sábado, 9 de novembro de 2013

Federer reage a quebras, vira sobre Del Potro e marca semi contra Nadal

Suíço sai em desvantagem no começo de cada set, mas conquista sua segunda vitória em Londres e se classifica em segundo lugar do Grupo B

Por Direto de Londres

Roger Federer e Juan Martín del Potro haviam se enfrentado duas vezes nesta temporada. Cada um tinha uma vitória na conta: o suíço nas quartas do Masters 1.000 de Paris e o argentino na decisão do ATP 500 da Basileia. O tira-teima deste sábado valia a vaga nas semifinais do Torneio dos Campeões da ATP, e quem levou a melhor foi Federer. Mesmo tomando quebras no começo de cada um dos três sets da partida, o ex-líder do ranking mostrou garra em quadra e conquistou uma virada espetacular sobre o número 5 do mundo. Com as parciais de 4/6, 7/6(2) e 7/5, o suíço garantiu a classificação, na segunda posição do Grupo B.

- Eu estava ficando com raiva de mim mesmo, praticamente lutei para reagir durante toda a partida. Mas por causa das últimas semanas me mantive calmo. Tive muitos altos e baixos nos jogos na Basileia, em Paris e de novo aqui (em Londres). Eu senti que poderia ter uma chance mais de conseguir uma quebra e foi o que aconteceu. Pela primeira vez senti que estava na frente. Foi um belo final. Fiquei muito feliz com a vitória - comemorou o atual número 7 do mundo.

Federer fechou a primeira fase com duas vitórias e uma derrota. Também com duas vitórias, mas ainda invicto, Novak Djokovic, que joga às 18h (de Brasília) deste sábado contra Richard Gasquet, leva vantagem no confronto direto contra o suíço em Londres. Por isso, o sérvio já será líder da chave independentemente do resultado do confronto com o já eliminado francês. Del Potro deixa a competição com somente a vitória sobre Gasquet na primeira rodada.

Líder do Grupo A, Rafael Nadal será o adversário de Federer nas semifinais. A partida será realizada neste domingo, às 12h (de Brasília). A outra semifinal será no mesmo dia, às 18h (de Brasília), entre Djokovic e o suíço Stanislas Wawrinka, que ficou com a segunda colocação do Grupo A.

Roger Federer tênis contra Del Potro ATP Finals (Foto: Getty Images) 
Roger Federer vibra durante o difícil confronto com 
Del Potro no ATP Finals (Foto: Getty Images)
 
Del Potro trava reação de Federer
Diante do gigante Del Potro, Federer não fez valer muito seu serviço no primeiro set. O suíço já começou a partida levando uma quebra e foi duro tentar se recuperar no set. O argentino estava seguro no saque, dando apenas uma chance de quebra ao ex-numero 1 entre os primeiros games. E, ao mesmo tempo que mostrava classe, como quando pontuou ao contra-atacar uma Gran Willy de Del Potro amaciando a bola, Federer por vezes era displicente. Ao arriscar uma deixada de slice no quinto game, tomou o break point e em seguida levou uma nova quebra.

Quando Del Potro chegou ao 5/2, Federer reagiu e por muito pouco não empatou. Firme e certeiro nos golpes, o suíço devolveu de zero uma das quebras. Também acertou a cruel largadinha de slice no game que o fez encostar no placar em 5/4. E matou de voleio outra Gran Willy do argentino para ter um novo break point. Pressionado, Del Potro soltou o braço para marcar os três aces que teria na parcial. Além de evitar por duas vezes a segunda quebra, faturou o set depois de um erro não forçado de direita de Federer.

Del Potro tênis contra Federer ATP Finals (Foto: AFP) 
Del Potro ameaça quebrar raquete durante segundo 
set em que perdeu no tie-break (Foto: AFP)
 
Federer sai atrás, melhora e vence tie-break
Apesar da reação, o suíço novamente não teve um bom início no segundo set. No segundo game de serviço, cometeu muitos erros e precisou lidar mais uma vez com uma quebra de desvantagem. A chance de igualar o placar veio no sexto game, quando Federer alcançou um 0-40. Depois de forçar o segundo serviço do adversário desafiando bem o que seria um ace de Del Potro, o ex-número 1 empatou em 3/3 com uma dupla falta do argentino.

Federer passou a sempre estar um game à frente quando confirmava o serviço, mas não conseguiu abrir pelo menos dois de vantagem. O destino do suíço poderia ser estipulado no tie-break, e o ex-número 1 atuou com agressividade. Subindo à rede na hora certa, ele encontrou uma miniquebra jogando Del Potro para atrás da linha de base. Conquistou outra quando o argentino mandou um voleio para fora. E chegou ao empate em sets com um ace.

Federer responde a nova quebra precoce e conquista virada
No set decisivo, pela terceira vez Federer tomou a quebra no começo. Del Potro chegou a liderar por 3/0, e o suíço novamente tirou forças para reagir. Com garra, teve dois break points no quinto game e devolveu a quebra na segunda tentativa. O tie-break parecia ser de novo a fórmula para desempatar, mas não foi necessário.

Primeiro, os dois tenistas proporcionaram um belo lance, no nono game. Apesar de ficar em situação difícil depois de tomar um lob de Gran Willy, Federer conseguiu se recuperar e pontuou com um ataque na passada de Del Potro. Depois, o argentino cometeu erros não forçados cruciais quando o set estava empatado em 5/5. Delpo conseguiu pontuar apenas uma vez e viu Federer conquistar a quebra que o deixaria a um game da vitória. O ex-número 1 teve dificuldade para confirmar o serviço, evitando até break point, mas fechou o jogo com um ace

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/torneio-dos-campeoes-da-atp/noticia/2013/11/federer-reage-quebras-vira-sobre-del-potro-e-marca-semi-contra-nadal.html

Nenhum comentário: