sábado, 15 de fevereiro de 2014

Sob os olhares de Bubka, francês quebra recorde mundial de 20 anos

Renaud Lavillenie faz melhor marca da história do salto com vara, em competição indoor na Ucrânia; Thiago Braz quebra recorde sul-americano e fica com o bronze

Por Donetsk, Ucrânia

Renaud Lavillenie Salto com Vara (Foto: AFP)Renaud Lavillenie faz melhor marca da história (Foto: AFP)
 
O torneio se chama Pole Vault Stars, ou estrelas do salto com vara, na tradução. E os dois maiores nomes da história do esporte estavam em Donetsk, na Ucrânia, para a competição. Sob os olhos de Serguey Bubka, o francês Renaud Lavillenie saltou 6,16m e quebrou a marca mundial indoor do salto com vara. O brasileiro Thiago Braz também quebrou um recorde, o sul-americano, com 5,76m e ficou com o bronze no torneio. 

Lavilenie, campeão olímpico em Londres, já tinha tentado o salto de 6,15m na semana passada, mas não obteve sucesso. O local ideal para a quebra do recorde era mesmo Donetsk, cidade natal de Bubka, que tinha, até então, os seis melhores saltos da história da modalidade. 

A marca de 6,14m de Bubka foi obtida em 21 de  fevereiro de 1993, mas o ucraniano possuía o recorde desde 1984 quando, pela primeira vez, fez o melhor salto do mundo.

Ao conseguir superar a marca, o francês parecia não acreditar no feito. Olhou para cima para ter a certeza de que o sarrafo não iria cair e levantou, com braços abertos, correndo pelo ginásio coberto de Donetsk. Da tribuna de honra, Bubka aplaudiu de pé o novo recordista e, minutos depois, desceu para a pista para abraçá-lo.

Ainda no calor do salto, Lavilenie foi entrevistado pelo locutor oficial do evento:

- Não havia lugar melhor para bater o recorde mundial que aqui - resumiu o melhor do mundo.

O jovem Thiago Braz, de 20 anos, ficou com a medalha de bronze na mesma competição, com a marca de 5,76m, quebrando pela segunda vez em fevereiro o recorde sul-americano. O brasileiro está em preparação para o Campeonato Mundial Indoor, que será realizado em março, na Polônia. 



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/atletismo/noticia/2014/02/sob-os-olhares-de-bubka-frances-quebra-recorde-mundial-de-20-anos.html

Nenhum comentário: