sábado, 3 de maio de 2014

Dividida entre Turquia e Brasil, Ana Tiemi volta à seleção e luta por espaço

"Quero aproveitar ao máximo de novo", diz levantadora, sobre chance em Saquarema


Por Rio de Janeiro


ana time volei (Foto: Lydia Gismondi)Ana Tiemi volta à seleção depois de dois anos afastada (Foto: Lydia Gismondi)

Há dois anos, Ana Tiemi decidiu trocar o Brasil pela Turquia. Nos primeiros meses, a levantadora sofreu para se adaptar ao país culturalmente tão diferente. Hoje, porém, se sente completamente adaptada e já até se arrisca na língua turca. Mesmo à vontade na nova casa, a atleta de 25 anos não descarta a possibilidade de voltar a jogar nas quadras verde e amarelas. Mas o cenário que encontrou esta semana, durante treinamento com a seleção brasileira em Saquarema, foi desanimador.

- Está legal (na Turquia), mas ainda não renovei o meu contrato. Estou vendo ainda. Eu me dei muito bem lá, gostei muito. Foi uma experiência maravilhosa, me adaptei muito rápido. Se eu pensar friamente, não teria vontade de voltar. 
E, agora, com essas coisas que estão acontecendo aqui, menos ainda. Lá fora a valorização é muito maior. Não tem essas coisas que acontecem aqui. Mas também é de se pensar jogar aqui. Vai depender do que vai aparecer - disse.
A notícia do fim do time de Campinas movimentou o vôlei feminino do Brasil na última semana. As poucas opções de clube e as reclamações de jogadoras de peso como Jaqueline e Thaisa assustaram a levantadora que há dois anos estava “mergulhada” no mundo turco.

Ana Tiemi, treino da seleção de vôlei (Foto: Alexandre Arruda/CBV)
Técnico Zé Roberto e a levantadora 
Ana Tiemi em treino da seleção em 
Saquarema (Foto: Alexandre 
Arruda/CBV)

Desde segunda-feira, a levantadora está treinando com a seleção brasileira no Centro de Treinamento de Saquarema, no Rio de Janeiro. A convocação feita pelo técnico José Roberto Guimarães foi consequência do bom desempenho da jogadora pelo Bursa no Campeonato Turco, na última temporada..

- Eu sinceramente não esperava. Fiquei dois anos fora, mas acho que foi bom. Deu para dar uma descansada. Confesso que senti falta daqui e das minhas amigas. Então, quero aproveitar ao máximo de novo – disse Ana Tiemi, que já até se arrisca no turco: “Não passo aperto mais e, quando o técnico fala, as meninas não precisam ficar traduzindo tudo porque eu já entendo bastante”.
O objetivo agora é se readaptar ao pesado ritmo de treino brasileiro e tentar ganhar a confiança de Zé Roberto para seguir no grupo para as próximas competições.


- Lá (na Turquia) não é tão puxado como aqui. Aqui a gente treina bem mais, faz muito mais musculação - comentou a levantadora.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2014/05/dividida-entre-turquia-e-brasil-ana-tiemi-volta-selecao-e-luta-por-espaco.html

Nenhum comentário: