricardo estava no Arruda para fotografar organizada do Paraná (Foto: DHPP/Divulgação)

Além da vítima fatal, outras três ficaram feridas. Uma em estado grave. Vanderson Wilderlan Gomes, de 22 anos, continua internado na sala amarela da UPA dos Torrões. Ele teve um corte na cabeça, fez sutura e segue em observação porque os médicos ainda avaliam se teve trauma crânio encefálico. O quadro dele inspira cuidados, mas não corre risco de morte. José e Adrien Ferreira de Lima, nascido em 1993, e Tarkini Kauã Gonçalves de Araújo, nascido em 1994, machucaram as pernas e seguiram para o Hospital Getúlio Vargas.

Torcedor do Sport e morador do bairro do Pina, zona sul do Recife, Paulo Ricardo, 26 anos, trabalhava como soldador na indústria naval do Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife. Integrante de uma torcida uniformizada do Sport, saiu de casa com uma missão: tirar fotos da uniformizada do Paraná - uma prática comum entre torcidas aliadas em diferentes estados. Na câmera encontrada pelos bombeiros dentro da bolsa da vítima, havia vários registros do jogo.

Prática constante nos estádios de Pernambuco
As depredações nos banheiros nos estádios de Pernambuco têm sido uma prática constante dos vândalos. Nas mãos deles, privadas viram armas. Este ano mesmo, membros de uma uniformizada do Santa Cruz quebraram banheiros da Ilha do Retiro após um clássico entre Sport e Santa. Na ocasião, a direção rubro-negra pediu a conta à Federação Pernambucana de Futebol (FPF).

Mapa Arruda (Foto: Infográfico)
Tragédia no Arruda: local onde o 
torcedor foi morto (Foto: Infográfico)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/pe/noticia/2014/05/defesa-social-diz-que-cameras-flagraram-morte-de-torcedor-no-arruda.html

Nenhum comentário: