sábado, 9 de novembro de 2013

No clima do Rocky Man, jogadora de vôlei vive dia de escaladora no Rio

Regiane Bidias, a Régis, supera o medo e usa tempo livre para escalar muro em um albergue do Rio de Janeiro. Ponteira de 27 anos espera retornar à seleção brasileira

Por Rio de Janeiro

Quando cruza os portões da Fortaleza de São João, no bairro carioca da Urca, onde treina com o Rio de Janeiro, os olhos de Regiane Aparecida Bidias, ou simplesmente Régis, se voltam para o alto dos Morros Cara de Cão e Pão de Açúcar. No caminho até o ginásio, ela observa de longe uma modalidade bem diferente da que que está acostumada, ao ar livre e com a adrenalina à flor da pele: a escalada. Confortável nas quadas, ela se impressiona com a coragem dos que se arriscam nas alturas. No clima do Rocky Man, que irá reunir equipes nacionais e estrangeiras em oito provas, como surfe, corrida de montanha, canoa havaiana, parapente e escalada, a ponteira de 27 anos e 1,90m resolveu testar os seus dotes de alpinista. Vestiu a sapatilha tamanho 41, colocou magnésio nas mãos, superou o medo e se surpreendeu com o resultado. 

Regiane, do time de vôlei do Rio de Jaeiro, experimenta outra modalidade: a escalada (Foto: Carol Fontes) 
Régis, do Rio de Janeiro, experimenta modalidade bem diferente 
da que está acostmada: a escalada (Foto: Carol Fontes)
 
- Ali na Urca é adrenalina pura. As montanhas são íngremes e é preciso ter muita coragem para encará-las, é uma aventura e tanto. Quando cheguei aqui e olhei essa parede, pensei: "Nossa, que difícil". É preciso ter muito equilíbrio e força nos braços para aguentar, mas, como eu malho todo o dia e faço musculação, a questão da força ficou mais fácil. Gosto de novos desafios, aventuras e de testar novas habilidades. Gostei do resultado. Vou falar para as meninas (do Rio de Janeiro) experimentarem - contou Regiane, que escalou um muro de escalada montado em um albergue em Botafogo, com estruturas artificias em madeira e betão, simulando um relevo rochoso.
A atleta, que deu os primeiros passos no basquete e no atletismo, onde praticava salto em altura, 100m rasos e provas de longa distância, hoje, não se imagina em outra profissão. E não se arrepende do dia em que pulou a janela de casa, em Piracicaba, no interior paulista, para ir a um treino de vôlei, mesmo contra a vontade da mãe, Dona Creuza.

Regiane, do time de vôlei do Rio de Jaeiro, experimenta outra modalidade: a escalada (Foto: Carol Fontes)Régis superou o medo e se saiu bem o muro de escalada em um albergue (Foto: Carol Fontes)
 
- Eu jogava basquete, era pivô, e ainda fazia atletismo na época da escola. Um dia, uma amiga me chamou para ver um treino de vôlei, eu fui e não parei mais. Não me imagino fazendo outra coisa. Meu maior objetivo agora é voltar a defender a seleção brasileira - disse Regiane, que ainda gosta de jogar basquete como hobby.

Radicada no Rio de Janeiro há nove anos, onde conquistou cinco títulos nacionais defendendo as cores do time carioca, a ponteira freia a ansiedade para o retorno às quadras. No dia 29 de novembro, Régis e suas companheiras medem forças com o Minas, às 21h30, no Tijuca Tênis Clube, após a Copa dos Campeões. Apesar de ter perdido a posição de titular nesta temporada, a ponteira de Piracicaba tem feito a diferença ao sair do banco de reservas para tirar o time de situações complicadas no torneio. 

Rocky Man: "homens de pedra" testam limites no Rio
De sexta a sábado, as ruas do Rio serão "invadidas" por surfistas, corredores, escaladores, ciclistas de mountain bike, praticantes de stand-up paddle e canoa polinésia. O Rocky Man transforma os 100 competidores de seis países, distribuídos em 20 equipes, em "homens de pedra". Um desafio multiesportivo que percorrerá 100 km por terra, montanha, lagoa e mar. No primeiro dia, houve apenas a escalada, vencida pelo americano Joe Maier, do Team USA, que conquistou pontuação máxima (780 pontos), superando os brasileiros Octávio Bernardes (Canoar - 660 pontos), em segundo lugar, e Andre Okuno (Selva - 590 pontos), em terceiro
Neste sábado, às 7h, no Posto 10, em Ipanema, será dada a largada para a segunda etapa. Os surfistas terão que correr cerca de 2 km antes de caírem no mar, no Arpoador. Às 8h30, será a vez das bicicletas de mountain bike. A Lagoa Rodrigo de Freitas receberá os 8 km de stand up paddle. Após a corrida de montanha, cinco integrantes de cada equipe participam das provas coletivas. Às 16h30, os atletas enfrentarão um percurso de 12 km pela Praia Vermelha na canoa polinésia. Em seguida, todos correrão juntos os 10 km finais, cruzando a linha de chegada no Posto 10 de Ipanema.
 
Stand up paddle - Lagoa Rodrigo de Freitas - atleta Chuck Patterson - Estados Unidos Rocky Man (Foto: Divulgação) 
Chuck Patterson, dos EUA, aparece em primeiro plano na disputa 
de stand up paddle no ano passado (Foto: Divulgação)

FONTE:

Nenhum comentário: