quinta-feira, 13 de março de 2014

Com goleiros brasileiros em alta, Liga Europa começa a esquentar

Neto, da Fiorentina, e Diego Alves, do Valencia, sonham em despertar atenção de Felipão antes da Copa. Viola faz clássico com Juventus; Napoli pega o Porto


Por Turim, Itália

 
saiba mais

O posto de terceiro goleiro numa Copa do Mundo pode lá não ser tão significativo na prática, mas para Neto e Diego Alves se trata de um objetivo de vida. Eles são dois dos que almejam a vaga na seleção brasileira de Luiz Felipe Scolari e entram em campo nesta quinta-feira. Estarão em jogo as oitavas de final da Liga Europa, que finalmente começa a esquentar após excesso de clubes e jogos em fases anteriores.

Revelado pelo Atlético-PR - time pelo qual nutre muito carinho -, Neto defende a Fiorentina desde 2011, mas só passou a atuar com regularidade na atual temporada. São 27 jogos no Campeonato Italiano e mais cinco na Liga Europa. Definitivamente, o goleiro é peça importante no sonho de a Viola conquistar os dois torneios mata-mata que disputa até maio (também está na decisão da Copa da Itália). Precisará começar superando o Juventus, às 17h05m (de Brasília), em Turim – o GloboEsporte.com acompanhará em Tempo Real.

- Acredito que seja o meu melhor momento na Europa. É uma regularidade que traz muita confiança, e nada é para a minha posição jogar sem confiança. Estar em jogos de nível tão alto como esse só traz coisas boas – disse.


Neto Fiorentina (Foto: Divulgação) 
Neto é titular da Fiorentina com apenas 24 anos 
(Foto: Divulgação)


Neto tem apenas 24 anos. Esteve no elenco brasileiro que conquistou a medalha de prata nas Olimpíadas de Londres em 2012 – perdeu a posição no início da competição para Gabriel, hoje no Milan. Contra o Juventus, as memórias também o dividem: vitória por 4 a 2 no primeiro turno do Italiano e derrota por 1 a 0 no último domingo, pelo segundo turno. Fosse um confronto de mata-mata e a Fiorentina estaria classificada...

- Se o time conseguir repetir aquela atuação será maravilhoso. Mas cada partida tem o seu destino diferente. O Rossi (grande destaque dos 4 a 2) está fazendo falta – lembrou Neto, que também não terá como companheiro o brasileiro Anderson, não inscrito na Liga Europa.

Valencia contra zebra búlgara

Para Diego Alves, também com passagem pela Seleção na Era Mano, o desafio é em tese mais tranquilo. O Valencia enfrentará o Ludogorets, responsável por eliminar o Lazio. A partida de ida será na Bulgária, às 15h (de Brasília).

– Sistema de mata-mata com gol qualificado exige boas atuações da defesa, porque um gol sofrido na nossa casa, por exemplo, pode determinar os rumos de uma classificação. Temos que manter a solidez apresentada nos últimos jogos da Liga Europa e buscar um bom resultado no primeiro jogo, trazendo a decisão para a nossa casa. Essa semana só se fala em Ludogorets lá no clube - avaliou Diego Alves, titular em quatro partidas na Liga Europa e em 22 no Espanhol, dando fim ao revezamento com Guaita.


Diego Alves (Foto: Getty Images) 
Diego Alves deu fim a revezamento com Guaita
 no gol do Valencia (Foto: Getty Images)


Outro clássico agitará a rodada. Na Espanha, Sevilla e Bétis jogarão pela primeira vez por uma competição europeia.

Os rivais chegam à disputa em situações diferentes. O Bétis passa por uma temporada negra, na qual é lanterninha do Campeonato Espanhol a oito pontos da salvação, mas vem mostrando na Liga Europa todo o futebol e a vontade que faltam na Liga. Por outro lado, o Sevilla passa por um bom momento no campeonato nacional, onde ocupa a sétima posição e aspira repetir a classificação para a próxima Liga Europa.

- É a única cidade que tem duas equipes na Liga Europa nesta altura da competição. É um orgulho para a Andaluzia que Sevilla e Betis nos representem no continente - disse o conselheiro regional, Rafael Rodríguez, numa cerimônia que reuniu os presidentes de ambos os clubes aos pés da Giralda, monumento mais famoso da cidade de Sevilha.


Tevez Juventus (Foto: EFE) 
Tevez em treino do Juventus: líder do Italiano 
busca título também na Liga Europa
(Foto: EFE)

Porto x Napoli e outros jogos

Praticamente sem chances no Campeonato Italiano, o Napoli, vem focado na Liga Europa em busca de um título na temporada. Para isto, terá que passar primeiro pelo Porto (do goleiro brasileiro Helton), um clube tradicional que já levantou o troféu da Liga Europa em duas ocasiões (2003 e 2011).

O outro grande clube português, o Benfica, visita, também na quinta-feira, o Tottenham em Londres, num duelo sem favorito claro. Nas outras partidas das oitavas de final da Liga Europa, o holandês AZ Alkmaar recebe o russo Anzhi Makhachkala, o Lyon pega o tcheco Viktoria Plzen na França, e o austríaco RB Salzburg visita o Basel, da Suíça.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-europa/noticia/2014/03/com-goleiros-brasileiros-em-alta-liga-europa-comeca-esquentar.html

Nenhum comentário: