quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Nadal é quem joga menos, e francês passa mais de 8h no calor australiano

Com só quatro sets jogados, espanhol fica apenas 2h34m em quadra nas duas primeiras rodadas. Murray, Federer e Djokovic também fecham partidas com rapidez

Por Melbourne, Austrália


saiba mais
No Grand Slam do calor, a experiência faz a diferença. Passados quatro dias do Aberto da Austrália em que três deles as temperaturas bateram os 40ºC, os quatro membros do chamado "Big Four" (Rafael Nadal, Novak Djokovic, Roger Federer e Andy Murray) se destacam pelo fato de estarem entre os cinco tenistas que mais rapidamente finalizaram seus confrontos nas duas primeiras rodadas da competição. Todos eles permaneceram em quadra por menos de quatro horas, sendo que o Touro Miúra jogou cerca de duas horas e 30 minutos apenas. Por outro lado, o francês Gilles Simon, 19º do ranking mundial, é quem mais sofreu: quase oito horas e 30 minutos em ação sob o forte sol de Melbourne.

Rafael Nadal Thanasi Kokkinakis Aberto da Austrália (Foto: Getty Images) 
Nadal é o tenista que menos tempo esteve em 
quadra até agora no Aberto da Austrália
 (Foto: Getty Images)

Nadal é o menos desgastado da turma. Dos classificados para a terceira rodada, que começa nesta sexta-feira em Melbourne (noite de quinta no Brasil), o Touro Miúra é o único que jogou apenas quatro sets em toda a trajetória até a segunda rodada. Na estreia, o espanhol se classificou depois que o australiano Bernard Tomic, 57º do ranking, abandonou a partida com dores na virilha, após o término da primeira parcial. Com a vitória sobre o também tenista da casa Thanasi Kokkinakis, de 17 anos e 570º do ranking, jogado sob o teto retrátil da quadra principal de Melbourne, o número 1 do mundo esteve em quadra apenas 2h34m.

- Eu me preparo para uma partida de tênis, bebendo as coisas que tenho de beber antes do começo do jogo e tentando estar preparado para as duras condições daqui. Com o teto acionado, as condições são melhores, sem dúvidas, mas ainda é muito úmido, muito difícil - comentou o líder do ranking da ATP, após a classificação para a terceira rodada.

tênis gilles simon aberto da austrália (Foto: EFE)Simon precisou disputar o quinto set nas duas partidas já jogadas em Melbourne (Foto: EFE)
 
Logo atrás de Nadal aparece Murray, 4º do ranking. O britânico levou 3h28m na campanha que engloba as vitórias sobre o japonês Go Soeda e o francês Vicent Millot. O terceiro mais ligeiro em Melbourne não é um membro do "Big Four". O tcheco Tomas Berdych (7º) tem 3h32m de atuação, contra o cazaque Aleksandr Nedovyesov (94º) e o francês Kenny de Schepper (86º).

Federer (6º) ficou em quadra um minuto a mais, contra o australiano James Duckworth (133º) e o esloveno Blaz Kavcic (99º); e Djokovic (2º), cinco, contra o eslovaco Lukas Lacko (96º) e o argentino Leonardo Mayer (98º).

Cabeça de chave nº 18, Simon não teve o mesmo desempenho que os melhores do mundo. O francês disputou dez sets, sendo que três foram para o tie-break e a última parcial do confronto de estreia, contra o alemão Daniel Brands (59º), ainda teve 30 games. Ele passou pelo croata Marin Cilic (36º) para chegar à terceira rodada, totalizando 8h29m em quadra.


Confira a lista com o tempo de permanência em quadra de cada tenista:
Rafael Nadal - 2h34m
Andy Murray - 3h28m
Tomas Berdych - 3h32m
Roger Federer - 3h33m
Novak Djokovic - 3h37m
Damir Dzumhur - 3h48m
Sam Querrey - 3h50m
Stanislas Wawrinka - 3h52m
Gael Monfils - 3h54m
Jo-Wilfried Tsonga - 4h05m
Richard Gasquet - 4h13m
Martin Klizan - 4h14m
Fabio Fognini - 4h16m
Feliciano López - 4h26m
Stephane Robert - 4h26m
Vasek Pospisil - 4h32m
Grigor Dimitrov - 4h38m
Milos Raonic - 4h43m
Florian Mayer - 4h51m
David Ferrer - 5h07m
Denis Istomin - 5h20m
Jeremy Chardy - 5h21m
Roberto Bautista Agut - 5h23m
Kei Nishikori - 5h30m
Benoît Paire - 5h32m
Kevin Anderson - 5h36m
Donald Young - 6h05m
Teymuraz Gabashvili - 6h22m
Edouard Roger-Vasselin - 6h39m
Jerzy Janowicz - 6h41m
Tommy Robredo - 7h04m
Gilles Simon - 8h29m


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014
/01/nadal-e-quem-joga-menos-e-frances-passa-
mais-de-8h-no-calor-da-australia.html

Nenhum comentário: