quinta-feira, 13 de março de 2014

Tata faz de Neymar e Messi 'ímã e metal', e dupla muda postura do time

Argentino brilhou com gol. Neymar teve uma de suas melhores atuações em 2014, mas chegou a ouvir vaias da torcida por erros individuais

Por Barcelona, Espanha

O sucesso ou não do Barcelona no fim desta temporada passa pelo entendimento entre Neymar e Messi dentro de campo. O técnico Gerardo "Tata" Martino está preocupado com isso. As atuações conjuntas dos dois ainda não convenceram e não renderam o que se espera quando junta-se um jogador quatro vezes melhor do mundo e a contratação mais cara da história do futebol. 


Na vitória por 2 a 1 diante do Manchester City na última quarta-feira, que garantiu ao Barcelona uma vaga nas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa, ficou claro que fazer com que Neymar e Messi trabalhem bem como dupla é a prioridade do técnico da equipe catalã. Tata Martino mudou o esquema de jogo do time para que os dois astros pudessem trabalhar mais perto um do outro. A principal alteração foi a troca de lado de Neymar, que passou da ponta esquerda para a direita, contando com a ajuda de Fàbregas e Iniesta apoiando pelo outro lado quando necessário.


Neymar e Messi jogo Barcelona e Manchester City (Foto: Getty Images) 
'Ímã e metal': técnico Tata Martino busca 
melhor esquema para que Messi e Neymar 
rendam melhor (Foto: Getty Images)

Neymar e Messi se procuraram o tempo todo dentro de campo. Os dois atacantes trocaram passes entre eles onze vezes durante a partida. Funcionou, quase que instintivamente, como ímã e metal. Quando Neymar pegava na bola, levantava a cabeça para procurar Messi e corria na direção do argentino. O contrário aconteceu menos. O brasileiro teve carga defensiva maior, marcou a ponta esquerda do adversário, enquanto Messi se posicionava mais centralizado e pouco voltava. A diferença deste para os jogos anteriores é que os dois tiveram mais liberdade para trocar de posição e até ocuparam o mesmo lado do campo quando entenderam que era melhor.

Tata aprova 'esforço' de neymar

Messi gol Barcelona jogo Manchester City (Foto: AFP)Neymar festeja o primeiro gol do Barcelona com Messi, Daniel Alves e Andres Iniesta (Foto: AFP)
 
A alteração no posicionamento teve bom resultado para os dois individualmente e para o time. Messi brilhou mais por marcar o primeiro gol do Barcelona e por chutar uma bola na trave, em jogada que começou tabelando com Neymar. O brasileiro foi impedido de ganhar mais espaço nos holofotes pelo árbitro da partida, Stephane Lannoy, que errou ao anular um gol legal do craque, aos 17 do primeiro tempo. A atuação de Neymar contra o City está entre as melhores que teve em 2014, mesmo tendo sido substituído por Alexis Sánchez a 10 minutos do fim do jogo.

- Neymar fez um grande esforço, se comprometeu muito com esse posicionamento e teve duas boas situações de gol no primeiro tempo. Troquei-o porque estava cansado e está claro que o processo de reincorporação da equipe faz com que não possa terminar os 90 minutos - explicou Tata Martino. 


Neymar e Messi jogo Barcelona e Manchester City (Foto: AFP) 
Entrosamento: Neymar recebe passe de Messi 
durante o jogo contra o Manchester City no 
Camp Nou (Foto: AFP)

Torcida ao lado de neymar
Talvez por essa recente volta de lesão, a atuação de Neymar tenha deixado a desejar em consistência. Faltou ao atacante ser aquele jogador cirúrgico e preciso. O brasileiro atuou na base da tentativa e erro, perdeu mais bolas do que deveria em jogadas individuais e, em duas ocasiões, quase virou vilão. 

No começo do segundo tempo, Neymar tentou drible no campo de defesa, perdeu a bola, e o City quase abriu o placar em finalização de Dzeko, mas Valdés salvou a pele do camisa 11. Aos 31 minutos, o brasileiro teve o dissabor de ouvir uma pequena vaia de parte do estádio, quando preferiu um drible no ataque, no lugar de um chute ou passe. A manifestação foi mais um desabafo de momento do que implicância com o jogador. Três minutos depois, o uníssono barulho de aplausos no momento da substituição deixou claro que a torcida está do lado de Neymar.

Ao craque brasileiro, e ao Barcelona, ficou claro que há muito o que se melhorar. Mas a mudança tática e a rápida resposta da dupla dentro de campo resultaram em uma nova postura, que levou a um domínio completo sobre o Manchester City na partida desta quarta, e aumentou as esperanças do clube de terminar a temporada comemorando um título. A quatro pontos do Real Madrid, líder no Espanhol, Tata Martino diz que o time não priorizará nenhuma competição. As apostas do técnico argentino são na dupla Neymar e Messi.


Messi gol Barcelona jogo Manchester City (Foto: EFE) 
Craque: Messi corre para o abraço após abrir o 
placar para o Barcelona nas oitavas de final da 
Champions (Foto: EFE)
 
 
FONTE:

Nenhum comentário: