segunda-feira, 5 de maio de 2014

Giro do Motor #6: Senna eterno, Rossi brilhante e festival de batidas nos EU

Semana teve homenagens ao saudoso Ayrton Senna, show de Valentino Rossi na MotoGP, domínio de Pedro Piquet na F-3 Brasil e acidentes em série na Nascar


Por Rio de Janeiro

Ayrton Senna e Brasil: combinação que inspirou toda uma geração (Foto: Norio Koike / ASE)Ayrton Senna e Brasil: combinação que inspirou toda uma geração (Foto: Norio Koike / ASE)

Nem mesmo a despedida precoce foi capaz de abalar o amor de um país por seu maior herói. Na semana que marcou os 20 anos da morte de Ayrton Senna, uma legião de fãs espalhados por todo o Brasil lembrou aquele que elevou o automobilismo à condição de paixão nacional. Mas as homenagens ao ídolo da Fórmula 1 não ficaram restritas à casa de Senna. O circuito de Ímola, na Itália, foi "invadido" por 20 mil pessoas, que fizeram questão de mostrar que a memória do piloto está mais viva do que nunca. Por todo o planeta, torcedores e pilotos exaltaram o Ayrton do Brasil, do mundo, de todos os povos.

Confira a seguir este e outros destaques da semana nos esportes a motor:

o cara


A carreira de Ayrton Senna acabou cedo demais, na curva Tamburello do circuito de Ímola. Mas, ano após ano, o legado do tricampeão mundial ganha mais força e admiração. O saudoso piloto, que se tornou a principal fonte de orgulho dos brasileiros em uma época de instabilidade e incertezas, conseguiu mobilizar nada menos que 20 mil pessoas na última quinta-feira, quando sua morte completou 20 anos. No palco do fatídico GP de San Marino de 1994, fãs e pilotos de diferentes gerações prestaram suas homenagens ao “chefe”, ao “rei”, ao “melhor de todos”, ao “herói”, ao “cara”.


Fãs de Senna em Imola (Foto: Rafael Lopes/Voando Baixo)
Fãs de Senna durante a homenagem ao 
saudoso piloto em Ímola (Foto: Rafael 
Lopes/Voando Baixo)

LIGEIRINHO 


Se as coisas andam um pouco repetitivas no lugar mais alto do pódio, Valentino Rossi chamou para si a responsabilidade de injetar uma dose cavalar de adrenalina na MotoGP. Não foi desta vez que o “Doutor” conseguiu desbancar o prodígio Marc Márquez, que venceu pela quarta vez e segue invicto na atual temporada. Mas o multicampeão italiano protagonizou um verdadeiro show na pista de Jerez de la Frontera, ao largar da quarta posição do grid, assumir a ponta por alguns instantes e acelerar ao máximo sua Yamaha para segurar o segundo lugar até o final, frustrando as ofensivas de Dani Pedrosa.


Após show na pista de Jerez, Valentino Rossi posa para foto ao lado de belas loiras (Foto: Reprodução / Instagram)
Após show na pista de Jerez, Valentino 
Rossi posa para foto ao lado de belas l
oiras (Foto: Reprodução / Instagram)



pelo brasil



Pedro Piquet vence novamente na F3 Brasil (Foto: Luca Bassani / Divulgação)Pedro Piquet vence novamente na F3 Brasil (Foto: Luca Bassani / Divulgação)

Assim como acontece atualmente na MotoGP, a Fórmula 3 Brasil está completamente dominada por um único piloto. Após três etapas, Pedro Piquet segue imbatível, sem sofrer qualquer ameaça por parte de seus adversários.
Na etapa de Brasília, o jovem de apenas 15 anos venceu as duas corridas disputadas no Autódromo Internacional Nelson Piquet, e se tornou o quarto integrante da família a triunfar na pista batizada com o nome de seu pai. O caçula do tricampeão de F-1 disparou na liderança do campeonato, ao somar 90 pontos de 90 possíveis, e ampliou para 34 pontos a vantagem sobre o vice-líder Bruno Etman.


brilho brasileiro
Com apenas 15 anos, Felipe Ortiz trilha um belo caminho na F-4 Sudam. No sábado, primeiro dia da rodada deste fim de semana, disputada em El Pinar, Uruguai, o piloto brasileiro largou da pole e, após sofrer ataques dos compatriotas Bruno Baptista e Enzo Bortoleto por 22 voltas, conseguiu cruzar a linha de chegada na frente. No domingo, a jovem promessa não teve a mesma sorte e abandou a prova ainda na primeira volta, após se envolver em acidente com Bortoleto. Com o segundo lugar nos dois dias, Bruno Baptista assumiu a liderança do campeonato, com 73 pontos - sete de vantagem sobre Ortiz.


O brasileiro Felipe Ortiz venceu a primeira prova da rodada dupla de El Pinar, pela F-4 Sudam  (Foto: Reprodução / Facebook)
O brasileiro Felipe Ortiz venceu a 
primeira prova da rodada dupla de 
El Pinar, pela F-4 Sudam (Foto: 
Reprodução / Facebook)

crash!!

As corridas da Nascar costumam ser um prato cheio para acidentes, mas a etapa deste domingo, em Talladega, no estado do Alabama, impressionou pela quantidade de carros envolvidos. Na volta 137, um “Big One” - expressão utilizada para acidentes com mais de cinco veículos - afetou o pole position Brian Scott, o líder do campeonato Jeff Gordon, além de Brad Keselowski, Michael Annett, Tony Stewart, Cole Whitt, Paul Menard, Matt Kenseth, Alex Bowman e Trevor Bayne. A 17 voltas para o fim, foi a vez de o atual campeão Jimmie Johnson, Kurt Busch, Joey Logano, David Ragan e Austin Dillon se envolverem em outro acidente coletivo. Quem se deu bem foi Denny Hamlin, que aproveitou a confusão para vencer sua primeira prova na temporada. 
Fim de semana da Nascar foi marcada por série de acidentes em Talladega (Foto: Getty Images)
Fim de semana da Nascar foi marcada 
por série de acidentes em Talladega 
(Foto: Getty Images)


rumo à f-1

A pouca idade não é empecilho para o holandês Max Verstappen. Aos 16 anos, o piloto se tornou o mais jovem a vencer uma prova da F-3 Europeia, ao triunfar na terceira corrida da rodada tripla de Hockenheim, na Alemanha. Largando da pole, Max acelerou de forma implacável e liderou de ponta a ponta. O garoto parece ter a velocidade no sangue: seu pai é o veterano Jos Verstappen, que disputou a Fórmula 1 entre 1994 e 2003, por equipes como Benetton, onde foi companheiro de Michael Schumacher, e Stewart, onde correu ao lado de Rubens Barrichello.

Aos 16 anos, Max Verstappen se tornou o mais jovem a vencer na F-3 Europeia (Foto: Divulgação )
Aos 16 anos, Max Verstappen se tornou 
o mais jovem a vencer na F-3 Europeia 
(Foto: Divulgação )


FONTE:

Nenhum comentário: