terça-feira, 20 de maio de 2014

Termogênico aumenta a disposição, mas deve ser utilizado com cuidado

Suplementos nutricionais à base de cafeína são indicados para atletas que esperam obter melhora do treinamento, desde que não se exagere na dose


Por São Paulo



O cansaço é hoje uma queixa apresentada com incidência muito elevada na população. Uma pesquisa encomendada por um grande laboratório farmacêutico, que teve a colaboração da Doutora Gerseli Angeli, chegou à constatação de que esta reclamação chega inclusive a ter repercussão na produtividade do trabalho.

Podemos entender que o cansaço é até um mecanismo de defesa. Quando a exigência física supera a capacidade de tolerância do corpo, a sensação de cansaço de certa forma evita que este limite de tolerância seja ultrapassado.

Mulher cansada euatleta (Foto: Getty Images)
Atleta cansada: cada vez mais o uso de 
termogênico é indicado, mas com 
ressalvas (Foto: Getty Images)

O problema é passar a existir um círculo vicioso, onde começa a prevalecer uma falta de disposição, uma sensação de "preguiça", que leva cada vez mais à regressão do nível de atividade física habitual, com consequente tendência à adoção de um padrão de vida cada vez mais sedentário.

Esta falta de atividade física vai potencializar a incidência de uma espécie de cansaço crônico com prejuízos invitáveis para a saúde e qualidade de vida. Esta falta de disposição leva algumas pessoas a buscar certos recursos para vencer este obstáculo, e o uso de estimulantes como os chamados termogênicos se torna cada vez mais prevalente.

Na realidade, o que é um termogênico? A ANVISA regulamenta no mercado brasileiro a comercialização de suplementos nutricionais à base de cafeína. Esses suplementos são consumidos por praticantes de atividades físicas que esperam obter o benefício de melhora da qualidade do treino, como resultado de uma maior disposição física.


saiba mais

Dos componentes dos termogênicos, o que de alguma maneira justifica o seu nome é a cafeína. Vale lembrar a necessidade de nunca exagerar na dose, pois a cafeína em excesso pode prejudicar a saúde. A ANVISA recomenda não ultrapassar dosagens de 300mg de cafeína por dose. O nome termogênico tem relação direta com um aumento do metabolismo induzido pela cafeína, tornando seu uso também direcionado a objetivos associados à redução de peso corporal.

É sempre importante alertar para o cuidado com certos produtos importados que também são denominados termogênicos, porém contém efedrina, que é terminantemente proibida pela ANVISA e tem efeitos muito prejudiciais à saúde, podendo causar prejuízo da qualidade do sono, arritmia cardíaca e dependência.


* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.

Turibio Barros (Foto: Editoria de Arte / EUATLETA.COM)


Saiba mais

Nenhum comentário: