sexta-feira, 17 de maio de 2013

América-MG faz três na Ressacada, elimina o Avaí e agora encara o Inter

Após derrota por 1 a 0 em casa, na partida de ida, Coelho surpreende em Florianópolis e avança na Copa do Brasil sob o comando de Fábio Júnior


 A CRÔNICA

por Marcelo Silva
os
A noite fria em Florianópolis, nesta quinta-feira, fez apenas uma vítima. Não foram os sulistas, acostumados com a temperatura, que chegou aos 15 graus, que se aproveitaram do clima gelado. Precisando ao menos de um gol para evitar os pênaltis, o América-MG usou o forte vento a seu favor para se recuperar da derrota em casa e avançar à terceira fase da Copa do Brasil com um incontestável 3 a 0 sobre o Avaí, na Ressacada.

Até parecia que os anfitriões precisavam do resultado. Respaldado pela vitória por 1 a 0 no jogo de ida, em Belo Horizonte, o time catarinense criou as primeiras chances do jogo, mas sem concluir a gol. Do outro lado, o Coelho soube aproveitar suas chances. No primeiro tempo, o oportunista Fábio Júnior fez o primeiro. Na etapa final, Leandro Ferreira contou com o desvio de Alê para marcar o segundo, antes de Fábio Júnior marcar de pênalti o terceiro da sua equipe e sacramentar a vaga.
Na próxima fase, o América-MG vai enfrentar o Internacional, que eliminou o Santa Cruz ao vencer por 2 a 0, no Centenário - no primeiro confronto, no Arruda, empate sem gols. A primeira partida da terceira fase da competição ainda não tem data e local definidos. A partir desta fase não é mais possível ao time que joga fora de casa eliminar a partida de volta caso vença por dois ou mais gols de diferença.
gol América-MG x Avaí (Foto: Cristiano Andujar / Ag. Estado)Fábio Júnior comemora o primeiro gol da partida, com os (Foto: Cristiano Andujar / Ag. Estado)

Oportunismo e primeiro gol do Coelho

O Avaí começou assustando logo de casa. Aos cinco minutos, após falta cobrada por Marquinhos, Eduardo Costa escorou de cabeça para o meio da área e achou Roberson, que chutou fraco. A bola tinha endereço certo, mas Neneca botou para escanteio. Na cobrança, Higor pegou belo chute de primeira e tirou tinta da trave.

O América respondeu aos 11, com Fábio Júnior. O veterano atacante se colocou nas costas de Leandro Silva, recebeu a bola e bateu forte, cruzado, para levar perigo a Diego. O time catarinense tentava responder, se impor em casa, mas Fábio Júnior não parecia se importar. Aos 32, o atacante foi oportunista ao aproveitar desvio de cabeça após escanteio para colocar no placar o 1 a 0 que levaria a decisão da vaga para os pênaltis.


Avaí x América-MG Fábio Júnior Leandro Silva e Eduardo Costa (Foto: Jamira Furlani/ Avaí FC)Fábio Júnior marcou dois: o primeiro e o terceiro
  (Foto: Jamira Furlani/ Avaí FC)

Coelho aumenta e garante classificação

O Avaí ainda não estava eliminado, e bastava um golzinho para esfriar os ânimos dos visitantes. Assim, iniciou a segunda etapa imprimindo um ritmo mais forte. Aos dois minutos, Marquinhos recebeu na meia lua e arriscou o primeiro chute, desviado pela zaga. Reis quase fez a torcida soltar o grito de gol aos 11, ao cabecear na trave esquerda de Neneca, que nada poderia fazer se a bola tivesse endereço certo.

Mas o Coelho não tinha nada a ver com a pontaria descalibrada da equipe azul. E soube aproveitar mais um erro do adversário. Um minuto depois, tratou de esquentar o jogo. Pablo parecia ter o controle da jogada, mas escorregou com a chegada de Rodriguinho. O 10 do Coelho botou na área para Danilo, que rolou para o chute de fora de Leandro Ferreira. A bola desviou em Alê e enganou Diego. Assim como o camisa 1 do América-MG, o goleiro do Avaí não poderia fazer nada. Só que a bola estava no fundo das redes: 2 a 0.

Incrédula, a torcida catarinense passou a gritar "olé" a cada toque da equipe mineira. Nervoso, o time catarinense mostrava-se sem reação. Fábio Júnior quase fechou a conta aos 32. Estava sozinho na área quando Diego deu rebote, mas foi displicente com um toque fraco. Facilitou nova defesa do arqueiro rival. Não deu para animar o torcedor. O Avaí precisa de dois gols, fazer em menos de 15 minutos o que não havia conseguido em 75. Tirando a bola na trave, não havia razão para esperança.

Fábio Júnior, então, teve a chance de se redimir do lance digno do "Inacreditável Futebol Clube". Aos 36, Leandro Silva derrubou Willians na área. Pênalti bem marcado que o veterano atacante cobrou forte, no meio do gol, e sacramentou a classificação mineira. De um lado, festa de um visitante indigesto. Do outro, gritos de "time sem vergonha" vindos da arquibancada selaram uma eliminação melancólica do Avaí.


FONTE:

Nenhum comentário: