segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Atlético-PR volta a Lima depois de 14 anos e com histórico na Libertadores

Em 2000, Rubro-Negro estreava no torneio continental com vitória sobre o Alianza Lima. Na quarta-feira, com mais 27 jogos na bagagem, clube visita o Sporting Cristal

Por Curitiba

Miguel Ángel Portugal, técnico do Atlético-PR (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Gustavo Oliveira)Atlético-PR volta a jogar em Lima 14 anos depois (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Gustavo Oliveira)
 
O Atlético-PR volta a jogar em Lima depois de 14 anos e, agora, com um histórico na Libertadores. Se em 2000, diante do Alianza Lima, o clube estreava no torneio continental. Na quarta-feira, contra o Sporting Cristal, iniciará sua quarta participação na história da competição.
O Furacão soma 28 partidas na Libertadores.  São 14 vitórias, seis empates e oito derrotas. Destaque para a campanha de 2005: os paranaenses superaram times tradicionais, como Santos, Cerro Porteño e Santos, mas perderam para o São Paulo na finalíssima.

Se por um lado o clube carrega uma "bagagem" na Libertadores, por outro a maioria dos jogadores fará a estreia no torneio continental. Do provável time titular, nenhum tem experiência na competição. É o caso, por exemplo, do goleiro Weverton, do zagueiro Manoel, do volante Deivid e dos atacantes Marcelo e Ederson. Cenário semelhante ao vivido em 2000, como conta o zagueiro Gustavo, titular naquele ano:

 - Naquela época, era uma experiência nova. A maioria nunca tinha jogado fora do Brasil, disputava a Libertadores pela primeira vez, mas era um time muito forte, como hoje. Ganhamos as duas partidas, tanto no Peru quanto em Curitiba. Conseguimos surpreender fora, com uma vitória tranquila até. Como vários jogadores vão jogar a Libertadores pela primeira vez, vão perceber que a tensão é diferente, que o campeonato é diferente realmente.

A delegação rubro-negra viaja para o Peru no início da tarde desta segunda-feira. O time deve fazer um treino de reconhecimento do Estádio Nacional do Peru na terça-feira. O jogo está marcado para 22h (horário de Brasília; 19h no horário local) de quarta-feira. Confira, a seguir, a lista de jogos do Atlético-PR nas Libertadores de 2000, 2002 e 2005:

Libertadores de 2000
Alianza Lima-PER 0x3 Atlético-PR
Atlético-PR 1x0 Emelec-EQU
Nacional-URU 1x3 Atlético-PR
Atlético-PR 2x1 Alianza Lima-PER
Emelec-EQU 0x0 Atlético-PR
Atlético-PR 2x0 Nacional-URU
Atlético-MG 1x0 Atlético-PR
Atlético-PR 2x1 Atlético-MG (3x5 nos pênaltis)

Libertadores de 2002
Atlético-PR 1x2 Bolívar-BOL
Olmedo-EQU 2x1 Atlético-PR
Atlético-PR 1x1 América de Cali-COL
Bolívar-BOL 5x5 Atlético-PR
Atlético-PR 2x0 Olmedo-EQU
América de Cali-COL 5x0 Atlético-PR

Libertadores de 2005
Independiente Medellín-COL 2x2 Atlético-PR
Atlético-PR 1x0 Libertad-PAR
América de Cali-COL 3x1 Atlético-PR
Atlético-PR 2x1 América de Cali-COL
Libertad-PAR 1x2 Atlético-PR
Atlético-PR 0x4 Independiente Medellín-COL
Atlético-PR 2x1 Cerro Porteño-PAR
Cerro Porteño 2x1 Atlético-PR (4x5 nos pênaltis)
Atlético-PR 3x2 Santos
Santos 0x2 Atlético-PR
Atlético-PR 3x0 Chivas-MEX
Chivas-MEX 2x2 Atlético-PR
Atlético-PR 1x1 São Paulo
São Paulo 4x0 Atlético-PR



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-pr/noticia/2014/01/atletico-pr-volta-lima-depois-de-14-anos-e-com-historico-na-libertadores.html

Nenhum comentário: