terça-feira, 5 de novembro de 2013

Djokovic torce contra Nadal para ser nº 1, mas reconhece: 'Improvável'

Atual líder do ranking, Nadal minimiza disputa e valoriza conquistas no ano após lesão. Rivais estreiam nesta terça contra Roger Federer e David Ferrer

Por Direto de Londres

Tênis Djokovic Coletiva ATP Finals (Foto: Agência AFP) 
Djokovic diz ser improvável ultrapassar Nadal e
recuperar a liderança do ranking (Foto: AFP)
 
O Torneio dos Campeões da ATP será o palco da briga pelo posto de número 1 do mundo, entre Rafael Nadal e Novak Djokovic. Porém, na visão do sérvio, o topo do ranking está distante de alcançar até o fim desta temporada. Atrás do rival por 1.420 pontos, Nole reconhece que será difícil recuperar o posto em Londres e, por isso, exaltou sua invencibilidade nos últimos dois meses (17 jogos sem perder e três títulos - Pequim, Xangai e Paris). Para ter chances de ultrapassar o espanhol no ranking, Djokovic precisa primeiro torcer para que o rival não vença mais do que uma partida em Londres e depois tem que ser campeão invicto do ATP Finals.

- É improvável, considerando os resultados de Nadal. Não depende de mim, mas do que ele fizer nesta semana. Não faz sentido eu fazer os cálculos. O que é importante é ganhar três torneios seguidos, vencer 17 jogos seguidos. Isso me dá confiança para o fim de uma temporada e o início de outra. Estou construindo algo para o que vem por aí. Terminar o ano no número 1 não está no meu pensamento.

Melhor tenista da temporada, Nadal conquistou dez títulos em 2013, sendo que foi à final de 13 dos 16 torneios que disputou. Tudo isso após a lesão crônica no joelho esquerdo no ano passado, que o afastou das quadras por sete meses. Mesmo com uma boa vantagem sobre Djokovic no ranking, o Touro Miúra afirma que a grande recuperação é mais especial do que se ele terminar o ano como número 1 do mundo.

- Eu já dizia antes que o número 1 não significa mais tanto para mim. Hoje objetivo é estar fisicamente bem e competitivo. Ganhar um grande torneio vale mais do que ser número 1. Minha história esse ano é ter ficado sete meses sem jogar. Pude voltar a jogar e depois de pouco período pude estar competitivo e ganhar alguns dos mais importantes torneios do ano. Essas experiências são mais especiais. Ser número 1 é algo que já fui no passado.

Nadal e Djokovic estreiam nesta terça-feira no Torneio dos Campeões (ATP Finals). O espanhol faz o jogo das 12h (de Brasília) contra o compatriota David Ferrer. O sérvio, por sua vez, encara o suíço Roger Federer às 18h (de Brasília). Ambas as partidas terão transmissão ao vivo do SporTV 2.

Tênis Nadal Coletiva ATP Finals (Foto: Agência AFP) 
Líder do ranking, Nadal diz que forma como retornou ao 
circuito é mais especial que ser número 1 (Foto: AFP)
 
FONTE:

Nenhum comentário: