sábado, 9 de novembro de 2013

Guangzhou empata, conquista título asiático e garante vaga no Mundial

Com gol do ex-botafoguense Elkeson, time chinês fica no 1 a 1 com o Seoul FC e consegue primeiro título continental três anos e meio depois de ser rebaixado

Por Guangzhou, China

O novo campeão asiático tem uma forte pitada brasileira. Conduzido pelo trio Elkeson, Muriqui e o quase-brasuca Conca, o Guangzhou Evergrande conquistou seu primeiro título continental neste sábado ao empatar em 1 a 1 com o Seoul FC, da Coreia do Sul, na final da Liga dos Campeões da Ásia. Como havia empatado a primeira partida em 2 a 2, o time chinês levou a melhor pelo número de gols marcados fora de casa e agora tem vaga garantida no Mundial de Clubes, em dezembro, no Marrocos. Elkeson marcou para o Guangzhou após assistência de Muriqui, enquanto Damjanovic fez para o Seoul.

Elkeson comemoração jogo Guangzhou Evergrande contra Seoul final (Foto: Reuters) 
Elkeson abraça Muriqui: gol decisivo para o título 
do Guangzhou (Foto: Reuters)

O título asiático coroa um projeto ambicioso do Guangzhou, que recebeu enorme investimento de uma construtora da região em 2010, quando caiu para a segunda divisão chinesa por envolvimento em um escândalo de manipulação de resultados. Deixando para trás a previsão inicial de conquistar a Ásia em cinco anos, o Evergrande chegará a seu primeiro Mundial de Clubes apenas três temporadas depois de ser rebaixado e com um tricampeonato nacional na bagagem.

A glória conquistada pela equipe neste sábado também é muito representativa para o futebol chinês, que volta a ser campeão asiático após 23 anos de jejum - em 1990, o Liaoning FC levou o único título da Liga dos Campeões da Ásia da história do país, até então. No Mundial de dezembro, o Guangzhou Evergrande enfrentará o campeão africano (ainda não definido) nas quartas de final e, caso avance, terá pela frente o temido Bayern de Munique.

comemoração Guangzhou Evergrande troféu Ásia (Foto: Getty Images) 
Marcelo Lippi ergue o troféu com o capitão Zheng Zhi 
(Foto: Getty Images)

O jogo
O primeiro tempo foi dominado pelos donos da casa, que criaram boas chances de gol, mas não mostraram boa pontaria. Trocando passes, o Guangzhou chegava à área facilmente, animando a torcida. Em uma das melhores oportunidades do primeiro tempo, aos 15, Conca recebeu na área e chutou a bola ao lado da baliza.

Muriqui jogo Guangzhou Evergrande contra Seoul final (Foto: Getty Images)Muriqui: eleito o melhor jogador do Campeonato e artilheiro com 13 gols (Foto: Getty Images)
 
O domínio chinês pareceu que continuaria na etapa final, quando o Guangzhou voltou muito concentrado e logo criou uma jogada perigosa, desperdiçada por Muriqui. E, aos 13, as redes estufaram: Elkeson recebeu lançamento de Muriqui em velocidade, invadiu a área e chutou colocado, na saída do goleiro, abrindo o placar.

Mas, precisando marcar dois gols para ficar com o título, o Seoul não se encolheu e passou a jogar melhor. Quatro minutos depois do gol de Elkeson, Damjanovic conduziu a bola na entrada da área, aproveitou o espaço dado pela defesa e chutou rasteiro, empatando a partida.

A partir daí, os coreanos passaram a pressionar bastante e a utilizar as laterais do campo para armar as jogadas. O Guangzhou se encolheu, e a defesa mostrou bastante insegurança - enquanto o Seoul não conseguia acertar a pontaria. Satisfeita com o resultado, a torcida presente ao estádio Tianhe fazia festa a cada contra-ataque e pôde comemorar aliviada ao apito final.

comemoração Guangzhou Evergrande troféu Ásia (Foto: Reuters) 
Lippi, no meio, e Conca, com a criança no colo, comemoram 
o título do Guangzhou Evergrande (Foto: Reuters)
 
Na premiação dos vencedores, Muriqui - um dos primeiros brasileiros a desbravar o mercado asiático - recebeu o troféu pela artilharia do torneio (com 13 gols) e também foi eleito o melhor jogador da Liga dos Campeões, sendo ovacionado pela torcida chinesa.

- Esse título tem um sabor muito especial para mim já que, com a ajuda de toda equipe, consegui terminar a competição como artilheiro. Agora é celebrar juntos com os torcedores. Nosso time soube aproveitar a vantagem que tivemos com o empate fora de casa. Jogamos para vencer e tivemos oportunidades para isso, mas toda final é nervosa e o resultado ficou de bom tamanho - declarou Muriqui após o jogo.

Conca, Muriqui e Elkeson comemoração Guangzhou Evergrande troféu Ásia (Foto: Arquivo Pessoal) 
Após o jogo, Conca, Muriqui e Elkeson posa com o troféu 
(Foto: Arquivo Pessoal)
 
Mais novato no Guangzhou, Elkeson caiu nas graças da torcida rapidamente e mostrou seu papel decisivo durante toda a temporada. Por isso, garantiu que o título continental trouxe muita emoção.

- Não tenho palavras para demostrar o que estou sentindo. Quando cheguei na China, não tinha ideia de como o torcedor daqui é apaixonado e apoia a todo momento. Só tenho que agradecer não só a força que veio da arquibancada, mas também aos meus companheiros e comissão técnica por me proporcionarem mais uma conquista na minha carreira. Carregarei sempre na minha memória este momento.

Marcello Lippi e Elkeson comemoração Guangzhou Evergrande troféu Ásia (Foto: Arquivo Pessoal) 
Elkeson ao lado de Marcello Lippi (Foto: Arquivo Pessoal)

Perto de encerrar sua passagem pelo futebol chinês, Darío Conca lembrou do técnico Marcello Lippi, que mudou seu destino no Guangzhou, uma vez que o argentino tinha má relação com o treinador anterior.

- Fico muito feliz não só pela conquista do Guangzhou, mas também pelo resgate que foi feito no clube pouco tempo depois de ter sido rebaixado. Hoje o futebol chinês conseguiu colocar seu nome no cenário mundial e, com isso, vai ter a oportunidade de disputar um mundial de clubes.

Tenho certeza que o torcedor jamais esquecerá este momento. Dedico esta conquista não só aos torcedores, mas também a minha família e ao nosso treinador Marcello Lippi.


Marcello Lippi comemoração Guangzhou Evergrande troféu Ásia (Foto: Reuters) 
Marcello Lippi é jogado para o alto na comemoração 
do título do Guangzhou Evergrande (Foto: Reuters)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2013/11/guangzhou-empata-conquista-titulo-asiatico-e-garante-vaga-no-mundial.html

Nenhum comentário: