segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Esportes de Verão: Giovanna Ewbank enfrenta o mar e aprende a velejar

Sob bela paisagem, atriz, atualmente no ar como a personagem Cristina da novela Joia Rara, vence o medo e se rende à paixão pelas águas cariocas

Por Rio de Janeiro


Depois de Priscila Fantin e Fernanda Paes Leme experimentarem algumas modalidades na série Esportes de Verão, o EU ATLETA levou a atriz Giovanna Ewbank para uma aula de vela na Urca, bairro do Rio de Janeiro.  Em um dia típico da estação, a Cristina da novela Joia Rara desfrutou do belo cenário, formado pelo Cristo Redentor de um lado e o Pão de Açúcar de outro, e ainda aprendeu a conduzir uma embarcação sob a orientação do professor Rafael Sardinha. (Confira no vídeo acima a primeira aula de vela da atriz)
 
- Eu sou uma pessoa apaixonada pelo mar, mas nunca fiz nada parecido com a iniciação náutica. Estou com um pouco de medo - revelou antes de entrar no barco cedido pela Escola de Desportos Náuticos do Iate Clube do Rio de Janeiro. 

 
Já no mar, o professor explicou o funcionamento do barco à Giovanna e ensinou as nomenclaturas e manobras utilizadas no esporte. No fim da aula, encantada com a paisagem, a atriz já controlava o leme sozinha e chegou até a realizar a cambada, movimento de mudança de lado dentro da embarcação. De acordo com Rafael, bastam mais algumas aulas para que ela se torne capaz de guiar o barco sem ajuda.
                
- O básico da iniciação náutica é a observação do posicionamento do barco, que é formado pelo casco e pela vela. O barco tem uma direção e a vela tem uma regulagem. Eu o controlo com o leme, que determina a direção do barco, e regulo as velas. O esporte é basicamente observar de onde o vento vem e saber para onde você quer ir. A Giovanna já pegou o leme, conduziu o barco. Com mais duas ou três aulas, ela já teria autonomia para saber o que está acontecendo - explicou Sardinha.

Mosaico Giovanna Eu Atleta (Foto: Sandro Gama) 
Atenta, Giovanna ouve as 
explicações do professor Rafael 
Sardinha antes de velejar (Foto: 
Sandro Gama)


HISTÓRIA DO ESPORTE

O iatismo surgiu no Brasil entre as décadas de 40 e 50. Desde o início, o esporte era visto como modalidade de alto rendimento. No entanto, há uma categoria recreacional, utilizada tanto para a iniciação no esporte - caso da atriz Giovanna Ewbank - quanto para aqueles que não têm a intenção de competir. O primeiro título internacional conquistado pelo país foi a medalha de ouro nos Jogos Panamericanos de Buenos Aires, na Argentina, em 1951, pelo atleta Roberto Bueno, na classe Star. De acordo com Federação Internacional de Vela, a modalidade é muito antiga e teria surgido antes de 1870. 

ONDE PRATICAR

Ao contrário de outros esportes, cuja busca aumenta no verão, a navegação à vela ainda é pouco procurada. Por muito tempo, a prática do iatismo esteve restrita ao espaço controlado pelos clubes náuticos, o que exigiria uma filiação às instituições, além dos gastos com embarcação e equipamentos. Por este motivo, a iniciação náutica é considerada uma modalidade cara. Ainda é possível praticar o esporte em clubes tradicionais, como o Iate Clube do Rio de Janeiro e o Iate Clube de Santos, em São Paulo. Atualmente também existem escolas do esporte e também lojas de aluguel de barcos, normalmente localizadas às margens de lagoas, que oferecem embarcações da modalidade.  


EQUIPAMENTO

Giovanna Eu Atleta (Foto: Sandro Gama)Embarcação pode ser alugada (Foto: Sandro Gama)
 
Para a prática da vela na categoria recreacional, a mesma ensinada a Giovanna Ewbank, são necessárias uma embarcação e blusa com proteção contra os raios solares. O aluguel do barco é encontrado a partir de R$ 120,00 por hora, já a roupa custa, em média, R$130,00. O veleiro também pode ser comprado, em média, por 3 mil reais. 
    
BENEFÍCIOS PARA O CORPO

A iniciação náutica trabalha as musculaturas do quádriceps, bíceps e abdômen. A modalidade também trabalha a concentração, o reflexo e a coordenação motora. Para crianças, o esporte também traz disciplina e autoconfiança.

*Agradecimentos especiais ao Iate Clube Rio de Janeiro e à escola CL Vela. 

 
saiba mais

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/treinos/guia/esportes-de-verao-giovanna-ewbank-enfrenta-o-mar-e-aprende-velejar.html

Nenhum comentário: