sexta-feira, 17 de maio de 2013

Mineirão inaugura usina solar que vai gerar 10% da energia gasta no estádio


O restante da produção vai entrar na rede comercial da estatal elétrica de  MG. Também está prevista a construção de uma geradora no Mineirinho

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

O Mineirão é o primeiro dos estádios brasileiros para a Copa do Mundo de 2014 a ter instalado uma usina de energia solar. Nesta sexta-feira foi realizada a cerimônia de entrega da Usina Solar Fotovoltaica (USF). Da energia que será gerada, que tem o potencial para abastecer até 900 residências, 10% será usada no próprio estádio.

sistema de energia solar do Mineirão (Foto: Divulgação/Secopa)Mineirão: estádio vai gerar 10% da própria energia consumida (Foto: Divulgação/Secopa)

O estádio tem uma potência instalada de 1,42 MWp, e a energia gerada será distribuída e comercializada pela rede da Cemig, estatal responsável pelo abastecimento em Minas Gerais, que agora conta com um subestação no estádio. O Mineirinho também receberá uma usina de energia solar, com 1,1 MWp, mas o processo ainda está na elaboração do edital.

O coordenador do projeto, Alexandre Heringer Liboa, explica que a usina estará operando comercialmente já na Copa das Confederações. Ele conta ainda que o aeroporto de Confins, na Grande BH, também pode receber a usina de energia solar.

- O projeto visa também promover a eficiência energética nos estádios mineiros. Outra edificação que poderá receber uma usina solar fotovoltaica é o Aeroporto Internacional de Confins.
A usina começou a ser montada no último mês de 2012, com a impermeabilização da cobertura e a instalação das placas fotovoltaicas.

Reutilizando

Nas obras de reforma estádio, as árvores derrubadas foram transformadas em arte, o concreto retirado foi utilizado na pavimentação de municípios vizinhos à capital mineira, e 250 mil metros cúbicos de terra foram utilizados em áreas degradadas pela mineração em municípios da região metropolitana. Além disso, as cadeiras antigas retiradas foram aproveitadas em estádios do interior de Minas Gerais. Já a grama retirada do Mineirão foi replantada no bairro Horto, onde fica localizado o estádio Independência.



Nenhum comentário: