sexta-feira, 17 de maio de 2013

Djokovic fica a um game da semi em Roma, mas é derrotado por Berdych


Tcheco reage no segundo set, vira e elimina número 1 do mundo. Sexto do ranking enfrenta David Ferrer ou Rafael Nadal na próxima fase do torneio

Por SporTV.com Roma

Novak Djokovic Masters 1000 de Roma (Foto: EFE)Derrota para Berdych foi a quarta de Djokovic
na temporada (Foto: EFE)

Novak Djokovic teve a oportunidade de fechar a partida contra Tomas Berdych nesta sexta-feira, pelas quartas de final do Masters 1000 de Roma, em um game de serviço no segundo set. Foi justamente nessa hora que o sérvio foi quebrado pela primeira vez no jogo. E a chance desperdiçada foi fatal para o número 1 do mundo. Com uma reação após estar perdendo por 5/2 na segunda parcial, o tcheco virou o duelo a seu favor e tirou o líder do ranking da competição por 2 sets a 1 (2/6, 7/5 e 6/4).

Foi a quarta derrota de Djokovic em 32 partidas nesta temporada. Anteriormente, ele havia perdido para Juan Martín del Potro (semifinal do Masters 1000 de Indian Wells), Tommy Haas (oitavas do Masters 1000 de Miami) e Grigor Dimitrov (segunda rodada do Masters 1000 de Madri).

Já Berdych quebrou um tabu de quase três anos contra o sérvio. A última e única vitória do tcheco contra o número 1 do mundo até então fora em julho de 2010, nas semifinais do Grand Slam de Wimbledon. O sérvio tem 13 vitórias no confronto direto.

Berdych pega nas semifinais em Roma o vencedor do duelo de espanhóis entre Rafael Nadal e David Ferrer, que jogam na manhã desta sexta-feira, com transmissão ao vivo do SporTV2.
O SporTV2 também transmite ao vivo as semifinais do Masters 1000 de Roma neste sábado, a partir das 11h (horário de Brasília).

Tomas Berdych Masters 1000 de Roma (Foto: Reuters)Após quase três anos, Berdych superou Djokovic pela segunda vez na carreira (Foto: Reuters)

O jogo

Djokovic foi muito bem no saque. Sacando 70% das vezes no primeiro serviço no primeiro set, o sérvio teve um aproveitamento de 86%. Ele até provocou uma leve depressão em um dos fundos da quadra no começo do jogo. Na devolução, Nole também dificultava a vida de Berdych, que pontua apenas em 52% das vezes em que sacou de primeiro serviço. Matando os pontos rapidamente, o sérvio conquistou duas quebras para sair na frente da partida.


No segundo set, Djokovic junto uma pitada de sorte à regularidade em quadra. Depois de conseguir o break point no sexto game em um erro não forçado do adversário, em que a bola saiu por milímetros, o sérvio mandou uma devolução em que a bola bateu na fita e passou para o outro lado sem qualquer chance de Berdych chegar nela. Com 5/2 a favor, o número 1 do mundo estava a um set de confirmar presença nas semifinais, mas permitiu que o tcheco não só quebrasse o serviço de Djokovic quando o sérvio sacava para o jogo como empatasse o duelo em sets. Berdych melhorou tanto na reação que terminou o segundo set com um aproveitamento de 90% nos pontos de primeiro serviço.

O 6º do ranking manteve a pegada e conseguiu uma quebra logo no terceiro game do set decisivo. Djokovic tentou devolver no game seguinte, teve uma chance, mas viu Berdych fazer 3/1 finalizando de voleio. O tcheco procurou fazer Nole se movimentar de um lado a outro da quadra e foi confirmando os serviços dessa maneira. Quando sacou para o jogo, Berdych fez logo o 40-0, mas desperdiçou os três match points. Apesar da pequena sobrevida de Djokovic, o tcheco garantiu a vaga nas semifinais com o quinto ace dele na partida.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2013/05/djokovic-fica-um-game-da-semi-em-roma-mas-e-derrotado-por-berdych.html

Nenhum comentário: