sexta-feira, 17 de maio de 2013

Cria tricolor, Cristóvão Borges é o novo técnico do Bahia


Quarto treinador do clube na temporada foi bicampeão estadual como jogador em 77 e 78

Por Eric Luis Carvalho Salvador

Cristóvão Vasco especial (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Cristóvão vai comandar o time onde começou a
carreira (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)

Em meio à crise, o Bahia tenta se organizar para salvar a temporada. A primeira medida é o anúncio de um novo treinador. E o nome é Cristóvão Borges.

O cargo estava vago desde a saída de Joel Santana, demitido na última segunda-feira, após a humilhante goleada de 7 a 3 sofrida para o Vitória, na primeira partida da decisão do Campeonato Baiano. Cristóvão será o quarto técnico do Bahia na temporada. Além de Joel e o auxiliar técnico Eduardo Barroca, Jorginho também comandou o Tricolor.

Cristóvão já tem história no Bahia: o treinador é cria do Tricolor. Ele começou a carreira de jogador no time e foi bicampeão estadual em 1977 e 1978.

Baiano de Salvador, Cristóvão tem 53 anos e está há oito meses sem treinar, desde que deixou o Vasco, no início de setembro de 2012. Ele dirigiu a equipe cruzmaltina em 78 partidas, com 41 vitórias,18 empates e 19 derrotas, um aproveitamento de 60,2% dos pontos disputados.

Sob o comando de Cristóvão, o Vasco foi vice-campeão brasileiro de 2011, chegou à semifinal da Copa Sul-Americana do mesmo ano e foi vice-campeão também da Taça Guanabara e Taça Rio de 2012. Além disso, quebrou um recorde ao se manter no G-4 por 48 rodadas consecutivas. Em 2011, o treinador dividiu com Ricardo Gomes, de quem era auxiliar até agosto daquele ano, o prêmio de melhor técnico do Campeonato Brasileiro.


O fato curioso é que Cristóvão deixou o Vasco após a equipe carioca sofrer uma goleada para o Bahia, por 4 a 0, no ano passado, em São Januário. Em 2013, o técnico esteve perto de acertar com o Náutico, mas as negociações não avançaram.

No Bahia, o treinador terá que enfrentar muitos problemas para comandar a equipe durante o Campeonato Brasileiro. Somente na última semana, 14 atletas foram dispensados, e a lista pode aumentar.

Neste domingo, o Tricolor decide o Campeonato Baiano contra o Vitória no Barradão. A equipe será comandada pelo preparador físico Dudu Fontes. Desde o último domingo, quando foi humilhado pelo maior rival na Arena Fonte Nova, o Bahia perdeu o diretor de futebol Paulo Angioni e técnico Joel Santana, além de ter liberado o auxiliar técnico Eduardo Barroca, que pediu licença para resolver problemas particulares, mas também não deve continuar no clube.

Para piorar, a torcida protesta contra a atual diretoria e tem promovido a campanha Público Zero. Na última quarta-feira, na Arena Fonte Nova, pouco mais de mil torcedores compareceram ao estádio para apoiar o time na vitória de 1 a 0 sobre o Luverdense. Ingressos gratuitos foram distribuídos para minimizar os efeitos do protesto. Apesar do triunfo, o Bahia não conseguiu avançar na competição nacional, somando mais um vexame na temporada. Com a crise dentro de campo, conselheiros, políticos, artistas e torcedores se organizam para tentar mudanças administrativas no clube. Nesta sexta-feira, torcedores contrários à atual direção vão lançar um projeto alternativo ao de Marcelo Guimarães Filho, em um evento na capital baiana.

Clique aqui e assista a vídeos do Bahia

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/bahia/noticia/2013/05/cria-tricolor-cristovao-borges-e-o-novo-tecnico-do-bahia.html

Nenhum comentário: