sábado, 15 de fevereiro de 2014

Fifa confirma parada técnica na Copa; decisão sairá uma hora antes do jogo

Jiri Dvorak, diretor médico da entidade, cita sete jogos do Mundial em horário de alto risco, mas desconversa sobre outras situações do torneio

Por São Paulo

O diretor médico da Fifa, Jiri Dvorak, confirmou na manhã desta sábado, em São Paulo, que haverá paradas técnicas por conta do calor em alguns jogos da Copa do Mundo de 2014. Todas elas, quando necessárias, ocorrerão depois dos 30 minutos de cada etapa do jogo e durarão de três a quatro minutos.

Muito embora tenha dito que são sete os jogos de alto risco (todos aqueles às 13h, no nordeste do Brasil), o membro da Fifa não quis garantir, desde já, as paradas.

- É um questão médica. Vamos decidir isso antes de cada jogo. Não comunicamos onde vamos fazer as paradas, porque vai depender da situação no dia do jogo. Nossas autoridades médicas nas partidas vão avaliar no dia, me comunicar e a partir daí vamos decidir – declarou Jiri Dvorak, da República Tcheca.

EVENTO FIFA MÉDICOS (Foto: Leandro Canônico) 
Médicos confirmam possibilidade de parada 
técnica em alguns jogos da Copa 
(Foto: Leandro Canônico)

Com a insistência no assunto, o diretor médico da Fifa ficou um pouco irritado. E deixou claro que a entidade não quer falar muito sobre o assunto.

- Não queremos falar muito sobre isso. Nossa intenção principal é cuidar dos jogadores. Ponto final – respondeu o médico.

De acordo com Dvorak, a entidade tem estudado a média de temperatura dos últimos dez anos na região nordeste do Brasil. Segundo ele, nos meses de junho e julho, ficam em torno de 30, 31 graus. Além das paradas técnicas, os jogadores terão bebidas e toalhas geladas para amenizarem os efeitos do calor.

- Sete jogos irão acontecer na hora do dia que as pessoas consideram de alto risco. Para proteger a saúde, pedi intervalos aos 30 minutos do primeiro tempo e do segundo tempo. Foi aprovado pelo secretário-geral (Jérome Valcke) – falou Dvorak.

Os jogadores só saberão, no entanto, quais jogos terão a parada técnica no dia da partida. De qualquer maneira, o diretor médico da Fifa não vê nenhum problema.

- Não nos baseamos em especulações e rumores. Nos baseamos em avaliações cientificas. Eu mesmo visitei Manaus (no norte do Brasil e que só terá jogos à noite) e comparei o calor com de outras partes do mundo. Estamos bem preparados – finalizou o chefe da área médica da Fifa.

Confira a lista de jogos com chance de parada técnica:
13/06 – 13h – Natal – México x Camarões
16/06 – 13h – Salvador – Alemanha x Portugal
20/06 – 13h – Recife - Itália x Costa Rica
24/06 – 13h – Natal – Itália x Uruguai
25/06 – 13h – Salvador – Bósnia x Irã
26/06 – 13h – Recife – Estados Unidos x Alemanha
29/06 – 13h – Fortaleza – Primeiro do B contra segundo do A




FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2014/02/fifa-confirma-parada-tecnica-na-copa-decisao-saira-uma-hora-antes-do-jogo.html

Nenhum comentário: