terça-feira, 5 de novembro de 2013

Comentaristas incluem Federer entre os postulantes ao título em Londres

Dácio Campos diz que suíço se favorece com menos jogos disputados no ano. Narck Rodrigues prevê taça entre Federer, Nadal, Djokovic e Del Potro

Por Direto de Londres

tênis roger federer atp finals (Foto: AFP) 
Federer treina para torneio na capital inglesa
(Foto: AFP)
 
Roger Federer teve uma temporada para se esquecer, mas o fato de ter disputado menos partidas que os rivais do Torneio dos Campeões da ATP pode ajudá-lo na briga pelo título. Na opinião dos comentaristas do SporTV, Dácio Campos e Narck Rodrigues, o ex-número 1 do mundo também mostrou evolução na segunda metade do ano, progresso que daria um estímulo a mais para encarar adversários que sofreram com um desgastante ano.

- Acho que o Federer vem melhorando agora, no fim da temporada. O Torneio dos Campeões, que são os oito melhores, tem uma característica que, como é o último do ano, no fim da temporada, existem muitos jogadores, os que mais ganharam na temporada, que têm uma tendência a chegar nele mais cansados física e mentalmente. Então, o Federer, como não foi tão exigido assim durante a temporada, ou seja, não obteve grandes resultados, é uma boa opção para este último torneio, que geralmente pega de calças curtas os tenistas do topo que já chegam cansados por ali - analisou Dácio.

Entre 16 torneios disputados, Federer conquistou apenas um título em 2013, o ATP de Halle, na Alemanha. Também chegou apenas três vezes a finais, perdendo para Rafael Nadal no Masters 1.000 de Roma e para Juan Martín del Potro no ATP 500 da Basileia.

tênis coletiva roger federer atp (Foto: Matheus Tibúrcio) 
Suíço disputou 16 torneios, mas foi eliminado precocemente 
em muitos deles (Foto: Matheus Tibúrcio)
 
Com derrotas para nomes como Sergiy Stakhovsky (então 116º do ranking) na segunda rodada em Wimbledon, Federico Delbonis (então 114º) nas semis do ATP 500 de Hamburgo e Daniel Brands (então 55º) na estreia no ATP 250 de Gstaad, Federer passou pelo momento mais crítico do ano. Mas ele se livrou das dores nas costas que o incomodavam até então, acumulou uma boa série de partidas após o US Open (11 jogos em três torneios) e chega a Londres com possibilidade de buscar o sétimo título do Torneio dos Campeões. O problema é que ele terá que passar por cima, por exemplo, de Rafael Nadal e de Novak Djokovic.

- No momento, fica entre esses dois o favoritismo, mas tem alguns jogadores que pela maneira de jogar podem dar trabalho. Pouco se fala do Tomas Berdych, mas ele é muito alto e joga muito reto. A quadra tem um quique mais baixo, então o jogador que joga mais plano tem uma certa vantagem. O Berdych pode surpreender, mas acredito que pelo que todos vêm jogando por aí, o título vai ficar entre Federer, Nadal, Djokovic e Del Potro. Até o David Ferrer mesmo assim não tem muita chance de ganhar por causa da quadra - afirmou Narck Rodrigues.

Federer estreia nesta terça-feira, às 18h (de Brasília) contra Djokovic. Os dois fazem uma revanche das semifinais do Masters 1.000 de Paris, no último sábado, em que o sérvio levou a melhor.

O SporTV2 transmite ao vivo o Torneio dos Campeões da ATP, de 4 a 11 de novembro, a partir das 11h45m (horário de Brasília).

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/torneio-dos-campeoes-da-atp/noticia/2013/11/comentaristas-incluem-federer-entre-os-postulantes-ao-titulo-em-londres.html

Nenhum comentário: