sábado, 26 de abril de 2014

Brigas jurídicas e retorno de times tradicionais: vai começar a Série C

Competição convive com novelas na Justiça há quatro temporadas, e em 2014 não será diferente. Clubes como Fortaleza, Paysandu, Juventude e Guarani são atrações


Por Rio de Janeiro


Pelo quarto ano consecutivo, a Série C do Campeonato Brasileiro começará com a mesma protagonista: a Justiça. Antes mesmo do início do torneio, a tabela da competição já foi alterada. Punido pelo STJD, o Betim foi rebaixado para a Quarta Divisão do futebol brasileiro, e o Crac, que caiu para a Série D em 2013, herdou a vaga dos mineiros. Porém, o time punido promete continuar a briga para retornar à Terceirona. Em meio a tudo isso, quatro jogos dão o pontapé inicial da Série C de 2014 neste sábado. Mas imbróglios jurídicos não são novidades.


saiba mais
Desde 2011, a Terceira Divisão convive com longas novelas nos tribunais. Há quatro anos, o Joinville herdou a vaga do América-AM após os amazonenses serem punidos por escalação irregular de um jogador na Série D do ano anterior. Os catarinenses acabaram campeões da competição. No mesmo ano, o Brasil de Pelotas também foi punido pelo STJD por escalar um atleta irregularmente e foi rebaixado para a Quarta Divisão. No ano seguinte, a confusão foi maior.

Ao todo, cinco clubes entraram na justiça comum reivindicando um lugar na Série C: Brasil de Pelotas, Santo André, Rio Branco-AC, Araguaína e Treze. A batalha jurídica atrasou a Terceirona e a Série D por mais de um mês, e apenas os paraibanos ficaram com a vaga. Em 2012, tal decisão ainda fez efeito. Após acordo no Supremo Tribunal Federal (STF), o Rio Branco-AC foi incluído na competição, e a Série C teve 21 clubes.

Mogi Mirim x Santa Cruz Série C Romildão (Foto: Rafael Bertanha / E aí? Produções)
Em 2013, jogo das quartas de final entre 
Mogi Mirim e Santa Cruz foi suspensa 
por liminar obtida pelo Betim, que 
retornou à competição e foi eliminado 
pelo Tricolor: Série C coleciona 
imbróglios jurídicos (Foto: Rafael 
Bertanha / E aí? Produções)

Enquanto o Betim não consegue reverter a decisão jurídica, os 20 clubes se preparam para a competição, que conta com o retorno de alguns clubes tradicionais do futebol brasileiro, como Juventude, que estava na Série D há três temporadas, e Paysandu. Outros times entram em tal grupo, como Fortaleza e o campeão brasileiro Guarani. A presença de clubes tradicionais dá esperanças para a média de público do torneio – Fortaleza, Paysandu, Salgueiro, CRB e Botafogo-PB estiveram entre os 40 times com melhor média no futebol brasileiro em 2013.

O GloboEsporte.com apresenta as 20 equipes que disputam a Série C de 2014 com informações sobre o momento de cada clube. Confira:


Header_Materia_ASA_3 (Foto: Infoesporte)
O ASA não chegou à decisão do Campeonato Alagoano, mas venceu o último jogo das semifinais contra o CRB, no Rei Pelé, e deixou boa impressão. Para a missão de voltar à Série B, o técnico Beto Almeida recebeu quatro contratações. Foram apresentados recentemente o lateral-esquerdo Romano (ex-Veranópolis-RS), o volante Lucas (ex-CSA), o volante Glauber (ex-Veranópolis-RS) e o meia Jean (ex-Penedense). O destaque da equipe é o atacante Wanderson, jogador técnico e de velocidade, que também pode atuar centralizado na área.

Header Série C - Águia de Marabá (Foto: Editoria de Arte)
Ainda é difícil saber o que esperar do Águia de Marabá. A equipe disputou o Grupo Preliminar do Campeonato Paraense, mas não se classificou para a fase principal do estadual e por isso não joga partidas oficiais desde dezembro. O elenco paraense começou a ser montado apenas há duas semanas, e novas contratações ainda serão feitas, já que o grupo conta 19 jogadores. Para tentar o acesso, a diretoria conta com a experiência do técnico uruguaio Darío Pereyra, enquanto o recordista João Galvão, que ficou cinco anos à frente do time, agora assume uma função na diretoria. No elenco, destaque para o meia Gilmar – campeão da Copa Verde pelo Brasília – e o volante Felipe Baiano, que foi bem no Goianão pela Anapolina. 

Header_materia_BOTAFOGO-PB (Foto: Infoesporte)
Depois de um bom 2013 (campeão paraibano e da Série D), o Botafogo-PB começou o ano de forma tumultuada. Foi punido no início da Copa do Nordeste, devido à escalação irregular de dois jogadores, e teve problemas com seu estádio, o Almeidão, que foi interditado pelo STJD, mas reaberto após ordem da justiça comum. No torneio regional, o time foi eliminado na primeira fase. No estadual, que ainda está em seu segundo turno, o Belo está na terceira posição, fora da zona de classificação. Apesar da campanha irregular nas duas competições, o Alvinegro avançou na Copa do Brasil ao eliminar o Goiás. O time manteve a base do ano passado e apresenta como principal reforço para 2014 a contratação do atacante Frontini. Figuram ainda na equipe "medalhões" como o meia Lenílson (campeão brasileiro pelo São Paulo em 2006) e o atacante Warley (que tem passagem pela Seleção).

Header_Caxias_690 (Foto: Arte Esporte)
Após bater na trave em 2013, o Caxias começa a Série C embalado por um bom desempenho no Gauchão. O técnico Beto Campos, que chegou em meio ao estadual para o lugar de Picoli, foi o grande responsável pela campanha de recuperação até a semifinal. O clube manteve a base da equipe e buscou as contratações dos meias Bruninho e Lenílson, ambos do Passo Fundo. O destaque da equipe é o meia Wallacer, que tem participações efetivas com gols e é um dos xodós da torcida. O tradicional time grená não disputa a Série B desde 2005.

Header Série C - CRB (Foto: Editoria de Arte)

O CRB chegou às quartas de final do Nordestão, é finalista do estadual e vai iniciar a Série C confiante, após derrotar o São Paulo pela Copa do Brasil. A base do elenco é a mesma do ano passado e a principal mudança feita pela direção foi a troca do técnico Roberval Davino por Eduardo Souza, ex-auxiliar. O destaque da equipe é o volante Olívio, ponto de equilíbrio do Galo nesta temporada. Entretanto, a diretoria aposta no acesso e promete mais reforços à torcida.


Header_CRAC_690 (Foto: Arte Esporte)
Com a exclusão do Betim, punido com o rebaixamento, o Crac teve a participação na Série C confirmada quase que aos 45 minutos do segundo tempo. A diretoria, no entanto, garante que já esperava pela inclusão do clube, tanto que manteve a base do elenco que conseguiu evitar o rebaixamento no Goianão. As grandes apostas continuam sendo o atacante Nino Guerreiro e o meia Zotti. No comando, permanece Zé Roberto, técnico que levou o Leão do Sul ao vice-campeoanto da Série D em 2012. Entre os reforços contratados, destacam-se Araújo e Dinei, que haviam disputado o estadual por Goianésia e Aparecidense, respectivamente. 

Header_Cuiabá_690 (Foto: Arte Esporte)

O Cuiabá começou a temporada do zero. A equipe foi desfeita no fim de 2013 e iniciou o Campeonato Mato-grossense sob a desconfiança da torcida. Em apenas duas rodadas, já houve a troca de treinador. Saiu Gian Rodrigues e entrou Luciano Dias, que voltou ao time após dois anos. A mudança deu certo. O Dourado sagrou-se bicampeão mato-grossense e chega com ânimo para disputar sua terceira Série C seguida. O destaque da equipe é a defesa formada por Diego Macedo e Samuel. Apesar do bom retrospecto no estádio Presidente Dutra, em Cuiabá, a diretoria achou melhor mandar os jogos no Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde, que tem gramado de melhor qualidade. Enquanto a Arena Pantanal e o COT Barra do Pari não forem liberados, o time deve cair na estrada quando for mandante.


Header_DuqueCaxias_690 (Foto: ArteEsporte)
Rebaixado no Campeonato Carioca e eliminado precocemente na Copa do Brasil, o Duque de Caxias entra na Série C tentando esquecer o início de temporada ruim. Acostumado à dança de cadeiras de treinadores, a equipe aposta no retorno de Eduardo Allax, quarto homem a comandar o clube este ano, para conseguir um resultado melhor na competição do que em 2013, quando brigou até a última rodada para escapar da degola. O lateral-esquerdo Rodrigues, que foi cobiçado por clubes grandes durante o estadual, é o destaque do time. A diretoria do Duque sonha reviver o feito de 2008, quando entrou na competição como figurante, mas cresceu na disputa e conquistou o acesso. Entretanto, apesar do rebaixamento no estadual, a diretoria do clube não contratou para Terceirona.

Header_Fortaleza_690 (Foto: Arte Esporte)

O Fortaleza teve o melhor início de ano possível. Nos 25 primeiros jogos do ano, o Leão do Pici não foi derrotado. No entanto, a campanha quase perfeita no Campeonato Cearense não bastou para garantir o título. Após dois empates sem gols nas finais do estadual, o Tricolor perdeu o título para o rival Ceará e agora tem na Série C a chance de se redimir com a torcida e conquistar, após cinco anos, a tão sonhada vaga na Série B. O destaque da equipe comandada pelo técnico Marcelo Chamusca é o artilheiro do Brasil, Robert, que já marcou 21 vezes na temporada. O veterano Marcelinho Paraíba também é uma das esperanças da torcida para guiar o Leão no caminho à Segundona do Campeonato Brasileiro.


Header_Guarani_690 (Foto: Arte Esporte)

A Série C é a última salvação da temporada decepcionante do Guarani até aqui. Fracassou na tentativa de retornar à elite do futebol paulista e emendou uma grande sequência sem vencer. Do  elenco que jogou a Série A2, sobraram o goleiro Juliano, o zagueiro Jorge Luiz, o volante Simião, o meia Fumagalli e o atacante Fabinho. Evaristo Piza, técnico campeão pelo Capivariano, chegou a Campinas com uma leva de jogadores que já estiveram sob seu comando, como os laterais Oliveira e Pedro Henrique, o zagueiro Tiago Bernardi, o volante Samuel e o atacante Leleco. A equipe terá também um reforço fora de campo a partir do sétimo jogo: o Brinco de Ouro, estádio reformado para receber a Nigéria na Copa do Mundo, será liberado para receber partidas do Bugre.

Header Série C - Guaratinguetá (Foto: Editoria de Arte)
O Guaratinguetá de 2014 não tem nada do time de 2013 que foi rebaixado na Série B. Após a queda, o clube-empresa, que tinha investimento alto, foi colocado à venda e adquirido pelo agente Fifa, Pedro Panzelli. Com um orçamento bem mais modesto, o Tricolor do Vale brigou para não cair na Série A2 do Campeonato Paulista e, com a base do estadual, o objetivo da equipe é se manter no torneio nacional para voltar com mais recursos em 2015. O técnico é Candinho Farias, ex-coordenador da base do Palmeiras. O meia Dewide, artilheiro na Série A2 com seis gols, é a aposta da Garça.

Header_Juventude_690 (Foto: Arte Esporte)
Depois de amargurar a Série D por dois anos, o Juventude conseguiu o acesso em 2013. O técnico Roger Machado foi contratado durante o Gauchão e levou o clube às quartas de final da competição, eliminado pelo Grêmio. O elenco passou por reformulações. O goleiro Fernando se transferiu para o Vitória, e o centroavante e ídolo da torcida Zulu deixou o clube para defender o Icasa. Chegaram seis reforços: o atacante Raphael Macena, o lateral-esquerdo Adriano, os volantes Lucas e Felipe Guedes, o zagueiro Claudinho e o goleiro Luiz Carlos. Em meio às mudanças, o jovem meia Yann segue como a referência técnica. O time alviverde não disputa a Série B desde 2009.

Header_Macae_690 (Foto: Arte Esporte)
Jogando a Série C há quatro anos, o Leão do Norte Fluminense cansou de bater na trave. Em 2010, 2012 e no ano passado, a equipe foi eliminada nas quartas de final da competição, à beira da Série B. Para não sofrer com a mesma frustração, o clube optou este ano por contratações pontuais e decidiu não gastar muito - inclusive, reduziu o salário de alguns jogadores. Depois do Carioca, competição em que terminou em sétimo lugar, o Alvianil Praiano perdeu o atacante Jean, ex-Flamengo e Vasco, e outras peças. Quatro reforços foram contratados, mas a diretoria ainda busca outros: os atacantes Sérgio Junior e Fábio Junior são os principais nomes na lista. O treinador é Junior Lopes, filho de Antonio Lopes, atual dirigente do Atlético-PR.

Header_Madureira_690 (Foto: Arte Esporte)
O tradicional clube do Rio de Janeiro vai disputar a Série C pelo quarto ano seguido depois de ser vice-campeão da Série D de 2010. Nos últimos três anos, no entanto, ou foi eliminado na primeira fase ou terminou a competição na metade de baixo da tabela. Este ano, depois de um Carioca razoável - foi apenas o 12º colocado, embora tenha conseguido vencer o Fluminense na primeira rodada -, o Tricolor Suburbano confia no talento de Leston Junior, treinador de 35 anos, que estava no Guarani-MG, e que foi contratado logo após o fim do estadual. No elenco, o principal jogador é o meia Carlinhos, autor de oito gols no estadual. No entanto, o jogador tem contrato somente até dia 6 de maio e seu futuro é indefinido.

Header_Mogi-Mirim_690 (Foto: Arte Esporte)
O quase rebaixamento no Campeonato Paulista abriu os olhos dos dirigentes do Mogi Mirim. Ou melhor, do único dirigente. Pentacampeão do mundo, Rivaldo assumiu controle total do Sapo. Por isso, quase cancelou a participação do clube no campeonato. De última hora, conseguiu ajuda de um parceiro para bancar os custos. Ao lado da esposa, que foi empossada como vice na gestão, o ex-jogador manteve parte do elenco que disputou o estadual (os laterais Edson Ratinho e Leonardo, o volante Magal, o meia Everton Sena e o atacante Serginho) e promoveu jovens da base, mas ainda busca reforços. A expectativa no Romildão é que a contratação de jogadores aconteça para valer só após a parada da Copa do Mundo.

Header_materia_PAYSANDU (Foto: Infoesporte)

Rebaixado na Série B em 2013, o Paysandu manteve a base da equipe que montou no começo da temporada, em que disputa o estadual, Copa do Brasil e Copa Verde - cuja final perdeu para o Brasília. Héverton, Lima e Yago Pikachu são os grandes nomes do time bicolor para retornar para a Série B. Após a perda do título da Copa Verde, a diretoria anunciou a contratação do meio-campo Rafael Tavares, ex-Luverdense e Goiás. Outros nomes, a pedido do técnico Mazola Junior, devem ser anunciados nos próximos dias. O elenco ainda tem alguns remanescentes do ano passado, como o goleiro Matheus e os volantes Ricardo Capanema e Vanderson. O Papão já foi campeão da Segundona em 1991 e 2001.


Header_materia_SALGUEIRO_02 (Foto: Infoesporte)

O momento do Salgueiro é bom. A equipe conquistou o terceiro lugar do Campeonato Pernambucano e uma vaga para a Copa do Nordeste 2015. Para a Série C do Brasileiro, o Carcará começou a se reforçar com a contratação do lateral-direito Cássio e do atacante Júnior Juazeiro, ambos vindos do Serra Talhada-PE. O time é comandado pelo técnico Fernando Alcântara, que assumiu a equipe recentemente, e tem como principal destaque o entrosamento do grupo, que vem jogando junto há alguns anos. O objetivo do clube é repetir o feito de 2010, quando conseguiu o acesso à Série B. A torcida tem comparecido em bom número ao estádio Cornélio de Barros neste ano e deve ajudar a equipe.

Header_São-Caetano_690 (Foto: Arte Esporte)
No início do ano, o São Caetano sofreu para se manter na Série A2 do Campeonato Paulista ao ficar na 16ª posição, a dois pontos da zona de degola. Para a Terceirona, o Azulão contratou o técnico Vilson Tadei, que veio do rival Santo André. Para fortalecer o elenco, sete jogadores chegaram ao time: o meia Nelinho, do Capivariano, o zagueiro Sandoval, da Ferroviária, o atacante Jean Carlo, do Treze, e os meias Cacá e Renato Peixe, o lateral-direito Angelo e o volante Ramalho, todos do Santo André. Os destaques do time são o goleiro Luiz, de 31 anos, há 11 temporadas no clube, e o volante Fabinho, de 33 anos, que já atuou por Corinthians, Cruzeiro, Santos e Bahia.

Header Série C - Treze (Foto: Editoria de Arte)
O Treze de 2014 está longe de ser a equipe que quase conquistou o acesso à Série B no ano passado. Foi eliminado na Copa do Nordeste na primeira fase e não deve se classificar para as semifinais do estadual. Diante do momento ruim, a diretoria resolveu se mexer. Nem mesmo a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil impediu as mudanças. A equipe trocou o ex-treinador Leandro Campos por André Sena (ex-América-RN) e começou uma série de contratações. As prioridades, por ora, são ex-jogadores do time. Já voltaram o volante Charles Vagner e o zagueiro Pitty, mas outros devem chegar com a competição já em andamento. Outro destaque do Treze é o bom goleiro Gilson.

Header_TUPI (Foto: Infoesporte)

O Tupi-MG vai para a disputa da Série C com boa parte da base que conseguiu o acesso na Série D em 2013. No entanto, a eliminação no Campeonato Mineiro, a necessidade de qualificar o elenco e a chegada do técnico Léo Condé fizeram com que o time fosse ao mercado. Além das contratações do lateral-esquerdo Bruno Barros, ex-Villa Nova-MG e América  TO, do atacante Maranhão, ex-Ponte Preta e América-MG, do volante Filipe e do meia Dieguinho, que estavam no Nova Iguaçu, o Galo Carijó de Juiz de Fora apostou na volta de ídolos, como o goleiro Rodrigo e o zagueiro Wesley Ladeira, campeões Brasileiros da Série D em 2011 pelo clube.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-c/noticia/2014/04/brigas-juridicas-e-retorno-de-times-tradicionais-vai-comecar-serie-c.html

Nenhum comentário: