terça-feira, 5 de novembro de 2013

Ex-parceiros, Soares e Melo buscam fazer história separados em Londres

Brasil nunca teve um duplista campeão do evento. Mineiros estreiam nesta terça, 30 anos depois da participação de Cássio Motta e Carlos Kirmayr

Por Direto de Londres

O Torneio dos Campeões da ATP deste ano é memorável para o Brasil. O país não só está de volta à competição como está representado de uma forma que nem na Era Guga esteve. Pela segunda vez na história da competição, o país tem dois duplistas na disputa. Porém, ao contrário de 30 anos atrás, quando Cássio Motta e Carlos Kirmayr disputaram o campeonato juntos e foram eliminados logo na primeira partida, os ex-parceiros mineiros Bruno Soares e Marcelo Melo iniciam, nesta terça-feira, a briga para conquistar o torneio separados. Mesmo distantes um do outro, ambos os tenistas, que ocupam duas posições do Top 5 do ranking mundial de duplas, buscam um título que seria inédito para o Brasil na categoria.

- É histórico depois de tanto tempo colocar dois brasileiros. E estamos colocando de uma forma muito bacana. Estamos num momento como segunda e terceira melhor dupla da temporada. Não estamos indo por sorte, impomos nosso jogo durante toda temporada. Isso mostra que estamos merecendo demais estar em Londres - afirmou Soares, que foi parceiro de Melo em 2010 e 2011.

Marcelo Melo e Bruno Soares no tênis do Brasil contra Estados Unidos duplas Copa Davis (Foto: EFE) 
Melo e Soares representam o Brasil em Londres, mas 
disputam o torneio em lados opostos (Foto: EFE)
 
Atual número 3 do mundo (posto mais alto que um brasileiro alcançou no ranking de duplas da ATP), Soares joga ao lado do austríaco Alexander Peya, que está logo atrás dele no ranking. Os dois são a segunda melhor parceria da temporada e conquistaram cinco títulos juntos neste ano (Aberto do Brasil, ATP 500 de Barcelona, ATP 250 de Eastbourne, Masters 1.000 de Montreal e ATP 500 de Valência). Também foram vice-campeões do Masters 1.000 de Madri, do ATP 250 de Queen's, do ATP 500 de Hamburgo, do US Open e do Masters 1.000 de Paris.

- É a realização de um sonho. Bate aquela empolgação, é a primeira vez aqui. Mas por mais especial que seja, é um torneio de tênis onde deve-se fazer seu trabalho como em qualquer outra semana do ano - disse Bruno.

Recém-chegado ao posto de número 5 do mundo, Marcelo Melo atua com o croata Ivan Dodig, com quem não esteve em tantas finais como Soares. Porém, as decisões disputadas pelo brasileiro e pelo companheiro foram tão importantes quanto. Eles foram vice-campeões de Wimbledon e faturaram o Masters 1.000 de Xangai, o primeiro deles nesse nível de competição. Os outros resultados durante a temporada também os ajudaram a chegar ao posto de terceira melhor dupla do ano.

- Eu já tinha vindo em 2008 como reserva como André Sá, mas a sensação é completamente diferente de estar como jogador principal. Estamos jogando muito bem, como especialmente em Paris. A gente está feliz por ter chegado à meta final que era estar aqui presente - disse Melo.

info duplas ATP (Foto: arte esporte)
 
O caminho das pedras
Apesar da melhor temporada da carreira de cada um, nem Soares nem Melo disputam o ATP Finals como favoritos. A dupla a ser batida é simplesmente os melhores duplistas da atualidade: os gêmeos americanos Bob Bryan e Mike Bryan. Os tenistas de 35 anos possuem mais de 800 vitórias no circuito e são os atuais campeões olímpicos e de três Grand Slams: Aberto da Austrália, Roland Garros e Wimbledon. Só não conquistaram o US Open, que ficou nas mãos do indiano Leander Paes e do tcheco Radek Stepanek.

- É um jogo duro, um pouco mais do que outros porque eles têm um arsenal de jogo muito grande. Eles mudam muito durante as partidas, mas sabemos muito bem como jogar contra eles. É preciso aproveitar as chances e ficar bem ligado para não cometer um pequeno deslize - comentou Melo, lembrando que tanto ele e Dodig quanto Soares e Peya já derrotaram a melhor parceria do mundo neste ano.

tenis wimbledon bob mike bryan (Foto: Getty Images) 
Irmãos Bryan entram no Torneio dos Campeões da
ATP com pleno favoritismo (Foto: Getty Images)
 
Os irmãos Bryan são os adversários de estreia de Melo e Dodig em Londres. As duas duplas se enfrentam nesta terça, às 16h (horário de Brasília), e são as principais do Grupo A, que ainda conta com os poloneses Mariusz Fyrstenberg e Marcin Matkowski, ganhadores da primeira partida da chave, na segunda-feira, contra o paquistanês Aisam-Ul-Haq Qureshi e o holandês Jean-Julien Rojer: 6/3 e 7/6(8).

Também nesta terça, às 10h (de Brasília), Soares e Peya se reencontram com Paes e Stepanek, pela primeira rodada do Grupo B. A chave tem inclusive os atuais campeões Marcel Granollers e Marc López, da Espanha, que perderam na segunda-feira para os compatriotas David Marrero e Fernando Verdasco, por 6/1 e 6/4.

Confira os jogos da primeira rodada (horários de Brasília):
Segunda, dia 4
Aisam-Ul-Haq Qureshi (PAQ)/Jean-Julien Rojer (HOL) 0 x 2 Mariusz Fyrstenberg (POL)/Marcin Matkowski (POL) - 6/3 e 7/6(8)
Marcel Granollers (ESP)/Marc López (ESP) 0 x 2 David Marrero (ESP)/Fernando Verdasco (ESP) - 6/1 e 6/4

Terça, dia 5
10h - Alexander Peya (AUT)/Bruno Soares (BRA) x Leander Paes (IND)/Radek Stepanek (TCH)
16h - Bob Bryan (EUA)/Mike Bryan (EUA) x Ivan Dodig (CRO)/Marcelo Melo (BRA)


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/torneio-dos-campeoes-da-atp/noticia/2013/11/ex-parceiros-soares-e-melo-buscam-fazer-historia-separados-em-londres.html

Nenhum comentário: