segunda-feira, 5 de maio de 2014

Favorito, Cruzeiro inicia a busca pelo bicampeonato no Mundial de Clubes

Campeão no ano passado, time comandado pelo técnico Marcelo Mendez entra em quadra nesta segunda-feira, no ginásio do Mineirinho, de olho em mais uma taça


Por Belo Horizonte

Wallace Cruzeiro vôlei final Superliga (Foto: Alexandre Arruda/CBV)Wallace no treino (Foto: Alexandre Arruda/CBV)

Ver o ginásio do alto do pódio foi uma rotina que o Cruzeiro se acostumou a ter desde outubro do ano passado. Na ocasião, jogando em Betim, a equipe conquistou pela primeira vez o Mundial de Clubes. Em seguida, ergueu o troféu do Campeonato Mineiro, da Copa Brasil, do Sul-Americano e da Superliga masculina. A partir desta segunda-feira, favoritos, os comandados do técnico Marcelo Mendez entram em quadra novamente em busca de mais uma taça para a sua coleção. O adversário de estreia no Mundial, que terá como palco o ginásio do Mineirinho, é o Guaynabo Mets, de Porto Rico. O confronto será disputado às 20h.

- Nossos adversários virão com ritmo de jogo. Eu conheço alguns jogadores desse time que jogaram pela seleção de Porto Rico e sei que também tem um venezuelano na equipe. É um time bom. Todos os clubes que jogam o campeonato mundial são bons. Temos que entrar pensando em jogo a jogo, concentrados, não teremos jogo fácil - disse o venezuelano Luis Diaz, substituto do cubano Leal, que se recupera de uma entorse leve no tornozelo.
 
A rodada terá como jogo de abertura o confronto entre UPCN, da Argentina, e Esperance Tunis, da Tunísia. Logo depois, medem forças Trentino, da Itália, e Al-Rayyan, do Catar, que recebeu um convite da Federação Internacional de Vôlei (Fivb). Campeão nas edições de 2009, 2010, 2011 e 2012, o time italiano também chega a Belo Horizonte como convidad, e sem mostrar a boa fase de outros tempos: foi eliminado nas quartas de final do campeonato nacional pelo Modena, do levantador Bruninho.

Mineirinho final Superliga (Foto: David Abramvezt)
Mineirinho será o palco do Mundial de 
Clubes a partir desta segunda (Foto: 
David Abramvezt)

Já o Belogorie Belgorod só entra em cena na terça. Depois de conquistar seu terceiro título na Liga dos Campeões da Europa, a equipe russa é apontada como uma dos favoritas no Mundial. No mesmo dia, o iraniano Matin Varamin terá seu primeiro compromisso exatamente diante dos anfitriões. Durante a preparação, o Cruzeiro fez dois amistosos contra a seleção brasileira. Venceu o primeiro e perdeu o segundo. 

No Mundial de Clubes, as oito equipes participantes estão divididas em dois grupos. Na primeira fase, se enfrentam dentro de suas chaves e as duas melhores de cada uma avançam às semifinais (1ºA x 2ºB e 1ºB x 2ºA). Os perdedores disputam o bronze. Os vencedores seguem para a final. 

os grupos

Grupo A
Cruzeiro (Brasil) - anfitrião e campeão sul-americano
Belogorie Belgorod (Rússia) - campeão europeu
Matin Varamin (Irã) - campeão asiático
Guaynabo Mets (Porto Rico) - indicado pela Norceca (Confederação da América do Norte, Central e Caribe)


Grupo B
Esperance Tunis (Tunísia) - campeão africano
UPCN (Argentina) - vice-campeão sul-americano
Al-Rayyan (Catar) - convidado
Trentino (Itália) - convidado 


Tabela de jogos
Segunda-feira (5/05)
14h – UPCN x Esperance Tunis
17h -  Trentino x Al-Rayyan
20h – Cruzeiro x Guaynabo Mets

Terça-feira(6/05)
14h – All-Rayyan  x Esperance Tunis
17h – Belogorie Belgorod x Guaynabo Mets
20h – Cruzeiro x Matin Varamin

Quarta-feira (7/05)
14h – Trentino x UPCN
17h – Matin Varamin x Guaynabo Mets
20h – Cruzeiro x Belogorie Belgorod

Quinta-feira (8/05)
14h – UPCN x Al-Rayyan
17h – Trentino x Esperance Tunis
20h – Belogorie Belgorod x Matin Varamin

Sexta-feira (9/05) - Semifinais
17h30min – 1º lugar grupo A x 2º lugar grupo B
20h30min – 1º lugar grupo B x 2º lugar grupo A

Sábado (10/05) - Finais
16h30min – Disputa de 3° lugar
19h – Final

Nenhum comentário: