terça-feira, 5 de novembro de 2013

Fifa veta Fernandinho do Mundial, mas Galo mantém esperança

Entidade afirma que jogador foi inscrito depois do fim da janela de transferências internacionais. Atlético ainda acredita em reviravolta

Por Belo Horizonte

Fernandinho Votação 480 (Foto: Bruno Cantini / Flickr Atlético-MG) 
Fernandinho se tornou titular absoluto do Galo
(Foto: Bruno Cantini / Flickr Atlético-MG)
 
O Atlético-MG pode não contar com Fernandinho na disputa do Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro, no Marrocos. A Fifa decidiu que a inscrição do jogador na competição intercontinental é irregular, porque ele teria sido transferido para o Atlético-MG depois do encerramento da janela de transferências internacionais. A entidade máxima do futebol enviou um documento para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) comunicando o veto à participação do jogador. A CBF encaminhou o documento para a Federação Mineira de Futebol (FMF), que repassou o ofício para o Atlético-MG.

A CBF, por meio da assessoria de comunicação, confirmou o envio do documento para a FMF. O presidente da federação mineira, Paulo Schettino, explicou que recebeu o documento e afirmou que ele vetava a participação de Fernandinho no Mundial, mas não comentava sobre a participação de Emerson e Dátolo, que também chegaram ao Galo no meio da temporada.


Já fizemos nossa manifestação e estamos confiantes de que o jogador possa atuar no Mundial. A Fifa vai avaliar e a previsão é que no final de novembro tenhamos essa definição"
Lásaro Cunha, diretor jurídico do Atlético-MG
 
- Recebemos o documento. Ele só fala no Fernandinho. Diz que a Fifa indeferiu e fala que a inscrição foi feita depois do prazo determinado - disse Schettino.

O diretor jurídico do Atlético-MG, Lásaro Cunha, no entanto, acredita que o jogador pode, sim, disputar a competição intercontinental. Ele explicou que o clube já prepara uma argumentação para apresentar à Fifa e tentar regularizar a situação até o dia 23 de novembro, quando o Galo tem que enviar a lista definitiva com os 23 jogadores que disputarão o Mundial.

- Esse é um processo complexo, no qual existem várias manifestações das entidades e do clube. Um órgão da CBF enviou um ofício que apenas compõe uma parte desse processo. Apresentamos nossas razões com considerações desse órgão que, na sequência, encaminhou à Fifa. Já fizemos nossa manifestação e estamos confiantes de que o jogador possa atuar no Mundial. A Fifa vai avaliar e a previsão é que no final de novembro tenhamos essa definição.


Entenda o caso

O entrave existe porque a Fifa acredita que o meia foi inscrito depois do fim da janela de transferências internacionais. O Atlético-MG alega que o inscreveu antes da data – 19 de julho – no Desportivo Brasil, clube da Traffic, e só depois o jogador se transferiu para o Galo. Isso caracterizaria uma transação nacional. A CBF, no entanto, alega que a transferência do jogador chegou apenas no dia 22 de julho, depois do prazo determinado.


A CBF reconhece a transferência nacional de Fernandinho do Desportivo Brasil para o Atlético-MG, por isso o jogador pode atuar normalmente no Campeonato Brasileiro. Entretanto, a Fifa não reconhece a transferência como válida para a disputa do Mundial de Clubes.

O Atlético-MG enviou na última quinta-feira uma pré-lista com 35 jogadores que podem disputar o Mundial de Clubes. E o nome de Fernandinho, atual titular absoluto da equipe de Cuca, estava nela. A lista definitiva, agora sem o nome do atacante, deve ser enviada para a Fifa no dia 23 de novembro.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2013/11/fifa-veta-fernandinho-do-mundial-mas-galo-mantem-esperanca.html

Nenhum comentário: