terça-feira, 5 de novembro de 2013

Goiás perde três mandos de campo e não joga mais em Goiânia em 2013

Alviverde é punido pelo STJD por conta de briga na arquibancada do Serra Dourada na vitória sobre Atlético-PR; multa de R$ 50 mil também é aplicada

Por Goiânia

Goiás x Atlético-PR - briga na torcida (Foto: Cristiano Borges / O Popular) 
Facções da torcida organizada do Goiás brigam no 
Serra Dourada (Foto: Cristiano Borges / O Popular)
 
A briga que envolveu facções de uma torcida organizada do Goiás nas arquibancadas do Serra Dourada na vitória por 3 a 0 sobre o Atlético-PR, em 20 de outubro, rendeu ao clube a perda de três mandos de campo na Série A, além de multa no valor de R$ 50 mil. Dessa forma, o clube, que ainda deve recorrer da decisão, está proibido de jogar em Goiânia em 2013, já que lhe restam apenas três jogos como mandante no Brasileirão - contra Ponte Preta, Internacional e Santos.
A sentença foi proferida no início da noite desta segunda-feira pela Primeira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro. A defesa esmeraldina foi feita pelo advogado e presidente do clube, João Bosco Luz, que, por meio de sua conta pessoal no Twitter, condenou a atitude dos torcedores, que considerou como 'vândalos'.

Tweet de João Bosco Luz, presidente do Goiás (Foto: Reprodução/Twitter) 
João Bosco Luz confirma a punição no STJD e condena 
atitude de 'vândalos' (Foto: Reprodução/Twitter)
 
Na ocasião, Péricles Bassols, árbitro do jogo entre Goiás e Atlético-PR, precisou interromper a partida em duas oportunidades devido à confusão nas arquibancadas. O juiz relatou os fatos na súmula e ainda descreveu que uma pedra supostamente atirada por torcedores do Furacão, foi lançada ao gramado. O Furacão também foi julgado nesta segunda, mas foi absolvido.

Súmula - Goiás x Atlético-PR (Foto: Reprodução) 
Péricles Bassols, árbitro de Goiás x Atlético-PR, relata 
brigas no Serra na súmula do jogo (Foto: Reprodução)
O confronto também ficou marcado pelo desabafo de Walter, que não comemorou ao marcar o gol que selou a vitória esmeraldina por 3 a 0 e criticou o comportamento da torcida (veja vídeo).

 - Isso é uma palhaçada. Não é torcedor. Nosso time está brigando pela Libertadores, podemos pensar nisso, já que a parte de baixo da tabela ficou para trás. Mas com essa torcida não vamos chegar. Hoje (domingo) era jogo para 30 mil pessoas. As poucas que vieram (13.713 pagantes) ainda fizeram isso – disse Walter após a partida.

O clube goiano ainda aguarda julgamento do recurso no episódio em que torcedores utilizaram raio laser no rosto do goleiro Rogério Ceni, do São Paulo. A princípio, o clube goiano foi punido com a perda de um mando de campo, mas conseguiu efeito suspensivo da pena. O recurso começou a ser julgado na última quinta-feira, mas Flávio Zveiter, presidente do STJD, pediu vistas do processo, que entrará em pauta novamente nesta quinta (07).

Nenhum comentário: