sábado, 9 de novembro de 2013

GUIA DA RODADA #33: Cruzeiro tenta soltar o grito neste domingo

Rodada de possível definição de título nacional também tem jogos importantes que devem movimentar a ferrenha luta contra o rebaixamento

Por Rio de Janeiro

Everton Ribeiro Dagoberto Cruzeiro gol criciúma (Foto: Paulo Fonseca / Agência Estado) 
Cruzeiro pode ser campeão já neste domingo
(Foto: Paulo Fonseca / Agência Estado)
 
Só uma hecatombe, um motim dos astros, uma revolução cósmica poderia evitar aquilo que é tão óbvio: o Cruzeiro, mais cedo ou mais tarde, será o campeão brasileiro de 2013. Pois o "mais cedo" pode ser já nesta 33ª rodada. Se vencer o Grêmio no domingo e contar com um tropeço do Atlético-PR diante do São Paulo (o empate serve), a Raposa será inalcançável na tabela. Caso aconteça, o feito servirá para coroar uma campanha extraordinária do time mineiro. Jamais um clube conseguiu ser campeão brasileiro com cinco rodadas a serem disputadas na competição.
Mas a disputa vai muito além do possível título do Cruzeiro. A briga pela Libertadores segue forte, e cabe atenção ao grande jogo de Curitiba. O São Paulo, pelo que vem jogando, pode se intrometer nessa batalha na qual o Furacão está tão envolvido.

As partidas do fim de semana também podem embaralhar as cartas da briga contra o rebaixamento. Até o penúltimo, o Criciúma, pode sair do Z-4, bem como a Ponte Preta, que, após a épica classificação para as semifinais da Copa Sul-Americana, tem chance de deixar a zona da degola; em contrapartida, o Bahia, 15º, e o Fluminense, 16º, correm risco de entrar. Destaque para Portuguesa x Coritiba e Corinthians x Fluminense.

BAHIA x ATLÉTICO-MG
Guia da rodada 33 - Bahia x Atlético-MG (Foto: Editoria de Arte) 
SÁBADO, 19H30M - ARENA FONTE NOVA
Jogo fundamental para o Bahia. A equipe tricolor, em sua rotina de altos e baixos no campeonato, voltou a mergulhar na direção da zona de rebaixamento. E no pior momento possível. Uma derrota pode levar a equipe de Salvador ao Z-4. O perigo é consequência dos cinco jogos sem vitórias - série iniciada após o triunfo sobre o Vitória no clássico baiano. O Bahia, em 15º, está apenas dois pontos à frente do Vasco, que abre o Z-4, e também do Fluminense, o primeiro fora da área de queda. Não bastasse o drama, os tricolores enfrentam um adversário que pouco tem a perder. O Atlético-MG usa o jogo como mais um na série preparativa para o Mundial de Clubes.
Joga leve, solto. E Cuca tem a oportunidade de repetir a escalação da goleada de 5 a 0 sobre o Náutico na última rodada, com Lucas Cândido na lateral esquerda. No Bahia, há dúvidas no setor ofensivo, entre Wallyson e Barbio e Souza e Marquinhos. O time treinado por Cristóvão Borges conta com a força da torcida para vencer a partida. A Arena Fonte Nova estará lotada.
Cartola FC: Marcelo Lomba é um dos goleiros com mais defesas difíceis no Brasileiro (47) e certamente será exigido contra o Atlético-MG. Sua média é boa (4.41), embora o custo seja alto - C$ 17.70 -, digno de um goleiro que já defendeu dois pênaltis. Pelo Galo, uma boa pedida é Fernandinho, a melhor média da equipe (5.76). O atacante tem velocidade e pode se dar bem contra a defesa mais pesada do Bahia. Ele vale C$ 12.33.
Na TV: SporTV (menos BA) e Premiere FC, com Jota Jr e Beletti.
Arbitragem: Márcio Chagas da Silva (RS), com Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e José Eduardo Calza (RS).
Você sabia que... faz 11 anos que o Bahia não vence o Atlético-MG por Brasileiros? No período, foram sete jogos, com quatro vitórias do Galo e três empates.

PORTUGUESA x CORITIBA
Guia da rodada 33 - Portuguesa x Coritiba (Foto: Editoria de Arte) 
SÁBADO, 19H30M - CANINDÉ
Portuguesa e Coritiba fazem um duelo direto na luta contra o rebaixamento. Embora já tenham experimentado situações mais dramáticas no campeonato, as duas equipes seguem vizinhas do G-4. A Lusa entra na rodada no 14º posto, com 39 pontos, um a menos que o Coxa, o 13º. Paulistas e paranaenses estão, respectivamente, três e quatro pontos à frente do Vasco, o primeiro rebaixado no momento. Os adversários neste sábado vão a campo em busca de recuperação, já que perderam na última rodada - ambos por 2 a 1, e o Coritiba justamente para o Vasco, ao passo que a Portuguesa foi batida pelo São Paulo. A Lusa aposta na sua força como mandante. Em casa, venceu oito jogos, empatou cinco e perdeu só três. E o Coxa costuma ir mal como visitante. Só venceu uma neste Brasileirão, com cinco empates e dez derrotas. E jamais bateu a Portuguesa no Canindé. Gil e Geraldo são ausência no Alviverde, e Robinho é dúvida. Diogo deve voltar na Portuguesa.
Cartola FC: retornando ao time após lesão, Diogo é ótimo complemento ao artilheiro Gilberto. Ele custa somente C$ 5.65, marcou três gols e tem quatro assistências. Pelo Coxa, o lateral Carlinhos sustenta 6.03 de média e só está abaixo de Alex no quesito. É aposta de risco, por ser um defensor que joga fora de casa, mas pode ser uma boa, já que está desvalorizado e demanda apenas C$ 5.09.
Na TV: Premiere FC, com Reinaldo Porto e Müller.
Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro (MG), com Guilherme Dias Camilo (MG) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO).
Você sabia que... as duas equipes têm o mesmo número de gols nos duelos entre elas pelo Brasileiro? São 32 para cada lado. Mas a Portuguesa tem mais vitórias: dez em 27 jogos, contra nove do Coritiba e oito empates.

FLAMENGO x GOIÁS
Guia da rodada 33 - Flamengo x Goiás (Foto: Editoria de Arte) 
SÁBADO, 21H - MARACANÃ
E lá vão eles duelar de novo. Adversários nas duas últimas semanas por uma vaga na decisão da Copa do Brasil, Flamengo e Goiás se reencontram apenas três dias depois da vitória rubro-negra por 2 a 1 sobre os esmeraldinos, resultado que colocou os cariocas na final do torneio nacional. O local é o mesmo, o Maracanã. No Brasileirão, porém, o time verde está bem melhor e tenta acelerar o passo na caminhada por um lugar na Libertadores. O retrospecto recente é impressionante: são seis vitórias seguidas, que levaram a equipe de Enderson Moreira do 13º para o quinto lugar, apenas um ponto atrás do Botafogo, que fecha o G-4 no momento - 53 a 52. O Flamengo, com 44, é o décimo, ocupando uma espécie de limbo na tabela - certamente propenso a se preocupar mais com as finais da Copa do Brasil do que com o restante do Brasileiro. De qualquer forma, o Rubro-Negro vive bom momento, com vitória no clássico Fla-Flu aliada aos resultados contra o próprio Goiás. O time esmeraldino segue sem seu principal destaque, o atacante Walter, lesionado.
Cartola FC: se achar Hernane uma barbada, opte por escalar o zagueiro Frauches. Com valor baixo (C$ 3.49), ele tem média 6.23 e já roubou 11 bolas em três partidas. Em boa fase, Eduardo Sasha é um bom nome se quiser escolher alguém do Esmeraldino. O meia tem marcado gols, custa C$ 5.39 e já balançou a rede rubro-negra na Copa do Brasil.
Na TV: Premiere FC, com Eduardo Moreno e Carlos Eduardo Lino.
Arbitragem: Jaílson Macedo Freitas (BA), com Luiz Carlos Silva Teixeira (BA) e Adson Márcio Lopes Leal (BA).
Você sabia que... o Goiás não venceu nenhum dos três jogos contra o Flamengo este ano? Na Copa do Brasil, foram duas vitórias rubro-negras por 2 a 1, e a partida do primeiro turno do Brasileiro teve empate por 1 a 1 no Serra Dourada.

INTER x BOTAFOGO
Guia da rodada 33 - Internacional x Botafogo (Foto: Editoria de Arte) 
DOMINGO, 17H - CENTENÁRIO
O Inter, por mais inacreditável que pareça, chega ao fim do campeonato ameaçado de rebaixamento. Badalado mais uma vez como candidato ao título, o time gaúcho voltou a decepcionar, repetindo a rotina dos últimos Brasileirões, e agora precisa vencer o Botafogo. A situação não chega a ser desesperadora, já que são seis pontos de vantagem para o Z-4, mas a tabela ameaça. Depois de encarar os cariocas, o Colorado visita Atlético-MG e Goiás. Uma sequência negativa pode atormentar o fim de ano vermelho. Clemer lida com desfalques, especialmente na defesa, e volta a apostar em Scocco como centroavante, já que Damião está machucado. Para o Botafogo, o jogo é tão determinante quanto para o Inter, mas com a diferença de que o interesse aponta para o topo da tabela. A aproximação do Goiás é preocupante para os alvinegros, que precisam somar pontos para garantir no mínimo seu atual posto, o quarto lugar - uma vaga para a Libertadores que deixará de existir se um clube brasileiro ganhar a Sul-Americana. Na última rodada, o Bota perdeu justamente para o Goiás. Lodeiro, a serviço da seleção uruguaia, está fora. Doria volta na zaga.

Cartola FC:
 o jovem Otávio assumiu a condição de titular do Inter ao longo da competição e não tem feito feio. Por ser revelação, seu preço é em conta (C$ 7.28), mas sua média é acima do comum: 4.88. Otávio tem cinco gols e duas assistências. Do lado alvinegro, Gegê vem mostrando por que colocou Lodeiro no banco. Com dois gols, uma assistência e preço ínfimo (C$ 3.22), ele é uma boa sugestão.
Na TV: TV Globo (para RJ, SC, Curitiba-PR, ES, BA, AL, Petrolina-PE, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR e AP), com Luís Carlos Junior, Junior e Arnaldo Cezar Coelho, e Premiere FC, com Ramiro Ruschel e Batista.
Arbitragem: Heber Roberto Lopes (PR), com Alessandro Rocha Matos (BA) e Neuza Inês Back (SC).
Você sabia que... o Botafogo costuma se dar bem contra o Inter no Rio Grande do Sul? Em 21 jogos pelo Brasileiro em Porto Alegre, foram oito triunfos alvinegros, sete sucessos colorados e seis empates. Desta vez, porém, o jogo será em Caxias do Sul.

PONTE PRETA x VITÓRIA
Guia da rodada 33 - Ponte Preta x Vitória (Foto: Editoria de Arte) 
DOMINGO, 17H - MOISÉS LUCARELLI
A vitória épica por 2 a 0 sobre o Vélez, em plena Argentina, levou a Macaca para as semifinais da Copa Sul-Americana e pode motivar o time na reta final do Brasileiro. E a Ponte Preta cresce na melhor hora possível, podendo deixar a zona de rebaixamento nesta rodada. Para isso, precisa bater o Vitória. São quatro jogos sem derrotas, com duas vitórias em casa e dois empates como visitante. A boa sequência não serviu para tirar a equipe do Z-4, onde estava afundada quando começou a reagir, mas ao menos rendeu esperança de fuga. Com 34 pontos, no 18º lugar, o clube de Campinas tem dois a menos que Vasco e Fluminense. Se vencer, pode ultrapassar ambos - deixando a zona de rebaixamento, consequentemente. Mas a tarefa não é simples, visto que o Vitória vai a campo esperançoso de ainda buscar uma vaga na Libertadores. A sequência, a exemplo do adversário, é positiva, com cinco jogos sem perder: três vitórias e dois empates. Cinco pontos separam o clube baiano do Botafogo, que fecha o G-4 no momento. O Leão tem o retorno de sua dupla de zaga titular, Kadu e Victor Ramos.
Cartola FC: a Macaca confia em Uendel para bater o Vitória. O lateral está desvalorizado, tem chances de ganhar pontos se sua defesa não for vazada em casa e contribui no ataque, já tendo marcado dois gols. Seu preço é camarada: C$ 6.35. O veloz Marquinhos pode ser o caminho das pedras para o Leão. O atacante pode se fazer para cima dos defensores um pouco mais lentos da Ponte e se valorizar, já que foi mal na rodada passada. Seu custo é C$ 7.77.
Na TV: Premiere FC, com Osvaldo Luis e Renato Leal.
Arbitragem: Leandro Vuaden (RS), com Altemir Hausmann (RS) e Fabiano da Silva Ramires (ES).
Você sabia que... o Vitória só venceu a Ponte uma vez pelo Brasileirão? Foi justamente este ano, por 3 a 1. Nos demais 12 jogos, ocorreram oito triunfos da Macaca e quatro empates.

CRUZEIRO x GRÊMIO
Guia da rodada 33 - Cruzeiro x Grêmio (Foto: Editoria de Arte) 
DOMINGO, 17H - MINEIRÃO
Pode ser o jogo do título. Se o Cruzeiro vencer o Grêmio e o Atlético-PR não fizer o mesmo com o São Paulo, o time mineiro terá a certeza daquilo que todos já sabem: que é o campeão brasileiro de 2013. A torcida lotará o Mineirão com a expectativa de comemorar uma conquista que, venha ou não nesta rodada, será incontestável. A comparação com o próprio Grêmio, terceiro colocado, escancara o campeonato brilhante da Raposa: 14 pontos de vantagem, seis vitórias e 29 gols a mais. O Cruzeiro pode ser o campeão com mais rodadas de antecedência na história do campeonato e também o primeiro, desde 1971, a vencer todos os adversários. No primeiro turno, o Grêmio ganhou por 3 a 1 na Arena e agora tenta repetir o feito em Belo Horizonte para ficar mais próximo de garantir vaga na Libertadores. É uma necessidade, já que não conseguiu a classificação via Copa do Brasil. Foi eliminado nesta quarta-feira pelo Atlético-PR e corre o risco de terminar a temporada de mãos vazias. Além disso, não faz gols desde o empate por 2 a 2 no Gre-Nal de 20 de outubro. A seca envolve cinco jogos - 0 a 0 com Corinthians e Atlético-PR e derrota de 1 a 0 para o Furacão na Copa do Brasil, goleada de 4 a 0 para o Coritiba e empate por 0 a 0 com o Bahia no Brasileirão.
Cartola FC: em casa, o Cruzeiro pode decidir o título, mas não terá tarefa fácil contra a sólida defesa gremista. E já que o ataque gaúcho não tem mostrado força, Egídio surge como opção. O lateral da Raposa tem média invejável (5.73) e é o que rouba mais bola entre os companheiros de posição: 75. Pelo Grêmio, Dida deve ter muito trabalho e pode praticar defesas difíceis, como de costume. São necessários somente C$ 10.95 para contar com o experiente goleiro.
Na TV: TV Globo para o RS, com Gustavo Manhago e Maurício Saraiva, e para MG, DF e Recife-PE, com Rogério Correa, Bob Faria e Marcio Rezende Freitas, e Premiere FC, com Julio Oliveira e Roger Flores.
Arbitragem: Wilson Luiz Seneme (SP), com Marcelo Carvalho van Gasse (SP) e Carlos Berkenbrock (SC).
Você sabia que... o Cruzeiro tem 51 gols a mais do que o Grêmio em 2013? Os mineiros marcaram 131 vezes ao longo da temporada, contra 80 dos gaúchos.

ATLÉTICO-PR x SÃO PAULO
Guia da rodada 33 - Atlético-PR x São Paulo (Foto: Editoria de Arte) 
DOMINGO, 17H - DURIVAL BRITTO
O Atlético-PR tem o poder de adiar o título do Cruzeiro. Se o Furacão vencer o São Paulo, os mineiros ainda não serão campeões nesta rodada, mesmo que batam o Grêmio. Mas o principal interesse rubro-negro é a briga por vaga na Libertadores. Tanto a segunda colocação no Brasileiro quanto a presença na final da Copa do Brasil são um caminho promissor. Vencer o São Paulo neste domingo significa aproximar ainda mais a classificação. A briga é forte. O Goiás, quinto colocado, tem só três pontos a menos que o Atlético, e apenas três clubes têm vaga certa via Brasileiro. Ou seja, resta ao time curitibano colocar a cabeça no jogo contra o São Paulo, até pela enorme dificuldade que ele representa. O Tricolor tem nada menos que quatro vitórias seguidas no campeonato e sete partidas sem perder. Convém não duvidar que o time de Muricy Ramalho também entre na briga por um lugarzinho na Libertadores. São sete pontos de distância para o Botafogo, atual quarto colocado. A exemplo do Atlético, o São Paulo jogou no meio da semana e também cavou uma estrada paralela para ir à Libertadores. Está nas semifinais da Sul-Americana após eliminar o Nacional de Medellín com empate por 0 a 0 na Colômbia. As duas equipes irão a campo desgastadas no Durival Britto.
Cartola FC: Paulo Baier é a referência do meio-campo atleticano e pode reger sua equipe mais uma vez. Ele terá o apoio da torcida e está com média boa (4.09), além de sete gols e cinco assistências. Levando isso em conta, C$ 12.83 é uma pechincha. Caso acredite na zaga são-paulina, Rodrigo Caio é um dos grandes nomes. Ele custa caro (C$ 16.09), mas as 50 roubadas de bola e a força na bola aérea ofensiva compensam.
Na TV: TV Globo (para SP, PR - menos Curitiba -, GO, TO, MS, MT, SE, CE e Caruaru-PE), com Luís Roberto, Casagrande e Leonardo Gaciba, e Premiere FC, com Felipe Lestar e Dida.
Arbitragem: Paulo Henrique Godoy Bezerra (SC), com Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Nadine Schramm Câmara Bastos (SC).
Você sabia que... existe enorme equilíbrio nos jogos entre as duas equipes pelo Brasileirão? São 12 vitórias para cada lado, além de 14 empates. O Tricolor fez mais gols: 52 a 46.

VASCO x SANTOS
Guia da rodada 33 - Vasco x Santos (Foto: Editoria de Arte) 
DOMINGO, 19H30M - MARACANÃ
Mais um jogo vital para o Vasco na guerra contra o rebaixamento. A vitória sobre o Coritiba na última rodada, na estreia do técnico Adílson Batista, deu impulso à esperança cruz-maltina. O time segue no Z-4, mas empatado com o Fluminense, o primeiro fora da zona de rebaixamento. Se ganhar, pode começar a escapar do pesadelo, companheiro inseparável ao longo do campeonato. Não faltará ajuda. O Maracanã deve estar lotado. Do outro lado, surge um time em situação quase oposta à do Vasco. O Santos pouco tem a fazer no campeonato, o que pode render leveza em campo, mas também desinteresse. Na nona colocação, com 44 pontos, o Peixe não dá a mínima pinta de que arranjará fôlego para ainda beliscar uma vaga quase impossível no G-4. E também não corre risco de rebaixamento. Já começa a pensar em 2014, inclusive. Claudinei Oliveira não seguirá no clube e prepara a equipe pelas últimas vezes. Contra o Vasco, a dúvida é o retorno ou não do atacante Thiago Ribeiro. O time carioca poderá contar com Juninho Pernambucano, punido com um jogo (já cumprido) pelo STJD por causa dos gestos feitos contra o Flamengo.
Cartola FC: Juninho é sempre uma esperança para o Vasco se erguer e sair da zona do rebaixamento. O Reizinho está desvalorizado, baixou seu preço para C$ 9.11 e tem tudo para decidir jogos, principalmente com assistências (já deu seis). O goleiro Aranha sofrerá pressão de uma enorme torcida do Cruz-Maltino no Maracanã e não deverá ter vida fácil. Mas praticar defesas complicadas é com ele: já são 50. E o custo é baixo - C$ 7.51.
Na TV: SporTV (menos RJ) e Premiere FC, com Jader Rocha e Lédio Carmona.
Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (GO), com Marrubson Melo Freitas (DF) e Rafael da Silva Alves (RS).
Você sabia que... faz 14 anos que as duas equipes não se enfrentam no Maracanã? O último duelo no estádio foi em 28 de fevereiro de 1999, com vitória dos cariocas por 3 a 1, gols de Mauro Galvão, Juninho Pernambucano e Zezinho - Alessandro descontou.

CORINTHIANS x FLUMINENSE
Guia da rodada 33 - Corinthians x Fluminense (Foto: Editoria de Arte) 
DOMINGO, 19H30M - FONTE LUMINOSA
Seis pontos separam o Corinthians, um pouco ameaçado de rebaixamento, do Fluminense, muito ameaçado de rebaixamento. A diferença entre eles pode aumentar até um estágio quase inalcançável ou ser encurtada substancialmente neste domingo. Nenhuma das equipes pode bobear, e os cariocas podem menos ainda. Um tropeço, mesmo que um empate, tem o poder de colocar os tricolores no Z-4 - só não estão lá porque superam o Vasco no saldo de gols. O Flu vive enorme crise. Não vence há oito rodadas e deu demonstrações públicas de não saber se deveria manter Vanderlei Luxemburgo ou não. O Corinthians, por outro lado, conseguiu um mínimo de recuperação. Nos três últimos jogos, teve uma vitória e dois empates. Caso ganhe neste domingo, estará praticamente livre de qualquer risco de queda. A escalação do Timão deve ser a mesma do 1 a 1 com o Vitória, com Alexandre Pato no banco e Emerson como titular. O Flu tem dúvidas na armação, entre Felipe, Wagner e Robert.
Cartola FC: se o Timão atravessa má fase no ataque, a defesa segue cumprindo seu papel. Mas se quiser apostar num meio-termo, Ralf é combativo no meio-campo - já são impressionantes 71 roubadas de bola - e às vezes chega bem em chutes de longe, embora o preço seja para os mais ricos (C$ 20.21). No Flu, Samuel é o homem de referência e está louco para dar fim à má fase. Ele vale C$ 7.68 e anotou dois gols até agora.
Na TV: Premiere FC, com Milton Leite e Mauricio Noriega.
Arbitragem: André Luiz de Freitas Castro (GO), com Cristhian Passos Sorence (GO) e Cleriston Clay Barreto Rios (SE).
Você sabia que... os donos dos três últimos títulos brasileiros estarão em campo nesta partida? O Flu ganhou em 2010 e 2012, e o Timão foi campeão em 2011.

NÁUTICO x CRICIÚMA
Guia da rodada 33 - Náutico x Criciúma  (Foto: Editoria de Arte) 
DOMINGO, 19H30M - ARENA PERNAMBUCO
Os dois lanternas do campeonato se enfrentam no Recife: um rebaixado, sem chances de escapar, outro lutando pela salvação. A dúvida é se o Náutico, disparado no último lugar, saco de pancadas do Brasileirão, conseguirá tirar pontos de alguém até o fim da competição. O Criciúma não pode se permitir esse luxo. Em penúltimo, com 33 pontos, o Tigre tem apenas três a menos que o Fluminense, primeiro fora da zona de rebaixamento. Caso vençam a partida, os catarinenses podem até deixar o Z-4. O lateral-esquerdo Marlon, suspenso, está fora no Criciúma. No Náutico, o goleiro Gideão e o volante Martinez são dúvidas. O Timbu tem sete derrotas seguidas no campeonato. Está 16 pontos atrás do Tigre.
Cartola FC: jogando em casa, o Náutico quer dar alguma alegria a sua torcida após o rebaixamento. Um dos poucos que conseguem desequilibrar a favor do Timbu é Maikon Leite, que guardou oito gols e tem valor razoável: C$ 12.04. Do lado catarinense, o volante João Vitor é bom nome para sua escalação, pois conta com média 3.54, tem quatro gols e ainda pode render algumas cartoletas, já que está no vermelho.
Na TV: Premiere FC, com Rodrigo Raposo e Marquinhos.
Arbitragem: Francisco Carlos do Nascimento (AL), com Bruno Boschilia (PR) e João Patrício de Araújo (GO).
Você sabia que... este é apenas o quinto jogo entre as duas equipes pela Série A? Elas jamais empataram. São três vitórias do Criciúma e uma do Náutico no histórico.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2013/11/guia-da-rodada-33-cruzeiro-ja-pode-ser-campeao-brasileiro.html

Nenhum comentário: