sexta-feira, 17 de maio de 2013

Caçula da seleção, Lucarelli se inspira em Dante e já treina no sexteto titular


Fã do experiente ponteiro, mineiro busca espaço no time de Bernardinho

Por Helena Rebello Saquarema, RJ

A ascensão foi meteórica. Há apenas duas temporadas como titular na Superliga masculina, Lucarelli foi o maior pontuador da edição 2012/2013 com folgas. E, em um grupo renovado na seleção brasileira - que não conta com Murilo, lesionado -, o jovem mineiro já treina no sexteto que deve jogar na abertura da Liga Mundial. Muito exigente consigo mesmo, o ponteiro se espelha em Dante para trilhar um caminho vitorioso com a camisa do Brasil.

Lucarelli vôlei treino seleção (Foto: Divulgação / CBV)Lucarelli em treino da seleção: jovem ponteiro se espelha em Dante e treina como titular (Foto: CBV)

Dante estreou pela seleção brasileira ainda mais novo do que Lucarelli. Aos 19 anos, o goiano entrou para o grupo nacional e, na temporada seguinte, debutou em Olimpíadas em Sydney. De lá para cá, conquistou importantes títulos e medalhas, como o tricampeonato mundial, o ouro nos Jogos de Atenas e as pratas em Pequim e Londres. Enquanto via o ídolo pela televisão e iniciava sua trajetória nas quadras em Minas Gerais, Lucarelli sonhava ser profissional. Hoje, dividindo a quadra com Dante, mira o exemplo do companheiro para também colecionar troféus.

- Murilo e Dante sempre foram jogadores que eu apreciei bastante pelo estilo de jogo. O Murilo por ser um jogador completíssimo que passa muito bem, e o Dante mais pelo estilo, que acho que é mais parecido com o meu. Ele é definidor e mais magrinho também. Espero honrar essa oportunidade que o Bernardo está me dando aqui na seleção. Caso a oportunidade de jogar como titular surja, vou fazer o possível para ir bem. Estou aqui para trabalhar.


vôlei Lucarelli e Dante Maracanãzinho (Foto: Helena Rebello)Lucarelli e Dante conversam às vésperas da semi
da Superliga masculina (Foto: Helena Rebello)

No ano passado, Lucarelli debutou na Liga Mundial e viajou para a capital britânica com a equipe de Bernardinho em uma espécie de aclimatação durante as Olimpíadas. Mesmo sem atuar, o ponteiro viu a experiência como um divisor de águas. Logo depois, deu um novo salto na carreira, assumindo um papel mais central no elenco do Minas – tanto que marcou 462 pontos pelo time semifinalista da Superliga, mais do que qualquer outro atleta na competição.

- Na ida para Londres, mesmo sem ter jogado, eu pude assistir, aprender muito. Aquele clima me ajudou bastante. E nesta temporada eu peguei um pouco mais de responsabilidade no meu clube, e acho que isso ajudou no meu crescimento, a pegar experiência.  Na seleção estou chegando agora, aí falo um pouquinho menos também. Se alguma pessoa mais experiente comete algum erro, eu ainda não me sinto à vontade de cobrar. Conforme for pegando confiança eu começo a falar um pouquinho mais – disse o atleta, que defenderá o Sesi-SP na temporada 2013/2014.

O Brasil estreia pela Liga Mundial contra a atual campeã do torneio, a Polônia, em jogos que acontecerão entre os dias 7 e 9 de junho, fora de casa. A última vez em que a seleção brasileira masculina jogou contra o time comandado pelo italiano Andrea Anastasi foi pela fase final da Liga Mundial de 2012. Melhor para a equipe polonesa, que venceu a partida por 3 sets a 2.

O time de Bernardinho está no Grupo A, ao lado de Argentina (já classificada para a fase final como país sede),  Estados Unidos, França e Bulgária. Os três países com mais pontos nos Grupos A e B, definidos com base na posição de cada seleção no ranking mundial em 13 de agosto de 2012, e o primeiro colocado do Grupo C completam os participantes da fase decisiva do torneio, que será disputada em Mar del Plata.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/05/cacula-da-selecao-lucarelli-se-inspira-em-dante-e-ja-treina-no-sexteto-titular.html

Nenhum comentário: