sexta-feira, 17 de maio de 2013

Rockhold parte para cima, e Belfort o empurra para longe após pesagem


Incomodado com incidente da encarada na coletiva de imprensa, americano pressiona brasileiro na véspera do UFC no Combate 2, em Jaraguá do Sul

Por Jaraguá do Sul, SC


A encarada pós-coletiva de imprensa do UFC no Combate 2 foi só uma prévia do que viria na pesagem desta sexta-feira. Após reclamar da postura de Vitor Belfort na véspera, quando o brasileiro tentou encostar o punho no seu queixo, o americano Luke Rockhold resolveu colocar pressão no adversário. O ex-campeão do Strikeforce andou para frente e se encostou no carioca, que o empurrou para longe. Os dois foram rapidamente separados pela organização e Rockhold foi retirado do palco
.
O clima apenas esquentou para o evento principal do UFC no Combate 2, neste sábado em Jaraguá do Sul (SC). O canal Combate transmite ao vivo, com exclusividade, a partir de 17h30m (horário de Brasília), e o COMBATE.COM acompanha em Tempo Real a partir do mesmo horário, além de exibir em vídeo a primeira luta, entre os pesos-leves Lucas Mineiro e Jeremy Larsen.

Vitor Belfort empurrão pesagem UFC Luke Rockhold (Foto: Ivan Raupp)Vitor Belfort empurra Luke Rockhold para longe na encarada pós-pesagem do UFC (Foto: Ivan Raupp)

Luke Rockhold entrou no palco com cara de poucos amigos, sob vaias e gritos de "Uh, vai morrer". Ele pediu a toalha para cobri-lo ao tirar a cueca e subir à balança, e bateu 84,4kg, dentro do limite de tolerância para o peso-médio. Em seguida, foi a vez de Vitor Belfort entrar, levantando o público. O carioca tirou o boné e o gorro e enfim revelou seu novo corte de cabelo, um moicano baixo na frente e mais cheio na nuca. De cueca, ele também marcou 84,4kg. Após se reidratar e colocar a bermuda, Belfort se posicionou para a encarada, e Rockhold partiu para cima dele, se encostando no rival e usando sua vantagem de altura para ameaçá-lo. O brasileiro não perdeu tempo e o empurrou para longe. Empolgado, bateu o punho no peito e levantou o público presente na Arena Jaraguá, enquanto seu adversário era retirado do palco.

MMA Rockhold sendo tirado do palco pesagem UFC (Foto: Marcelo Russio)Rockhold é retirado do palco da pesagem após a confusão com Belfort (Foto: Marcelo Russio)

Muitas 'cabaninhas' para lutadores nus


O clima de tensão surgiu logo na primeira encarada da pesagem. O brasileiro Lucas Mineiro, que bateu 69,4kg, bem abaixo do limite do peso-leve, chegou bem próximo do americano Jeremy Larsen após subir à balança. Outro brasileiro, John Lineker, foi o primeiro a precisar tirar a cueca e ficar nu para bater o limite da categoria mosca: 57,2kg, incluindo uma libra (455g) de tolerância em lutas que não valem cinturão. Iuri Marajó, bastante abatido pelo corte de peso, registrou 61,9kg em sua primeira tentativa. Após tirar seus colares e cueca, conseguiu marcar 61,8kg.

O americano John Cholish foi o primeiro estrangeiro a requisitar a cobertura das toalhas para tirar a cueca e subir à balança. Cholish, todavia, não conseguiu bater o limite nem assim, ficando pouco mais de 100g acima da tolerância dos pesos-leves, com 70,9kg. Ele recebeu um prazo de uma hora para perder o peso extra, ou perderia uma porcentagem de sua bolsa. Seu adversário, o potiguar Gleison Tibau, marcou 70,8kg sem problemas. Outro americano, Mike Rio, também ficou nu para subir à balança, mas bateu os 70,8kg para o confronto com Francisco Massaranduba, que ficou bem abaixo do limite, com 69,9kg.


Único atleta catarinense do UFC no Combate 2, João Zeferino entrou com a bandeira de Santa Catarina e foi ovacionado pela torcida. Ele marcou o valor exato da categoria médio, com 83,9kg. Seu adversário, o também brasileiro Rafael "Sapo" Natal, marcou 84,4kg. Em seguida, o carioca Rafael dos Anjos subiu ao palco de casaco e duas camisas, uma delas com uma mensagem pedindo a manutenção da luta olímpica no programa dos Jogos Olímpicos. Estrela do coevento principal, Ronaldo Jacaré entrou fazendo seu gesto característico, imitando a boca de um jacaré. Na encarada, porém, manteve distância ao americano Chris Camozzi.

Confira os pesos marcados por cada um dos lutadores nesta sexta-feira:

CARD PRINCIPAL

Pesos-médios (até 84,4kg)*: Vitor Belfort (84,4kg) x Luke Rockhold (84,4kg)
Pesos-médios (até 84,4kg)*: Ronaldo Jacaré (84,4kg) x Chris Camozzi (84,4kg)
Pesos-leves (até 70,8kg)*: Rafael dos Anjos (70,8kg) x Evan Dunham (70,8kg)
Pesos-médios (até 84,4kg)*: Rafael Natal (84,4kg) x João Zeferino (83,9kg)


CARD PRELIMINAR


Pesos-penas (até 66,2kg)*: Hacran Dias (66,2kg) x Nik Lentz (66,2kg)
Pesos-leves (até 70,8kg)*: Francisco Massaranduba (69,9kg) x Mike Rio (70,8kg)
Pesos-leves (até 70,8kg)*: Gleison Tibau (70,8kg) x John Cholish (70,9kg)***
Pesos-meio-médios (até 77,6kg)*: Paulo Thiago (77,1kg) x Michel Trator (77,6kg)
Pesos-galos (até 61,7kg)*: Iuri Marajó (61,8kg)** x Iliarde Santos (60,8kg)
Pesos-meio-pesados (até 93,4kg)*: Fábio Maldonado (93kg) x Roger Hollett (92,5kg)
Pesos-moscas (até 57,2kg)*: John Lineker (57,2kg) x Azamat Gashimov (57,2kg)
Pesos-moscas (até 57,2kg)*: Jussier Formiga (57,2kg) x Chris Cariaso (57,2kg)
Pesos-leves (até 70,8kg)*: Lucas Mineiro (69,4kg) x Jeremy Larsen (70,3kg)


* Valores-limite das categorias já com uma libra (455g) de tolerância para lutas que não valem cinturão

** Marcou 61,9kg na primeira tentativa

*** Cholish tem uma hora para perder cerca de 100g e bater limite do peso

banner ufc combate (Foto: GLOBOESPORTE.COM)

Nenhum comentário: