terça-feira, 5 de novembro de 2013

'Laranja merengue', Real enfrenta o Juve em busca da vaga antecipada

Espanhóis deverão estrear terceiro uniforme contra os italianos e se garantem nas oitavas com vitória. PSG e Bayern também podem avançar nesta terça

Por Rio de Janeiro

A uma vitória da classificação para as oitavas de final da Liga dos Campeões, o Real Madrid visitará o Juventus nesta terça-feira, pela quarta rodada do Grupo B, de roupa nova: se a Uefa não intervir, os merengues estrearão o terceiro uniforme, de cor laranja. Liderado por Cristiano Ronaldo, o artilheiro da competição com sete gols, o time espanhol conta com o melhor ataque da Champions ao lado do PSG (12 gols cada) e enfrentará uma equipe que vem tendo dificuldades para vencer como mandante. O Globoesporte.com acompanha em Tempo Real a partir das 17h15m (de Brasília). A bola rola às 17h45m no Juventus Stadium.

O Real lidera com nove pontos e, caso vença, não poderá mais ser alcançado pelo Juve, que é o terceiro colocado com dois pontos - os dois melhores clubes de cada grupo avançam. O Galatasaray ocupa a segunda posição com quatro e enfrentará o lanterna Copenhage, que tem um ponto. Os turcos ainda têm chances matemáticas de roubar o primeiro posto dos Blancos.

Cristiano Ronaldo Treino Real Madrid (Foto: Agência AP) 
Cristiano Ronaldo será a principal atração da partida 
(Foto: Agência AP)

A Velha Senhora vem de uma derrota e um empate no Juventus Stadium em jogos da Champions e terá pela frente um rival que já aplicou duas goleadas: 6 a 1 sobre o Galatasaray, na Turquia, e 4 a 0 sobre o Copenhague, em Madri. O técnico Antonio Conte admite o temor pelo estrago que a linha de frente madrilenha poderá causar se estiver em mais um dia inspirado.

- É uma equipe que conta com um ataque extraordinário, devastador, sobretudo se o Real Madrid consegue fazer o tipo de jogo que prefere. Eles têm Cristiano Ronaldo, Bale, Benzema, Di María, para não citar outros.

O Real Madrid poderá finalmente estrear o uniforme laranja, que foi lançado no dia 12 de setembro. A diretoria já tentou fazer com que a equipe utilizasse a novidade na estreia da fase de grupos contra o Galatasaray, mas a Uefa alegou que a camisa poderia ser confundida com a do time turco, que também tem a cor em seus trajes de jogo.

Treino Real Madrid (Foto: Agência AP) 
Torcida do Juventus lotará a rena para duelo decisivo 
contra os merengues (Foto: Agência AP)

Utilizar camisetas diferentes das tradicionais na Liga dos Campeões tem sido uma nova tradição de sucesso para o Real. Em 2011, os merengues entraram em campo com um uniforme vermelho contra o Dinamo de Zagreb, na Croácia, e venceram por 1 a 0. Em 2012, o gigante espanhol enfrentou o Ajax, na Holanda, com uma roupa verde e goleou por 4 a 1.

Se ofensivamente os merengues vivem ótima fase, defensivamente a equipe tem deixado a desejar. Nas últimas três partidas do Campeonato Espanhol (Barcelona, Sevilla e Rayo Vallecano), foram sete gols sofridos. O retorno do capitão Casillas ao gol será a principal novidade, mas a mudança não acontece por causa dos números, já que Diego López está realizando boas atuações. Varane será titular na zaga, mas o técnico Carlo Ancelotti ainda se questiona sobre quem será o companheiro do francês. Sergio Ramos e Pepe brigam pela vaga.
- Estamos atacando bem, mas o problema é que o trabalho defensivo não é bom. É um problema de equilíbrio, confiança e de não defender bem - analisou o comandante italiano.

Tevez Coletiva Juventus (Foto: Agência AFP) 
Tevez tenta acabar com longo jejum de gols na principal 
competição europeia (Foto: Agência AFP)

Principal estrela do Juventus, o atacante Tevez não marca na Liga dos Campeões desde o dia 7 de abril de 2009, quando ainda defendia o Manchester United. O argentino deverá atuar ao lado do espanhol Llorente, que tem ganhado poucas oportunidades entre os titulares desde que foi contratado, no início da temporada.

- É sério que passou tanto tempo desde meu último gol na Liga dos Campeões? Bom, espero acabar com essa seca amanhã (terça) - disse Carlitos.

Na outra partida da chave, o Copenhagen receberá o Galatasaray, que não terá o meia Sneijder, tentando manter o sonho da classificação vivo. Uma derrota fará com que os dinamarqueses deem adeus à disputa. O time nunca perdeu em casa em jogos da fase de grupos da Liga dos Campeões, acumulando quatro vitórias e três empates. O Parken Stadium, contudo, trás boas recordações ao Gala, que venceu a Copa da Uefa (atual Liga Europa) na arena, em 2000, com vitória nos pênaltis sobre o Arsenal na decisão.

Thiago Silva Treino PSG (Foto: Agência AFP) 
Thiago Silva deverá retornar ao PSG após mais de um
 mês se recuperando de lesão (Foto: Agência AFP)

psg também pode avançar

Quem também está a uma vitória da vaga nas oitavas é o PSG. Os franceses receberão o Anderlecht, mas podem ter desfalques importantes. Os atacantes Ibrahimovic e Cavani se recuperam de lesão e correm o risco de não jogar. Quem deverá retornar aos gramados nesta terça-feira é o zagueiro Thiago Silva. Ausente desde o dia 22 de setembro por causa de uma lesão na coxa, o brasileiro voltou a treinar normalmente na última quarta e estará disponível para o técnico Laurent Blanc.

- A lesão de Ibra não é muito grave, mas pode se agravar se não for tratada corretamente - disse o treinador francês.

Caso a dupla de ataque parisiense entre em campo, o Anderlecht terá sérios problemas. Ibrahimovic marcou dez gols nas últimas seis aparições enquanto Cavani está a cinco jogos sem passar em branco.

O Paris Saint-Germain também poderá garantir a primeira colocação antecipadamente se Olympiacos e Benfica empatarem. Os adversários se enfrentam na Grécia e quem vencer ficará perto de conseguir a segunda vaga do grupo. O PSG lidera com nove pontos. Gregos e portugueses têm quatro cada, enquanto o lanterna belga ainda não pontuou.

Dante Bayern de Munique (Foto: Agência AP) 
Dante vive a expectativa de levar o Bayern à fase 
de mata-mata pela segunda vez (Foto: Agência AP)

bayern perto da classificação

Outro gigante europeu que está bem perto das oitavas de final é o Bayern de Munique. Os alemães lideram o Grupo D com nove pontos, mas não dependem apenas das próprias forças para assegurar a vaga nesta rodada. O atual campeão europeu enfrentará o lanterna Viktoria Plzen, que ainda não pontuou, na República Tcheca e avança se o vice-líder Manchester City (seis pontos) conseguir pelo menos um empate em casa contra o terceiro colocado CSKA de Moscou (três pontos). Uma vitória dos Citizens fará com que os bávaros sigam para a fase seguinte com um empate diante dos tchecos.

O Bayern está a uma vitória de igualar um recorde do Barcelona, chegando a nove vitórias consecutivas na competição, feito alcançado pelos catalães na temporada 2002/2003. Os alemães poderão ultrapassar o Barça contra o CSKA, na Rússia, na quinta rodada se vencerem o Viktoria nesta terça-feira.

- Todo jogo na Champions é perigoso porque cada oponente que você enfrenta nesta competição tem experiência. O Plzen venceu por 6 a 1 na liga tcheca neste fim de semana e estão em boa forma, mas posso ver a chance de nos classificarmos para a fase de mata-mata - afirmou o técnico Pep Guardiola.

Rooney Treino MAnchester United (Foto: Agência Reuters) 
Rooney treina às vésperas do duelo contra o Real Sociedad 
(Foto: Agência Reuters)

united contra o lanterna
Líder do Grupo A, o Manchester United medirá forças com o lanterna Real Sociedad, que ainda não pontuou. Os ingleses brigam por uma das duas vagas com o segundo colocado Bayern Leverkusen (6 pontos) e com o Shakhtar Donetsk (4 pontos). Alemães e ucranianos se enfrentam para seguir na cola dos Red Devils, que sofrem com lesões. Na partida contra o Fulham, no fim de semana, pelo Campeonato Inglês, o técnico David Moyes foi obrigado a realizar três substituições no intervalo por causa de jogadores com problemas físicos

O Real Sociedad será eliminado caso perca, mas a equipe confia em uma surpresa no Old Trafford:

- Se fizermos as coisas certas, podemos vencer - disse o técnico Jagoba Arrasate.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2013/11/laranja-merengue-real-enfrenta-o-juve-em-busca-da-vaga-antecipada.html

Nenhum comentário: