sexta-feira, 17 de maio de 2013

Real e Atlético decidem Copa do Rei no possível último grande ato de Mou


Na iminência de encerrar a sua era no time merengue, treinador português sequer foi à entrevista coletiva. Colchoneros tentam acabar com longo jejum

Por GLOBOESPORTE.COM Madri

José Mourinho foi anunciado como técnico do Real Madrid há praticamente três anos. Então recém campeão da Liga dos Campeões com o Internazionale de Milão, o treinador português desembarcava na capital espanhola com um currículo que prometia sucesso. Não apenas dentro de campo, com troféus dos mais variados espalhados pelo museu do clube. Foi por seu talento em controlar os egos do vestiário que o luso também ficou conhecido - fato que o ajudou a colocá-lo entre os maiores do ramo nos últimos anos. Quase 1.100 dias se passaram e ele está próximo de encerrar a sua era no time merengue sem ter cumprido com todo o seu objetivo. Títulos podem ser quatro: bastaria a Cristiano Ronaldo e companhia manterem o retrospecto diante do rival Atlético de Madri na grande decisão da Copa do Rei, nesta sexta-feira, a partir das 16h30m (de Brasília), no Santiago Bernabéu. O GLOBOESPORTE.COM acompanhará o jogaço em Tempo Real.

José Mourinho técnico Real Madrid (Foto: Getty Images)José Mourinho terá possivelmente o seu último grande ato como técnico Real Madrid (Foto: Getty Images)

O estádio, desta vez inicialmente um palco neutro, receberá 70 mil pessoas num clássico que nos últimos 14 anos viu apenas o Real sorrir. São ao todo 25 jogos de invencibilidade para os blancos, contabilizando o duelo no Vicente Calderón, no fim de abril, que terminou com triunfo dos comandandos de Mourinho por 2 a 1 mesmo sem a presença de craques como Cristiano Ronaldo e Özil. A última vitória dos colchoneros aconteceu ainda no último milênio, em 30 de outubro de 1999, com a vitória por 3 a 1.

- Esse tabu não nos afeta em nada. Eu aposto na força do grupo e sei que podemos ganhar. Que seja de um a zero, apenas um gol pode ser suficiente. O que importa é a vitória. Eles têm muitos jogadores de qualidade, mas nós temos o Falcao e sabemos que ele pode decidir a partida em qualquer momento - disse o brasileiro Diego Costa, artilheiro da Copa do Rei com sete gols.

Mou 'dá bolo' em jornalistas

O possível último grande ato de Mourinho começou na antes mesmo de a bola rolar. O treinador optou por não seguir o protocolo e deu um "bolo" na imprensa, que o aguardava para a entrevista coletiva. Tampouco o auxiliar Aitor Karanka foi escolhido como substituto. Sobrou para o zagueiro e capitão Sergio Ramos, que tratou de esfriar mais uma polêmica envolvendo o nome do português no Real Madrid.

Sergio Ramos coletiva Real Madrid (Foto: EFE)Sergio Ramos foi o substituto de José Mourinho na
entrevista coletiva pré-decisão (Foto: EFE)

- Se estou aqui é por causa de alguma coisa. Não tem que criar debates. Vem um capitão, e não está nada mal. Não tenho curiosidade para saber por que ele não veio - afirmou.

A declaração deixa exposta uma crise de relacionamento já duradoura entre Mourinho e o elenco merengue. Especulado no Chelsea há meses, a imprensa trata como certa a sua volta a Londres a partir da próxima temporada. Os torcedores dos Blues também se manifestaram a favor do seu retorno. Na Inglaterra os atritos são menores, apesar dos muitos tabloides sensacionalistas, e o relacionamento entre o português e os jornalistas, em geral, é de cordialidade - um dos pontos apontados por Mou para o seu desapontamento na Espanha.

Mourinho ainda tem a chance, porém, de sair por alto. Apesar de fracassar nas três semifinais de Liga dos Campeões e perder dois Campeonatos Espanhóis para o Barcelona - o último com três rodadas de antecedência -, a Copa do Rei diante de um rival poderia salvar a temporada merengue.

cristiano ronaldo real madrid treino (Foto: Agência EFE)Cristiano Ronaldo em treino do Real Madrid na última quinta-feira (Foto: Agência EFE)

Varane desfalca os merengues

O Real Madrid terá apenas um desfalque: o zagueiro francês Raphael Varane, que lesionou o joelho direito no último fim de semana e estará longe dos gramados até o fim da temporada. Ele deverá ser substituído por Raul Albiol. Sergio Ramos, que chegou a ser dúvida por conta de dores musculares, tem condições de jogo.
- Será um jogo muito complicado. A Copa do Rei é a última competição na qual ainda podemos levantar um troféu. Em caso de derrota, podemos dizer que a temporada foi um fracasso em termos de títulos, mas cada um pode se orgulhar do comprometimento mostrado, principalmente na partida de volta contra o Borussia Dortmund - contou o defensor.

Diego Costa Atlético de Madri (Foto: Reuters)Diego Costa é o artilheiro da Copa do Rei (Reuters)

Já o Atlético espera encerrar 2012/2013 assim como começou. O início de temporada foi arrasador, com o título da Supercopa Europeia, com direito a goleada de 4 a 1 sobre o Chelsea, e um grande primeiro turno no Campeonato Espanhol, com 100% de aproveitamento nas partidas que disputaram em casa. Muito tempo vice-líder da liga atrás do Barça, o time acabou perdendo o fôlego, mas está firme da terceira posição, que garante a classificação direta para a Liga dos Campeões.

Real e Atlético já fizeram a final da Copa do Rei quatro vezes e o retrospecto é favorável aos merengues, que venceram três. Eles também têm o dobro de títulos na competição (18 contra nove), mas continuam muito atrás do Barça (26). O técnico Diego Simeone não quer saber de retrospectos.

- Eles são melhores do que nós, mas em decisão tudo é diferente. Sempre jogamos com muita raça e humildade e são esses valores que vão nos ajudar a vencer - encerrou o argentino.

Confira as prováveis escalações:

Real Madrid: Diego López, Essien, Sergio Ramos, Albiol e Coentrão; Khedira e Xabi Alonso; Di María, Özil e Cristiano Ronaldo; Benzema. Técnico: José Mourinho.

Atlético de Madri: Courtois, Juanfran, Miranda, Godín e Filipe Luis; Mario Suárez e Gabi; Diego Costa, Koke e Arda Turan; Falcao. Técnico: Diego Simeone.
  •  
Falcao García Atlético de Madri (Foto: EFE)Falcao García é a grande arma do Atlético de Madri na decisão no Santiago Bernabéu (Foto: EFE)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2013/05/real-e-atletico-decidem-copa-do-rei-no-possivel-ultimo-grande-ato-de-mou.html

Nenhum comentário: