quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Campeão olímpico e Mão de Pilão: as armas do Voleisul na Superliga B

Equipe da cidade de Novo Hamburgo conta com o apoio de nomes que já passaram pela seleção para colocar mais um representante gaúcho na elite do vôlei nacional

Por Rio de Janeiro

Gilson Mão de Pilão comanda o Voleisul na Superliga B (Foto: Daniel Becker /Divulgação) 
Gilson Mão de Pilão comanda o Voleisul na Superliga B (Foto: Daniel Becker /Divulgação)

Depois de quase 20 anos sem um representante no voleibol nacional, Novo Hamburgo volta a respirar o esporte nesta quinta-feira, na estreia do Voleisul contra o Santo André, às 20h, no ginásio da Sociedade Ginástica, em duelo válido pela primeira rodada da temporada 2014 da Superliga B masculina. Se o torcedor tem bons motivos para torcer para mais um representante do Rio Grande do Sul na competição, o elenco comandado pelo mineiro Gilson Bernardo, mais conhecido como Gilsão Mão de Pilão, ex-seleção e ídolo do vôlei gaúcho, contará não só com a experiência dele fora das quadras, mas também dentro delas com a chegada do oposto André Nascimento, titular na conquista do ouro olímpico nos Jogos de Atenas, em 2004.

- Tirei ele de casa (risos). Ele tinha dado um tempo para ficar mais em casa, passar mais tempo com os filhos, mas ele estava com saudades de jogar também. Ele estará em quadra, mas, por enquanto, não deve jogar na estreia. No Voleisul temos alguns nomes que já trabalharam com esporte, como por exemplo alguns dirigentes e também o próprio Paulo Roese, que é meu auxiliar e foi levantador na mesma época em que joguei - explica Gilson.


saiba mais
Com a equipe formada há pouco menos de um mês, Mão de Pilão sabe que encontrará dificuldades, mas não foge da responsabilidade em afirmar que o objetivo é buscar o acesso à elite do voleibol brasileiro.

- Estamos treinando há 23 dias, não podemos exigir o mesmo desempenho da equipe de Bento Gonçalves que treina há 1 ano, ou do São José que já tem mais de 3 anos. Mas o intuito é buscar a vaga na Superliga independente de tempo de treinamento. Vamos representar bem a comunidade, o estado e os patrocinadores que apostam no projeto. Falta de determinação e entrega a gente não tem. As equipes do sul são aguerridas e nós não vamos fugir dessa característica - disse.



André Nascimento será o nome de peso no elenco do Voleisul na disputa da Superliga B (Foto: Divulgação SGNH) 
André Nascimento será o nome de peso no elenco
do Voleisul na disputa da Superliga B (Foto: 
Divulgação SGNH)

Quando jogava, Gilson ganhou o apelido de Mão de Pilão pela força com que batia na bola, o que sempre foi uma de duas principais características quando ainda atuava como ponteiro. Hoje com 45 anos, o atual técnico brinca com o fato de muitos associarem seu apelido com uma suposta rigidez no comando técnico.

- Engraçado que o pessoal tem uma visão diferente por conta do apelido. Sou um cara muito democrático. É verdade que a última decisão é minha, afinal sou o técnico, mas sempre baseado em tudo o que foi levantado por quem trabalha comigo - explica.

Os ingressos para o duelo desta quinta-feira contra o Santo André, às 20h, estarão à venda a partir das 18h30m, na bilheteria da Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo. Os valores são R$ 5 para associados, estudantes e idosos, e R$ 10 para os demais. O próximo duelo no dia 18 de janeiro, sábado, também às 20h, contra o SESI-SP, também terá ingressos à venda no mesmo local.

projeto muito além do vôlei

O Voleisul é fruto do Projeto Desportivo Vale dos Sinos, que visa integrar eventos que utilizem inicialmente o voleibol e o judô paralímpico como ferramenta para auxiliar na integração e educação através do esporte.

- O voleibol tem mais espaço na mídia. Acaba sendo uma ótima vitrine para apresentar os outros esportes do projeto, que tem como objetivo tirar muitos da ociosidade e da margem. Fica mais fácil ter contato com as pessoas, trazer para o esporte, dar acessibilidade e mobilidade dessa forma. É o voleibol como uma ferramenta para ajudar a sociedade - comenta Mão de Pilão.

Voleisul treina há menos de um mês para a estreia na Superliga B (Foto: Fernando Potrick/ Canoas Kappesberg/ Divulgação) 
Voleisul treina há menos de um mês para a 
estreia na Superliga B (Foto: Fernando 
Potrick/ Canoas Kappesberg/ Divulgação)


FONTE:

Nenhum comentário: