sábado, 9 de novembro de 2013

Após Rio tentar ser sede, diretor critica: 'Precisa de mais estrutura'

Brasileiro André Silva elogia arena em Londres: 'Como essa, não se acha em nenhum lugar do Brasil'. Centro de Tênis pode ser trunfo para o futuro

Por Direto de Londres

Numa tentativa frustrada em 2012, o Rio de Janeiro perdeu a chance de sediar o Torneio dos Campeões da ATP a partir de 2013. Na visão do diretor da competição, o brasileiro André Silva, um dos motivos que fizeram a ATP renovar com Londres até 2015 foi algo que a capital inglesa apresenta atualmente e que ainda falta ao país de onde surgiu o ex-número 1 do mundo Gustavo Kuerten: um lugar capaz de receber um importante evento, apresentando espaço não só para a realização de partidas e treinos como também para o entretenimento do espectador.

MOSAICO - tênis estrutura atp finals (Foto: Editoria de arte) 
Arena de North Greenwich tem espaço para tênis, 
entretenimento e lazer (Foto: Editoria de arte)
 
A Arena de North Greenwich é a casa do Torneio dos Campeões desde 2009. O espaço, gerenciado por uma empresa privada, apresenta muito mais do que o local onde a quadra e as arquibancadas são montadas. Ao redor de onde as partidas acontecem para um máximo de 17.500 espectadores, existem vários restaurantes, bares, cinema, praças, centro de exposições e boates.

A ATP usou algumas dessas áreas para construir todo o complexo da competição: centro de mídia, espaço reservado para tenistas e comissão técnica, vestiários personalizados, áreas privadas de patrocinadores, três quadras onde o público pode assistir de perto aos jogadores treinarem, e a Fan Zone, onde é possível participar de atividades e ações criadas pelos investidores do torneio e ainda comprar artigos oficiais do campeonato.

- Temos uma estrutura muito boa aqui. Agora, em geral - não falo só do Rio de Janeiro - acho que o Brasil precisa de um pouco mais de estrutura para ter eventos desse nível. Quando você olha uma arena como essa, não se acha em nenhum lugar do Brasil. Não acho que o país deva se considerar perdedor. Tem de continuar lutando para conseguir eventos grandes do mundo do esporte - declarou André Silva.

Parque Olímpico Centro de Tênis Olimpíadas (Foto: Divulgação) 
André Silva acredita que Centro de Tênis no Rio 
será sede de grandes eventos (Foto: Divulgação)
 
Apesar da crítica, o diretor do Torneio dos Campeões lembrou que o Rio de Janeiro pode se beneficiar com o espaço que está sendo criado para as partidas de tênis dos Jogos Olímpicos de 2016. O Centro de Tênis, cujas obras começaram no final de outubro, seria um possível trunfo da cidade para o futuro. Para as Olimpíadas, serão construídas três arenas principais, duas permanentes com capacidade para 10 mil pessoas e 3 mil pessoas, e uma temporária para 5 mil torcedores. Ainda haverá mais 13 quadras menores e descobertas: sete para jogo (seis permanentes), com 250 lugares cada, e seis para treinamento e aquecimento

- (O Centro de Tênis) é uma coisa que o Rio fez com uma estratégia em mente. Buscaram fazer o que, por exemplo, um torneio Masters 1.000 necessita para ser jogado. Então acredito que a sede olímpica do torneio de tênis vai ser um grande lugar para grandes eventos. Se vai ser esse (Torneio dos Campeões) ou o Rio Open (torneio de nível 500 que entra no calendário em 2014, em fevereiro), que tomara que com o tempo mostre que possa ser mais, não sei. Mas (com o Centro de Tênis) realmente (o Rio) se coloca numa melhor posição do que agora.

Em termos de competições, o Brasil terá três torneios, todos em fevereiro: o Aberto do Brasil, em São Paulo; o WTA Brasil, em Florianópolis; e o Rio Open, que além de ser um evento ATP 500 também é um WTA International, de menor expressão).

FONTR:
http://sportv.globo.com/site/eventos/torneio-dos-campeoes-da-atp/noticia/2013/11/apos-rio-tentar-ser-sede-diretor-critica-precisa-de-mais-estrutura.html

Nenhum comentário: