terça-feira, 5 de novembro de 2013

Torcida apoia Federer, mas Djokovic leva a melhor em duelo empolgante

Suíço joga no embalo dos fãs em Londres, faz segundo set incrível, mas sofre segunda derrota seguida para sérvio em menos de uma semana

Por Direto de Londres

Roger Federer pode ter feito uma temporada ruim e ainda ter sido pouco explorado nos cartazes espalhados pela Arena de North Greenwich, em Londres, mas no Torneio dos Campeões da ATP, nesta terça, a torcida presente na estreia do suíço era favorável ao tenista na sua esmagadora maioria. O rival, porém, não era outro qualquer: Novak Djokovic. Apesar do clima adverso e uma melhora considerável de Federer no segundo set, o número 2 do mundo levou a melhor, com as parciais de 6/4, 6/7(2) e 6/2, em 2h22m de partida. Foi a segunda vitória do sérvio sobre o suíço em menos de uma semana. No último sábado, nas semifinais do Masters 1.000 de Paris, o sétimo do ranking mundial também fora derrotado.

- Federer tem um bom histórico em Londres e gosta de jogar aqui. Era um grande desafio. Há algumas horas eu estava jogando em Paris, então vencer Federer em (quase) duas horas e meia hoje foi incrível. Definitivamente é uma grande vitória - declarou Djokovic, após a partida.
Federer e Djokovic fizeram o confronto entre o recordista de títulos do evento (6) e o atual campeão do torneio. Com a vitória em sets diretos, o sérvio assume a primeira colocação do Grupo B, já que o argentino Juan Martín del Potro ganhou do francês Richard Gasquet por 2 sets a 1,na segunda-feira. Nesta quinta, Federer pega Gasquet, e Djokovic joga contra Del Potro. Ambos os jogos terão transmissão ao vivo do SporTV2.

tênis novak djokovic roger federer atp finals (Foto: AFP) 
Vitória em Londres foi a segunda de Djokovic sobre 
Federer em menos de uma semana (Foto: AFP)
 
Djokovic aproveita deslize de Federer
Do início ao fim, Federer jogou no embalo da torcida. A cada desafio eletrônico ganho, a arena vinha abaixo. A cada erro, era um lamento. A cada bola vencedora, uma explosão. Se o suíço já conquistara os espectadores desde antes do jogo, era a vez dele fazer jus dentro de quadra. Djokovic, porém, atrapalhava o rival. O sérvio jogava bem e anulava Federer... até começar a falhar no saque.

Uma dupla falta no começo do nono game colocou Nole em alerta. Federer teve o primeiro break point do jogo, mas desperdiçou a chance arriscando uma direita que saiu por centímetros. Depois de fazer 5/4, Djokovic recebeu um presente do adversário. O suíço descalibrou demais a mão, principalmente a direita, tomou a quebra e perdeu o set.

torcida Federer contra Djokovic ATP Finals (Foto: AFP) 
Torcedores apoiaram Federer durante toda a
partida contra Djokovic (Foto: AFP)
 
Federer levanta torcida e empata
A instabilidade seguiu atrapalhando Federer, mas aos poucos ele foi melhorando e construíndo outro jogo. Logo no primeiro game de serviço na segunda parcial, ele se defendeu com sucesso após um duplo break point para Djokovic. A agressividade no saque e nas primeiras trocas de bola eram as soluções encontradas pelo suíço nesses momentos de pressão. Dessa vez a fórmula deu certo, e o sétimo do ranking não deixou Nole deslanchar. Pelo contrário. No quinto game pressionou o rival e forçou o erro do sérvio para conquistar uma quebra de frente. Nessa hora todas as bandeiras da Suíça foram balançadas.

Atrás no placar, Djokovic não se abateu e devolveu a quebra no game seguinte. O sérvio lutou até a igualdade e superou um bravo Federer até empatar novamente o set, agora em 3/3. A resposta do suíço também foi ligeira. Foram quatro pontos consecutivos em cima do saque de Nole para obter outra quebra e deixar os torcedores novamente eufóricos. Os gritos foram ainda mais altos quando Federer chegou ao match point. Ele se deixou levar pelo clima, quis definir logo o ponto e mandou a bola para fora. O erro foi fatal. Djokovic teve duas vezes a vantagem na igualdade e voltou a empatar o set: 5/5.

Os games seguintes foram uma verdadeira batalha. Novamente houve igualdade, e Djokovic salvou até break point para depois confirmar o serviço e ficar a um game da vitória. Mas a parcial teve que ser decidida no tie-break, que foi toda de Federer. O suíço começou tomando uma mini-quebra, mas na sequência deixou Nole no chinelo, empatando o jogo com supremacia.

tênis roger federer novak djokovic atp finals (Foto: Getty Images) 
Federer deu bastante trabalho a Djokovic no segundo set 
(Foto: Getty Images)
 
Federer cai de produção, e Djokovic fatura a vitória
Se o segundo set terminou de ótima forma para Federer, o terceiro começou nada empolgante para ele. O ex-número 1 precisou lidar a todo tempo com a quebra que tomou logo no primeiro game. Por vezes ele soltava deixadinhas matadoras e bolas magistrais, mas de fato o nível com que atuava em quadra já não era mais o mesmo da parcial anterior.

Djokovic viu exatamente isso e conseguiu mais uma quebra no quinto game. Federer tentou gastar dois desafios que tinha em pontos seguidos, mas foi inevitável parar o sérvio. O suíço ainda se esforçava em quadra e manteve a esperança acessa quando diminuiu o placar para 5/2. Porém, Nole matou de vez a fatura vencendo de zero o game final de serviço.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/torneio-dos-campeoes-da-atp/noticia/2013/11/torcida-apoia-federer-mas-djokovic-leva-melhor-em-duelo-empolgante.html

Nenhum comentário: