sexta-feira, 17 de maio de 2013

Neymar teme 'efeito Robinho', se cala e aguarda Santos se posicionar


Craque quer ficar até 2014 e mantém silêncio para não causar impressão errada sobre saída. Peixe deseja venda imediata para lucrar

Por Marcelo Hazan Santos, SP

saiba mais
"Enquanto o Santos não se posicionar, eu não posso fazer nada. A venda não vai partir da gente."
A frase de Neymar da Silva Santos, pai do atacante, diz mais do que aparenta. A maior preocupação dele e do próprio atleta é não prejudicar a sua imagem. Tranquilo, o camisa 11 deseja cumprir seu contrato até julho de 2014, quando terá 100% dos direitos econômicos nas mãos. Em meio à mudança de postura do Peixe, que, pela primeira vez admite nos bastidores a possibilidade de liberar seu astro imediatamente para poder lucrar com a negociação, o jogador de 21 anos aguarda uma posição oficial do clube. Seja um documento admitindo o interesse pela venda ou um pronunciamento.

A cautela tem motivo. Neymar e seus representantes temem que alguma palavra mal colocada passe a falsa impressão de que o atleta esteja forçando a saída. O zelo é pelo temor do "efeito Robinho". O camisa 11 não quer ver sua imagem prejudicada como a do ídolo, que anunciou sua ida para o Real Madrid, em 2005, antes do Peixe concluir a negociação e se recusou até treinar para forçar o clube da Vila Belmiro a vendê-lo.


Neymar Santos treino (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)Neymar vai deixar para o Santos anunciar a venda (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)

Revoltados com a atitude do Rei das Pedaladas, alguns torcedores do Peixe que faziam a campanha "Fica, Robinho", com faixas e adevisos, lançaram o movimento "Vaza, Robinho". Após negociações conturbadas, o Rei das Pedaladas aceitou jogar algumas partidas pelo clube e depois foi para a Espanha. Ver esse filme repetido é tudo o que Neymar não quer.

Apesar da reunião do diretor de futebol do Barcelona, Raul Sanllehí, com seu pai, além dos contatos de dirigentes do Real Madrid, Neymar sequer se movimenta para deixar o Brasil. Ele vai querer uma boa compensação financeira para mudar seus planos e sair no meio deste ano, já que, por enquanto, ele está convencido de que tem de cumprir seu contrato para ter os 100% dos seus direitos.

O Santos, dono de 55% dos direitos econômicos, aguarda uma oferta de peso para aceitar a transferência. O número desejado é de 50 milhões de euros (R$ 131 milhões) para vender o camisa 11 imediatamente, algo que o Comitê de Gestão já admite. A viagem do vice-presidente Odílio Rodrigues à Espanha durante a semana foi o primeiro passo dado pelo clube nesse sentido.

Paralelamente a isso, o Grupo DIS, dono de 40% dos direitos, também aguarda um contato dos interessados. De acordo com Delcir Sonda, presidente do DIS, a empresa tem interesse na negociação, mas quer ser ressarcida de maneira adequada - o Terceira Estrela S/A (Teisa), grupo de investidores santistas, é o dono dos 5% restantes.

Barcelona, Real Madrid, Bayern de Munique ou outro destino? Segundo pessoas ligadas a Neymar, o certo é que nenhuma transferência será anunciada nos próximos dias, mesmo após a final do Paulistão entre Santos e Corinthians, domingo, na Vila Belmiro.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2013/05/neymar-teme-efeito-robinho-se-cala-e-aguarda-santos-se-posicionar.html

Nenhum comentário: