sábado, 9 de novembro de 2013

Ovacionado, Nadal ganha troféus de número 1 do mundo e melhor retorno

Espanhol vai à Arena de North Greenwich para receber premiação. Ele conquistou 10 títulos em 2013, após sete meses parado por lesão no joelho

Por Direto de Londres

Rafael Nadal desfrutava do seu dia de descanso, mas foi lembrado e premiado neste sábado em Londres. A arquibancada na Arena de North Greenwich era praticamente formada por torcedores de Roger Federer, que enfrenta o argentino Juan Martín del Potro nesta tarde, e todo o público de vermelho se rendeu ao espanhol. Em cerimônia realizada após antes da partida entre o suíço e o argentino, o Touro Miúra foi à quadra e recebeu das mãos do diretor do Torneio dos Campeões da ATP, o brasileiro André Silva, os troféus de número 1 do mundo ao final de 2013 e de melhor retorno da temporada.

nadal trofeus atp finals (Foto: Getty Images) 
Número 1 do mundo ao fim de 2013, Nadal foi eleito o 
tenista de melhor retorno do ano (Foto: Getty Images)
 
- Tive um ano incrível, de muitas emoções  para mim. O suporte de todo público foi fantástico. Só tenho a agradecer. Ser o número 1 no fim do ano é uma das coisas mais difíceis no nosso esporte porque a temporada é muito longa - disse o espanhol.

Nadal chegou à liderança do ranking de modo impressionante. Em 16 torneios disputados, conquistou 10 títulos, indo à final em 13 deles e às semis em 15. O único campeonato em que não foi tão longe foi em Wimbledon, quando foi eliminado, pela primeira vez na carreira, na estreia de um Grand Slam. Com apenas seis derrotas na temporada e 74 vitórias (já contando as três sobre David Ferrer, Stanislas Wawrinka e Tomas Berdych em Londres), o espanhol saiu da 5ª posição do ranking no início do ano para o número 1 do mundo após o ATP 500 de Pequim. Depois da segunda vitória em Londres (sobre Wawrinka), o Miúra somou pontos suficientes para não ser ultrapassado e assegurou o posto até o fim do ano.

Para o prêmio de melhor retorno, a evolução de Nadal no ranking foi superada pelas circunstâncias da sua volta. Tudo o que o espanhol conquistou nesta temporada foi depois de ter ficado sete meses fora do circuito, por causa de uma lesão crônica no joelho esquerdo. Antes de iniciar o brilhante ano de 2013, com o vice-campeonato no ATP 250 de Viña del Mar, no Chile, o Miúra havia disputado sua última partida somente em Wimbledon, em junho do ano passado.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/torneio-dos-campeoes-da-atp/noticia/2013/11/ovacionado-nadal-ganha-trofeus-de-numero-1-do-mundo-e-melhor-retorno.html

Nenhum comentário: