terça-feira, 5 de novembro de 2013

Com incentivo tímido de brasileiros, Soares e Peya perdem na estreia

Assim como na final do US Open, segunda melhor dupla da temporada perde para Paes e Stepanek. Fãs do austríaco se fantasiam para torcer pelo tenista

Por Direto de Londres

Tênis Bruno Soares e Alexander Peya atp finals (Foto: Agência AFP) 
Peya e Soares perdem na estreia da disputa das
duplas do ATP Finals(Foto: Agência AFP)
 
Bruno Soares estreou nesta terça-feira no Torneio dos Campeões da ATP, e a pouca torcida brasileira presente na Arena de North Greenwich, em Londres, assistiu acanhada à derrota do mineiro e do austríaco Alexander Peya. Na reedição do confronto da final do US Open, o indiano Leander Paes e o tcheco Radek Stepanek levaram a melhor novamente e venceram o duelo do Grupo B por 2 sets a 1, parciais de 6/3 e 5/7 e 10/8.

- Os caras estavam entrando no ponto toda hora e eles sacaram bem no começo e a gente não estava conseguindo soltar o jogo. O Paes jogou bem, a todo tempo botando pressão e fechando bem a rede. E no final (a vitória) escapou. Mesmo com um rendimento abaixo, foi 10 a 8 no super tie-break - afirmou Bruno Soares.

Apesar da derrota, o número 3 do mundo nas duplas agradeceu o apoio vindo das arquibancadas. Torcedores de Peya eram os mais animados, sobretudo um grupo de quatro fãs que se fantasiaram para a partida, mas familiares e amigos do tenista mineiro também fizeram parte da pequena torcida verde e amarela.

- Eu vi uma bandeira do Cruzeiro, mas como fica muito escuro, você não consegue ver muita coisa. Nem a camisa do Brasil, que é amarela, bandeira, essas coisas. Como você fica muito concentrado, também não ouve muito barulho. Eu escutei alguns gritos de "vai, Brasil", "vai, Bruno". Escutei também meus amigos, todos de Minas (Gerais), que vieram de caravana (risos). Tem umas 18, 19 pessoas - contou Bruno.

Soares e Peya têm mais dois compromissos pela fase de grupos. Nesta quarta-feira, às 16h (de Brasília), eles pegam os atuais campeões Marcel Granollers e Marc López, da Espanha, e na sexta fecham contra os também espanhóis David Marrero e Fernando Verdasco.

Ainda nesta terça, às 16h (de Brasília), outro brasileiro entra em quadra. Pelo Grupo A, o também mineiro Marcelo Melo e o croata Ivan Dodig enfrentam os gêmeos americanos Bob Bryan e Mike Bryan, melhor dupla da atualidade.

Tênis Leander Paes e Radek Stepanek atp finals (Foto: Getty Images) 
Tênis Leander Paes e Radek Stepanek vencem Bruno Soares e 
Alexander Peya na estreia (Foto: Getty Images)
 
O jogo
Os gritos de incentivo a Bruno eram tímidos e surgiam mais nos momentos de dificuldade. Para o parceiro do mineiro, quatro torcedores se fantasiaram para prestigiar Peya, mas o austríaco demorou muito para entrar no jogo. O saque dele estava aquém do potencial e ele era constantemente visado pelos adversários. Nos dois games de serviço de Peya foi justamente quando ele e Soares precisaram salvar um sequência nada curta de break points - três no primeiro e quatro no segundo. Sólidos, Paes e Stepanek conquistaram a quebra no meio do set e a defenderam até o final, principalmente com o indiano mostrando agilidade junto à rede.
Com a vantagem de um set em mãos, Paes e Stepanek ficaram ainda mais soltos em quadra. Os dois até arriscaram algumas embaixadinhas com a bola depois de um ponto. Em outro perdido, abriu as pernas em vão, e ele e o indiano riam da atitude. O fato é que Soares e Peya equilibraram a disputa, mas seguiam com dificuldades para confirmar os serviços. Perto do fim do segundo set, eles já haviam enfrentado pouco mais de dez break points e conseguiram com esforço fechar o placar em 7/5, levando a partida para o super tie-break.

Se aproveitando dos erros não forçados de Soares e Peya, Paes e Stepanek abriram o super tie-break em vantagem. O brasileiro e o austríaco até ensaiaram uma recuperção salvando três match points, mas não foi suficiente para tirar a vitória das mãos do indiano e do tcheco, que fizeram 10/8 e fecharam a partida em 2 sets a 1.

ATP Finals  Torcida Alexander Peya (Foto: Matheus Tibúrcio) 
Quarteto se fantasia nas cores da Áustria para torcer por 
Alexander Peya (Foto: Matheus Tibúrcio)
 
FONTE:

Nenhum comentário: