segunda-feira, 5 de maio de 2014

Aos 30 anos, morre vítima de câncer a ex-número 1 do tênis britânico

Afastada das quadras desde o fim do ano passado, Elena Baltacha sofria com doença crônica no fígado desde os 18, desenvolvendo um tumor malígno no início deste ano


Por Rio de Janeiro


Morreu neste domingo a ex-tenista Elena Baltacha, de 30 anos. A ucraniana de nacionalidade britânica lutava contra um câncer no fígado. Ela se aposentara do tênis no fim do ano passado por causa de uma doença crônica no mesmo órgão onde desenvolveu o câncer. Baltacha chegou a ser a número 49 do mundo.

Elena Baltacha (Foto: Getty Images)
Elena Baltacha não resistiu à luta 
contra o câncer (Foto: Getty Images)

A morte da ex-tenista foi anunciada pela Associação Britânica de Tênis (The Lawn Tennis Association). Baltacha foi a número 1 do Reino Unido entre 2009 e 2012. Conhecida como Bally, a britânica teve seu ápice em 2010, quando chegou à posição 49 do ranking da WTA. Em 2012, ela defendeu o Reino Unido nos Jogos Olímpicos de Londres.

Elena Baltacha sofria com problemas de saúde há pelo menos 12 anos. Aos 18, ela teve diagnosticada como portadora de colangite esclerosante primária, uma doença crônica no fígado. Apesar do problema, ela conseguiu estender a carreira até os 30.

Muito querida entre as tenistas do mundo inteiro, Bally vinha recebendo muitas mensagens de apoio da comunidade do tênis nos últimos meses. A ex-atleta era casada com o seu treinador Nino Severino.

- Nós éramos unidos pelo amor. Perdemos a nossa linda, talentosa e determinada Bally. Ela foi uma pessoa maravilhosa, que mexeu com muita gente por causa do seu espírito determinado e lutador - afirmou Severino ao jornal britânico Mail Online.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/05/aos-30-anos-morre-vitima-de-cancer-ex-numero-1-do-tenis-britanico.html

Nenhum comentário: