segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Montoya brilha na estreia de outros gringos, e Vasco faz seis no Frizão

Time consegue primeira vitória na Taça Guanabara e pula para terceiro lugar. Edmilson marca dois gols, e Rafael Vaz faz golaço de voleio

A CRÔNICA 
 
por GLOBOESPORTE.COM
 
O Vasco precisava. A torcida do Vasco também. De uma vitória. Uma goleada de 6 a 0. Com direito a golaço de voleio de Rafael Vaz. Depois de dois empates nas duas primeiras rodadas, o time encaixou. Com quatro gringos em campo, dois deles estreantes - o goleiro uruguaio Martín Silva e o volante paraguaio Aranda -, o brilho ficou a cargo do meia-atacante colombiano Montoya, autor de um dos gols e das mais belas jogadas vistas na noite deste domingo em São Januário. Edmilson balançou a rede duas vezes, e William Barbio e Marlon completaram o placar sobre o Friburguense.


saiba mais

Ainda que o adversário tenha mostrado muita fragilidade, o resultado não pode deixar de ser comemorado. O time deu um pulo na tabela da Taça Guanabara e já ocupa o terceiro lugar, com 5 pontos ganhos. Na quarta rodada, na próxima quarta, o time enfrenta o Audax no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. No mesmo dia, o Frizão receberá o Flamengo no Eduardo Guinle, em Nova Friburgo. Destaque da partida, o colombiano Montoya comemorou sobretudo o fato de o Vasco ter evoluído nas jogadas ofensivas.

- O time tinha que ter mais volume de ataque, e hoje tivemos. Foi fundamental a velocidade que mostramos para meter os gols - disse o colombiano, muito comemorado no fim da partida por parte dos 4.654 torcedores presentes a São Januário. Os 3.759 pagantes proporcionaram a renda de R$ 83.910,00.

Edmilson vasco e friburguense (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br) 
Edmilson balança a rede duas vezes na goleada 
do Vasco por 6 a 0 (Foto: Marcelo 
Sadio / Vasco.com.br)
 
Montoya comanda
Marcar um gol logo no começo já era a intenção do Vasco. Mas num meio-campo com três volantes - Guiñazu, Aranda e Fellipe Bastos -, o time custou a acertar na armação das jogadas. Havia um buraco considerável entre os setores. William Barbio se movimentava bem na frente e até deu dor de cabeça ao Friburguense. No primeiro lance,  chegou atrasado para escorar um centro da esquerda. Depois, surpreendeu o goleiro Afonso com um centro perigoso ao gol e o fez espalmar a bola. A falta cobrada por Fellipe Bastos que resvalou na barreira também foi um lance isolado. Faltava aquela jogada bem tramada.

O Frizão tinha suas limitações, mas chegou a assustar. Na primeira jogada, Rodrigo salvou centro perigoso de Flavinho pela esquerda. Depois, em jogada ensaiada, em falta cobrada pelo lado esquerdo, o lateral Sérgio Gomes apareceu livre para cabeçada que raspou a trave e quase abriu o placar.

Curioso é que, depois desse susto, o Vasco começou a encaixar.  Principalmente Montoya, que já chamava o jogo para si. E mostrou como um toque de qualidade pode superar a falta de entrosamento. O colombiano entrou driblando como quis na defesa adversária e só foi parado com pênalti cometido por Lucas. Edmilson bateu. Afonso espalmou a bola na trave... Mas ela  sobrou para Montoya. E o "pai" da jogada mandou para o fundo da rede, aos 24 minutos. Era o seu primeiro gol com a camisa cruz-maltina.

montoya vasco pênalti friburguense (Foto: Marcos Tristão / Agência O Globo) 
Colombiano Montoya celebra o gol que fez na 
partida (Foto: Marcos Tristão / Agência O Globo)
 
O gol acalmou o Vasco, que cresceu consideravelmente. Os laterais começaram a participar do jogo com mais eficiência. Montoya perdeu a chance dos 2 a 0 quando, livre, mandou a bola na trave. Mas, àquela altura, Aranda já sentia menos o peso da estreia e se entendia melhor com Guiñazu na marcação, e Marlon encostava mais no colombiano pela esquerda. A vantagem de 2 a 0 no placar, no entanto, surgiu pela meia-direita. Num centro perfeito de André Rocha, Edmilson, de cabeça, dessa vez foi eficiente, aos 43 minutos. E o Vasco saiu para o intervalo com uma folga considerável.

Golaço de voleio
Se o fim do primeiro tempo foi bom, o começo do segundo não poderia ser melhor. Com quatro minutos, o Vasco chegava aos 3 a 0 e assegurava a primeira vitória na competição. A jogada contou com a colaboração da defesa do Friburguense. Num centro de Marlon, o goleiro Afonso se atrapalhou com a zaga, e a bola sobrou livre para Edmilson completar. E cinco minutos depois, ficou mais nítida a fragilidade da defesa do Friburguense. O zagueiro Bruno tentou sair jogando e perdeu a bola para William Barbio, que tocou na saída do goleiro: 4 a 0.

Estava fácil, muito fácil. Para Montoya, então... O colombiano resolveu fazer fila e mandou na trave. A bola voltou, e Marlon mandou com categoria, sem defesa, aos 17. Adilson Batista resolveu mexer. Tirou Aranda, botou Bernardo, e trocou André Rocha por Abuda. O time foi mais ainda ao ataque. Até o zagueiro Rafael Vaz, que entrou no lugar de Rodrigo, quis bancar atacante, e acabou marcando o gol mais bonito, de voleio, aos 30 minutos. Depois, Martín Silva fez bela defesa e mostrou que o Vasco, agora, tem goleiro sim. Com tudo isso, não faltava mais nada para o vascaíno ir feliz para casa.
 
 
FONTE:

Nenhum comentário: